fbpx
Ir para o conteúdo
Plano de Saúde Familiar Plano de Saúde Individual Plano de Saúde para Crianças

Será que existe idade para contratar um plano de saúde? Descubra agora!

Saiba mais se a idade é um fator que interfere na hora da contratação!

Leitura: 6 min
2115 visualizações

Muitas pessoas — principalmente os idosos — se perguntam se há idade para contratar um plano de saúde. Afinal, chega uma fase da vida em que precisamos usufruir mais dos serviços de assistência médica, pois determinadas doenças aparecem com os anos. É possível adquirir um convênio durante a terceira idade?

Segundo determinação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), todos têm direito ao plano de saúde, independentemente da idade. Portanto, as operadoras não podem se negar a comercializar convênios às pessoas idosas, embora possa haver diferença na aplicação de preços da mensalidade para esse público.

Neste post, vamos falar sobre a importância de um plano médico, o que levar em conta ao contratá-lo, por que a idade reflete no valor do convênio e por qual motivo ele faz toda a diferença para a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos. Confira!

Qual a importância de um convênio e o que avaliar ao contratá-lo?

Nem é preciso tecer muitas linhas para falar da importância de um convênio médico em nossas vidas, não é mesmo? Afinal, sabemos que a rede pública realiza uma série de procedimentos — muitos deles de alta complexidade —, mas não consegue atender a todos devido à alta demanda. E quando falamos em saúde, não dá para esperar meses ou, até mesmo, anos em uma fila.

Por isso, é essencial optar pelo serviço particular, seja qual for a fase da vida. Mas, para que o convênio realmente supra as suas necessidades, você deve analisar alguns fatores-chave, como a cobertura, a abrangência, o período de carência, o valor a ser investido e os benefícios oferecidos.

Em relação à cobertura, por exemplo, ao procurar por uma operadora, devemos verificar quais serviços ela presta além dos obrigatórios (ambulatorial, hospitalar com e sem obstetrícia, odontológico e plano de referência, conforme prevê a ANS). Os procedimentos oferecidos e as regras para desfrutar deles constam em contrato.

Quais os benefícios de um plano de saúde? 

Maior segurança e qualidade

O primeiro dos benefícios importantes de se ter um convênio de saúde é a segurança por saber que se porventura você ou seus familiares precisarem de um atendimento médico, receberão o melhor possível, sem ter que esperar por horas. Esse sentimento de segurança proporciona um imenso ganho em qualidade de vida.

Expectativa de vida

Tendo boas condições de manter uma saúde em dia, viver mais se torna apenas uma consequência. Além disso, a contratação do serviço garante muito mais tranquilidade ao saber que se alguma doença aparecer, você receberá um atendimento digno.

Coberturas nacionais

Vale a pena investir em um plano com cobertura nacional. Caso viaje muito, estará sempre tranquilo sabendo que esteja onde estiver, se algum acidente acontecer, você será atendido como merece.

Adoecer com menor frequência

Pode parecer contraditório, mas sim, quem conta com um convênio de saúde, possui mais facilidades em agendar consultas de rotinas. Conseguindo assim focar na saúde preventiva evitando doenças mais graves.

Rapidez para marcar exames

O mesmo vale para os exames médicos, quando se conta com um bom convênio de saúde, conseguir agendar e realizar um exame, por mais específico e/ou detalhado que ele seja, é muito mais fácil e rápido do que quando se conta apenas com o SUS.

Facilidade em consultas

Quando se depende do sistema único de saúde, muitas vezes existem listas de espera de meses para conseguir uma consulta médica. Quando você possui um convênio de saúde, é muito mais rápido e simples conseguir se consultar com um médico.

Afinal, há idade para contratar um plano de saúde?

Como dissemos, inexiste idade para contratar um plano de saúde, afinal, precisamos investir em nosso bem-estar em qualquer época da vida. Porém, é preciso levar em conta o perfil de convênio que atende à sua demanda. Mulheres grávidas, por exemplo, devem optar por um serviço que englobe os procedimentos realizados durante esse período para ter assistência sempre que precisar.

Outro ponto que não podemos perder de vista é a possível variação do valor da mensalidade devido à idade. Nesse sentido, o plano de saúde de pessoas idosas costuma custar mais porque essa é a fase em que a necessidade de uso é maior, seja para marcação de consultas, seja para realização de exames ou, até mesmo, de procedimentos.

Ainda assim, a operadora não pode se negar a oferecer o plano ao idoso por conta da idade. Caso o paciente tenha alguma dificuldade para contratá-lo, ele deve fazer uma reclamação na ANS por meio do próprio site do órgão — há o risco de a empresa ser multada pela negativa. Na impossibilidade de adquirir o convênio, até mesmo uma ação judicial pode ser movida.

Neste post, você descobriu que não existe idade para contratar um plano de saúde. Para finalizar, lembre-se de que um convênio médico faz toda a diferença na terceira idade, pois garante tranquilidade, segurança e bem-estar nessa etapa na qual as pessoas mais precisam de assistência para tratar de doenças que aparecem no decorrer dos anos.

E então, achou este post útil e relevante? Se quiser ficar a par de outros conteúdos como este, basta curtir a nossa página no Facebook e acompanhar todas as novidades por lá!

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: