Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Exames através do plano de saúde: quais o segurado pode realizar?

Leitura: 5 min
5834 visualizações

Uma das maiores dúvidas de quem quer ou então de quem contrata um plano de saúde é a seguinte: Quais exames através do plano de saúde eu posso fazer? A pergunta para essa questão pode ser diferente, afinal tudo depende do tipo de plano contratado.

planos de saúde que cobrem determinados tipos de exames, mas que não cobrem outros, por isso é importante prestar a máxima atenção no ato da contratação do plano.

Exames realizados pelo plano de saúde

Embora muita gente desconheça, existem vários exames através do plano de saúde, a maioria deles possuem coberturas de exames variados que seus segurados precisam realizar, embora possam existir carências diferentes para cada um deles.

Geralmente, cobertura de exames pelo plano de saúde são as seguintes:

  • Exames de imagem;
  • Exames laboratoriais;
  • Exames psicológicos, psiquiátricos e neurológicos.

A seguir falaremos separadamente de cada uma dessas classes de exames.

Exames de imagem

Os exames de imagem nada mais são do que os famosos exames de Raio-X, Ressonância magnética, Tomografia, ultrassonografia, mamografia e endoscopia, por exemplo. Para realização desses exames pelo plano de saúde é necessário um pedido do médico que esteja credenciado dentro do plano e uma prévia autorização do plano para realização do mesmo.

Dificilmente o plano de saúde se nega a autorizar a realização desse tipo de exames. Esses exames só são negados pelo plano se o prazo de carência ainda não tiver sido cumprido e/ou então o segurado estiver com a mensalidade atrasada.

Exames laboratoriais

Os exames laboratoriais envolvem uma grande gama de exames que popularmente são chamados de exame de sangue, urina e fezes. Porém dentro dessa classe de exames ainda podem ser realizados exames em esperma, secreção de feridas, saliva, lágrimas, unhas e até mesmo diretamente na pele.

Esses exames são os mais pedidos pelos médicos e dificilmente são negados pelo plano de saúde, isso pelo simples fato de serem decisivos no momento de fechar um diagnóstico clínico na maioria de todos os pacientes. A negativa do plano para autorização desses exames também só ocorre em caso do prazo de carência não ter sido cumprido, ou então caso o segurado não esteja em dia com as mensalidades do plano.

Exames psicológico, psiquiátricos e neurológicos

Esses exames são pouco conhecidos pelos usuários de planos pelo simples fato de serem extremamente específicos. Dentro dessa classe de exames entram avaliações psicológicas e psiquiátricas que podem fechar um diagnóstico de depressão, ou transtorno de bipolaridade, por exemplo. Além disso, há também um diferente exame neurológico chamado eletroneuromiografia que consiste em analisar impulsos elétricos enviados pelo cérebro aos músculos e nervos de todo o corpo.

Assim como nas duas classes de exames anteriores um plano de saúde só nega a realização desses exames em caso de não cumprimento do prazo de carência, bem como se o segurado estiver com as mensalidades do plano atrasadas.

Realizar exames tão detalhados no SUS – Sistema Único de Saúde é uma verdadeira guerra, e pagar por esses exames em modalidade particular não é nada barato. Portanto a melhor saída para ter esses exames com qualidade à sua disposição é através da contratação de um plano.

A importância de fazer exames periodicamente

A saúde preventiva vem ganhando um grande destaque, além de também ter se tornado um desafio para a medicina a medida que a humanidade evolui.  Sabemos da importância de termos hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e encontrar meios de relaxar. Contudo, nossa qualidade de vida e ainda é muito prejudicada pelo cotidiano intenso e exaustivo.

É por esta razão, que devemos consultar um médico para fazer exames é muito importante, pois isto nos ajuda a se prevenir e acompanhar o surgimento de alguma doença ou complicação de saúde, seja ela física ou psíquica.

Atualmente, já estão disponíveis exames e métodos mais modernos para identificar uma anomalia ou complicação em estágios iniciais, o que faz-se aumentar as chances de cura ou de tratamento a longo prazo. Por isso, fazer exames com regularidade é essencial.

Portanto se você ainda não possui um plano de saúde acesse agora mesmo esse link simule e contrate um plano que atenda às suas necessidades e caiba no seu bolso. Plano de saúde: Segurança, tranquilidade e uma prova de amor à sua família.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: