Ir para o conteúdo
Exames Para Mulheres Saúde

Exames Preventivos Ginecológicos indispensáveis para toda Mulher

Leitura: 7 min
1891 visualizações

Mãe, filha, mulher, namorada, dona de casa, empresária, estudante, funcionária, patroa. Os múltiplos papéis que a mulher tem na vida moderna geram cansaço e falta de tempo, mas não podem servir de desculpa para relaxar da saúde em relação aos exames preventivos ginecológicos indispensáveis para toda mulher.

E neste mês de outubro, que é o mês da conscientização para os exames preventivos, resolvemos te falar por que eles são tão importantes.

As principais doenças que afetam o universo feminino podem ser prevenidas com check-up anual e têm muito mais chances de cura quando o diagnóstico é precoce.

Por isso, esses exames preventivos ginecológicos indispensáveis para toda mulher devem ser levados muito a sério, e alguns devem ser feitos antes mesmo do início da vida sexual.

Vale lembrar que quem tem plano de saúde tem cobertura garantida a todos eles, então veja quais são e previna-se!

Veja quais são os exames preventivos ginecológicos indispensáveis para toda mulher

Antes mesmo de começar a vida sexual, muitas meninas já devem começar sua rotina de exames preventivos ginecológicos indispensáveis para toda mulher.

Por isso, é o ideal é que a menina tenha um plano de saúde com obstetrícia desde cedo, garantindo toda a cobertura necessária para quando se tornar sexualmente ativa.

De acordo com os especialistas, alguns desses exames são a vacinação contra a infecção por HPV, responsável pela transmissão do condiloma e da maioria dos cânceres de colo do útero, e contra a Hepatite B.

Hoje, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de colo de útero é o segundo mais comum na população feminina, perdendo apenas para o câncer de mama.

No entanto, assim que a houver a primeira relação sexual, um dos exames preventivos ginecológicos indispensáveis para toda mulher é o Papanicolau, justamente para avaliar o colo do útero em busca de células alteradas. Esse exame também investiga a possibilidade de verrugas vaginais, infecções por fungos e herpes.

Para prevenir e diagnosticar precocemente também o câncer de colo de útero e outros problemas como miomas, cistos nos ovários, infecções e endometriose, por exemplo, também devem ser feitos exames de sangue, ultrassom pélvico transvaginal e de mamas, colposcopia, captura híbrida e vulvoscopia.

Exames Preventivos Ginecológicos

Exames devem ser feitos anualmente

Os exames preventivos ginecológicos indispensáveis para toda mulher devem ser feitos anualmente. A colposcopia, vulvoscopia e a pesquisa de HVP complementam o Papanicolau fornecendo uma imagem ampliada do órgão. Servem tanto para a prevenção do câncer de colo de útero quanto para diagnosticar e tratar DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Já o ultrassom transvaginal pode ser solicitado a qualquer momento, dependendo dos fatores de risco que aumentem as chances de infecções, ou no caso de alguma suspeita.

No entanto, ele torna-se obrigatório após a menopausa, quando aumentam os riscos de miomas, cistos, endometriose e tumores por causa do desequilíbrio hormonal.

O ultrassom pélvico também deve ser feito uma vez por ano. Ele analisa a morfologia das estruturas genitais como ovários e útero em busca de doenças e como prevenção ao câncer endometrial ou ovariano.

Da mesma forma, o ultrassom de mamas e a mamografia analisam o tecido das mamas em busca de lesões ou nódulos, e também ajuda para a biópsia.

No entanto, eles não substituem o autoexame, que também é um dos exames ginecológicos preventivos indispensáveis para toda mulher.

O período ideal para a sua realização é 7 dias após o início da menstruação, mas pode ser feito em qualquer idade e a qualquer momento em que ela se sinta confortável.

Não há técnica específica e pode ser feito em qualquer lugar e posição, em pé, sentada ou deitada. Ambos os exames são aliados poderosos contra o câncer de mama.

Exames Preventivos Ginecológicos

Alguns exames femininos vão além do aspecto ginecológico

Há vários exames laboratoriais, também cobertos pelo plano de saúde, que também estão entre aqueles que são indispensáveis e devem ser feitos anualmente.

Um deles é a sorologia, que ajuda a diagnosticar doenças causadas por microrganismos como hepatite, HIV e sífilis. Há ainda o hemograma, a dosagem de glicemia sanguínea, de triglicérides e função da tireoide.

Há outros exames, no entanto, que também devem ser feitos pelas mulheres uma vez por ano e que vão além da área ginecológica, contribuindo para a saúde feminina como um todo.

Um deles é a densitometria óssea, especialmente indicado para mulheres na menopausa. Ele detecta a presença de osteoporose ou sua antecessora, a osteopenia.

No entanto, se a mulher for fumante, tiver problemas gastrointestinais, reumáticos ou de tireoide, for sedentária ou tiver cálculo renal, ele deve ser feito anualmente e sempre associado à medição de cálcio.

Já a urocultura é indicada para mulheres que sofrem com infecção urinária – seis em cada dez mulheres, segundo as estatísticas. Entre os incômodos gerados pela doença estão a dificuldade em urinar e a ardência.

Como a melhor forma de tratamento é a prevenção, previna-se também em relação aos gastos com a sua saúde.

Com um plano de saúde você evita gastos com consultas com o ginecologista e ainda realiza todos os exames preventivos ginecológicos indispensáveis para toda mulher sem precisar gastar nada além da mensalidade.

(Fontes: Estadão, Minha Vida, Uol, Uol Corpo a Corpo, Patio Hype)

Exames Preventivos Ginecológicos

Faça um plano de saúde na medida para você agora mesmo. Converse com um dos nossos vendedores e garanta a sua tranquilidade, Clique aqui!

Denise
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Denise Huguet

Jornalista formada pela PUC-RJ com certificação pela Rockcontent em produção de conteúdo. Já fui repórter, redatora, editora, assessora de imprensa e apresentadora de telejornal com passagens por jornais como O Globo, O Fluminense, A Tribuna e várias instituições de pesquisa e ensino. Desde 2010 me dedico integralmente à produção de conteúdo. Portfólio: https://denisehuguet.wixsite.com/dhcomunicacao

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: