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Exercícios Físicos e Hábitos Saudáveis

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Cada vez mais as pessoas estão se tornando conscientes que para terem uma vida mais longa, e principalmente com qualidade de vida e saúde, os exercícios físicos regulares são obrigatórios. Esta mais do que comprovado que pessoas que praticam exercícios regularmente tem uma vida mais ativa, com menos restrições em relação a sua funcionalidade e saúde. Porém mesmo sabendo disso, diversas pessoas ainda insistem em não se movimentar e levam uma vida desregrada e sedentária. Alegam que não tem tempo e que não precisam disso, que não passa de besteira de médicos e profissionais da saúde. Pois bem, se você não quer pagar para ver e quer garantir uma vida saudável por muitos e muito anos, confira alguns hábitos que você deve incorporar ao seu dia a dia para melhorar sua saúde e longevidade.

  1. Exercícios Físicos tem de serem Regulares: Os adeptos dos projetos de verão, aqueles que se exercitam de Setembro a Março apenas, fica o alerta. Nosso corpo precisa de certo tempo para se adaptar a um novo hábito. Diversos estudos sugerem que um tempo de no mínimo 6 meses é necessário para que algo se torne hábito em nossa vida. Portanto, o exercício não deve ser um “Projeto”, mas sim um objetivo de vida. Com a prática constante seu corpo se tornará mais eficiente em seus processos e consequentemente sua saúde melhorará. Além disso, um corpo ativo se recupera melhor de doenças, inflamações e lesões. A OMS sugere que sejam feitos pelo menos 3 sessões semanais de exercícios, em dias diferentes, com pelo menos 30 minutos de duração cada uma.
  2. Preocupe-se com a qualidade dos exercícios: é muito comum as pessoas copiarem exercícios, métodos e séries de outras pessoas. Saiba que entre os princípios que pautam cientificamente os exercícios físicos, está o princípio da individualidade. Nem todo exercício será de fato efetivo e trará bons resultados para você. Somente um médico ou profissional de educação física ou fisioterapia poderá te indicar o que é mais correto para sua condição e objetivos. A qualidade do que se faz é tão importante quanto a prática em si.
  3. Mantenha uma rotina: seu corpo vai tentar te sabotar no início, mas você tem de ser forte e manter uma prática. É muito comum as pessoas desistirem, pois não seguem o planejado e não veem os resultados. Por isso é fundamental montar um programa de treino realista e que você consiga manter. Mais vale se exercitar durante 30 minutos 3 vezes na semana e mantiver este treino o ano todo, do que treinar 6 dias por semana durante dois meses. Outra dica é se exercitar sempre no mesmo horário, para que seu corpo se adapte e um novo hábito seja criado.
  4. Lembre-se que a saúde tem pilares: além do exercício físico, uma alimentação equilibrada, descanso, nível de stress e cuidados de higiene fazem você ser mais ou menos saudável. Assim é fundamental que você não descuide do restante, para que o exercício não seja uma prática em vão.

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