fbpx
Ir para o conteúdo
Bem estar Dieta Saúde

Intolerância à lactose? Faça um plano de saúde e procure um especialista!

Leitura: 5 min
363 visualizações

Um pouco depois de ingerir leite e seus derivados você sente cólica, flatulência, diarreia, náusea, distensão abdominal ou assaduras? Bem, você pode fazer parte dos mais de 70% de brasileiros adultos que têm intolerância à lactose. Mas veio de uma criança, paranaense, uma das soluções mais originais e interessantes sobre o assunto até agora: Maria Vitória Valoto, de 16 anos, desenvolveu um sachê que torna o leite comum bom para quem tem intolerância à lactose. A ideia fez dela uma das finalistas da feira de ciências do Google, cujo final será em setembro, na Califórnia (EUA). Mas até que o sachê seja comercializado, ninguém precisa ficar sofrendo. A dica é fazer um plano de saúde e começar a resolver o problema com um especialista.

O que a ideia tem de simples, tem de genial

A menina contou com o apoio dos professores do colégio em que estuda para desenvolver a ideia dos pesquisadores da Universidade de Londrina – e aparentemente é tão simples que assusta ninguém ter pensado nisso antes. O sachê guarda uma cápsula da enzima lactase, que quebra a lactose e que é justamente a que falta no organismo dos intolerantes ao produto, criando uma espécie de alergia ao leite, a todos os seus derivados e aos produtos feitos com ele. A diferença é que, ao invés de a pessoa tomar a cápsula oralmente, ela é colocada diretamente no leite normal, simplesmente tornando-o em leite sem lactose.

Novidade não substitui diagnóstico e tratamento médico

É bom lembrar, no entanto, que mesmo quando o sachê chegar ao mercado, o que não há nenhuma previsão ainda, ele não substituirá o tratamento médico. A ideia de Maria é prover um produto eficiente, barato e simples, que facilite a vida das pessoas, mas hoje a realidade é que a dieta específica baseada na substituição de alimentos é a melhor forma de viver sem o incômodo.

A intolerância pode ocorrer por vários motivos, seja porque o indivíduo nasceu sem a enzima ou porque a deixou de produzir ao longo da vida por envelhecimento e lesões no intestino, por exemplo. Sem a lactase para fazer a quebra, a digestão da lactose é dificultada e ela chega praticamente inalterada no intestino grosso, onde é fermentada por bactérias que produzem ácido lático e gases. Essa incapacidade pode ser total ou parcial, com a gravidade dos sintomas variando de acordo com a capacidade de suportar a lactose.

Consulte um gastroenterologista do plano de saúde e faça o diagnóstico

Diagnóstico e tratamento podem ser feitos pelos planos de saúde sempre sob a recomendação de um gastroenterologista. Além da avaliação clínica, há três exames específicos para descobrir se há realmente intolerância e o seu grau de gravidade: o teste de hidrogênio na respiração, de acidez nas fezes e o de intolerância à lactose propriamente dito. Como a intolerância à lactose não é considerada uma doença, o tratamento é feito através da suspensão da ingestão de leite e seus derivados, de um novo plano alimentar com a substituição desses alimentos e de medicamentos.

Dieta alimentar elaborada pelo nutricionista é fundamental

O nutricionista do plano de saúde deverá elaborar uma dieta de acordo com a conduta terapêutica desenvolvida pelo gastroenterologista. A ideia será reintroduzir os alimentos aos poucos para averiguação do nível máximo de tolerância à lactose e a elaboração de um plano alimentar baseado nesses parâmetros de forma a manter o máximo possível dos níveis naturais de cálcio, indispensável para a formação de uma massa óssea saudável. O profissional também deverá fazer uma suplementação à base de lactase e de leites modificados com baixo teor de lactose. Com a dieta adequada, quem é intolerante à lactose pode ter uma vida absolutamente normal.

Se você costuma sentir algum dos sintomas descritos acima, não perca tempo: procure na rede credenciada do seu plano de saúde individual um gastroenterologista e marque uma consulta. Com o tratamento adequado em pouco tempo você será uma nova pessoa!

Não tem plano de saúde ainda? Não espere piorar. Veja agora mesmo quais os planos oferecidos pelas operadoras que atuam na sua região e entre em contato com um vendedor especializado. Com certeza ele encontrará o plano que se encaixa perfeitamente no seu perfil e no seu bolso!

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: