fbpx
Ir para o conteúdo
Consultas Para Grávidas Plano de Saúde para Gestantes

Exames de pré-natal: veja quais são os principais!

Leitura: 5 min
489 visualizações

Os cuidados com o seu bebê começam ainda na gestação, quando a mãe precisa de uma rotina de exames de pré-natal periódicos e de consultas médicas. Nesse momento, também há a oportunidade para que ela conheça melhor sua condição de saúde e bem-estar. Afinal, alguns testes laboratoriais podem acabar por revelar doenças ocultas e silenciosas.

Para isso, há um protocolo bem rígido instituído pelo Ministério da Saúde, o qual prevê que toda gestante tem direito a determinados exames. Essa lista pode variar conforme a situação clínica e as complicações. Portanto, a seguir, vamos falar daqueles mais básicos, comuns a todos os pré-natais. Acompanhe!

Hemograma completo com tipagem sanguínea

O hemograma é um dos exames mais importantes de toda a medicina, pois é capaz de identificar uma série de anormalidades. Uma delas é a anemia, que pode ser muito prejudicial para as grávidas. Nela, a função dos glóbulos vermelhos (hemácias) está prejudicada.

Caso seja grave, isso pode comprometer o transporte de sangue para o feto. Então, ele terá vários problemas em relação ao crescimento dentro do útero. Se não tratada, ela pode levar ao aborto. Durante o parto, também é muito perigosa, pois a mãe pode falecer em caso de sangramentos muito volumosos.

A tipagem sanguínea no sistema ABO e no Rh é imprescindível para descobrir se a gestação precisará de algum cuidado especial. No caso de incompatibilidade, pode haver aborto espontâneo ou ser necessário um tratamento médico específico.

Testes para sífilis e VDRL

Essa é uma das doenças mais preocupantes durante a gestação. A sífilis pode causar anomalias congênitas do SNC, como microcefalia e alterações musculoesqueléticas faciais.

Por isso, ela deve ser descoberta e tratada ainda no primeiro trimestre de gravidez. Preferencialmente, essa testagem deve ser feita antes da concepção em consulta de aconselhamento familiar com o ginecologista.

Atualmente, há um teste rápido, o qual fornece o resultado em apenas 30 minutos com uma altíssima taxa de acerto. Não é preciso colher sangue — uma gota a partir de um furo no dedo basta. Também há o VDRL, que é um exame de sangue tradicional, mas que também serve para acompanhar o tratamento.

Teste de HIV

Se a mãe estiver infectada com HIV, não necessariamente o filho apresentará a doença. Afinal, esse vírus não ultrapassa a placenta para infectar o feto.

No entanto, para não transmiti-lo ao recém-nascido, um parto adequado deve ser realizado para evitar o contato com o sangue materno.

Por isso, é imprescindível realizar o teste o quanto antes, pois isso melhora o planejamento e reduz as chances de transmissão.

Toxoplasmose IgM e IgG

O toxoplasmose IgM é um exame que indica se a gestante está atualmente infectada por um parasita silencioso chamado de Toxoplasma gondii. O IgG indica que já houve contato com o vírus alguma vez na vida e, agora, há imunização.

Caso o IgM esteja em níveis elevados, será preciso tratar urgentemente a mãe, pois o toxoplasma pode infectar o bebê e causar problemas neurológicos graves.

Hepatite B

A hepatite B é outra doença que pode ser transmitida sexualmente ou pelo contato com o sangue infectado. Essa doença pode passar para a criança durante o parto e causar a perda permanente das funções do fígado dela.

Ultrassonografia

A gestante deve realizar, pelo menos, uma ultrassonografia a cada trimestre. Esse exame, além de permitir a identificação do sexo, ajuda a verificar a saúde do feto. Assim, é possível identificar problemas cardíacos, síndrome de Down, anomalias esqueléticas, sofrimento intraútero etc.

Portanto, quando você conta com exames de pré-natal completos, passa por uma gravidez muito mais tranquila e segura. Desse modo, tudo que puder ser feito para a sua saúde e a do bebê será realmente feito. Com um plano de saúde adequado, você terá fácil acesso a vários tipos de exames importantes no pré-natal, os quais podem não estar disponíveis na rede pública.

Você sabe a importância de um pré-natal bem feito para você e o seu bebê? Então, comente o nosso post sua experiência sobre o assunto!

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: