Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Imposto de renda: Como declarar o plano de saúde?

Leitura: 3 min
6083 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Os usuários de planos de saúde podem deduzir os gastos com saúde na declaração do imposto de renda. Veja como declarar o plano de saúde no imposto de renda.

As despesas com planos de saúde exigem bastante atenção no momento de realizar a declaração anual, já que é um dos principais temas que levam o contribuinte a malha filha.

Os gastos com planos de saúde podem ser deduzidos, levando o contribuinte a pagar menos imposto de renda.

Além disso, as despesas médicas com dependentes também podem ser abatidas na declaração, o que torna o plano de saúde mais barato.

Gastos abatidos na declaração do imposto de renda

Os gastos que podem ser deduzidos do imposto de renda são:

  • Despesas médicas no exterior;
  • Gastos com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, dentistas e psicólogos;
  • Despesas com aparelhos, próteses ortopédicas e dentárias, materiais usados em cirurgias, hospitais, cirurgias, exames de laboratório e serviços radiológicos.

Os gastos com remédios só podem ser deduzidos se estiverem na nota fiscal emitida pelo hospital, enquanto que despesas de deficientes, desde que a deficiência seja atestada em laudo médico e o pagamento efetuado a entidades destinadas a deficientes físicos ou mentais.

Declaração do plano de saúde

Os planos de saúde devem ser declarados na ficha “Pagamentos e Doações Efetuadas”, sendo necessário informar o gasto total feito no ano fiscal e o CNPJ da empresa de saúde.

É preciso ficar atento aos itens parcela não dedutível e valor pago. O valor dedutível é a quantidade reembolsada pela operadora, no qual o contribuinte ganha desconto, enquanto o valor pago é o que foi gasto durante o ano anterior.

Nos comprovantes dos planos de saúde no imposto de renda devem constar CPF, CNPJ, nome e endereço. Caso não seja possível obter todos os comprovantes, pode-se utilizar um cheque nominativo.

Planos de saúde para empresas

O empregador deve relacionar tudo o que recebeu de você e seus dependentes no Informe de Rendimentos, referente à utilização em consultas e exames, além da sua participação no plano de saúde.

Quando for declarar as despesas com planos de saúde, deve-se informar o CNPJ do empregador, de acordo com os dados e valores que constem do seu Informe de Rendimentos.

Nos planos coletivos empresariais não pode haver nenhum tipo de cobrança das operadoras aos integrantes do plano, exceto para aposentados e demitidos.

Conclusão

O prazo de entrega da declaração vai de 1º de março a 30 de abril. O Receitanet, o software para preenchimento da Declaração de Imposto de Renda e o IRPF estão disponíveis no site da Receita Federal.

O programa da Declaração de Imposto de Renda foi reformulado para facilitar o preenchimento do usuário e pode ser usado em vários sistemas operacionais, incluindo o Linux.

Além das despesas médicas, pode-se fazer dedução do imposto de renda das despesas com INSS de empregados domésticos, incentivos fiscais, educação e previdência.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: