Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Como a estrutura de um Plano de Saúde precisa ser?

Leitura: 6 min
7187 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Atualmente, ter um plano de saúde é o terceiro maior desejo dos brasileiros, ficando atrás apenas do sonho da casa própria e também do curso superior, mas não é fácil saber qual a ideal estrutura de um plano.

Com o SUS – Sistema Único de Saúde – sucateado e entregue à corrupção e a medicina particular cada vez mais cara, a melhor saída para ter saúde de qualidade a um preço justo é através da contratação de um plano de saúde.

Porém, nem tudo são flores no universo das seguradoras de saúde, para que seja oferecido um bom atendimento, um plano de saúde precisa ter uma estrutura funcional, caso contrário, o segurado não terá tanto benefícios.

Confira a seguir o que é classificado como uma boa estrutura de um plano de saúde para que ele seja considerado de qualidade.

estrutura de um plano

O que é considerado boa estrutura de um plano de saúde?

Rede credenciada de qualidade

Para um atendimento de qualidade e uma boa estrutura de um plano de saúde, é preciso ter uma rede credenciada ampla e funcional, dessa forma, o segurado terá acesso a uma medicina mais especializada e ficará totalmente satisfeito com o atendimento que seu plano lhe proporciona.

Para ser considerada qualitativa, a rede credenciada do plano de saúde deve conter:

  • Médicos especialistas em diversas áreas;
  • Profissionais da saúde de diferentes especialidades;
  • Laboratórios de exames e clínicas de imagens;
  • Ambulatórios, pronto atendimento e hospitais.

Médicos especialistas em diversas áreas

Ao contratar um plano de saúde, o indivíduo espera no mínimo poder contar com os profissionais credenciados ao plano em qualquer tipo de situação.

Ao ter um problema de pele, ele espera encontrar um dermatologista credenciado ao plano, ou então caso precise de um neurologista, também ter um à sua disposição quando for necessário, por exemplo.

Ter uma variedade de médicos credenciados nas diferentes áreas médicas é fundamental para a estrutura de um plano possa ser considerada boa.

Profissionais da saúde de diferentes especialidades

Além de médicos, muitos outros profissionais da saúde são de suma importância para o sucesso do plano de saúde.

São eles: Nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e muitos outros, por exemplo.

Quanto maior for a gama de profissionais da saúde, melhor será a estrutura do plano de saúde.

Laboratórios de exames e clínicas de imagens

Muitas vezes não basta apenas consultas médicas. É mais do que comum médicos, nutricionistas ou fisioterapeutas por exemplo solicitarem exames de sangue, urina, fezes ou então exames de imagens para fechar um diagnóstico clínico.

Dessa forma, é fundamental que o plano de saúde possua diversos laboratórios e clínicas de imagens em sua rede credenciada.

Ambulatórios, pronto atendimento e hospitais h2

Quando alguém tem um plano de saúde e se depara com uma emergência, precisa recorrer a ambulatórios, pronto atendimento e claro, hospitais.

Sendo assim, nada mais lógico do que um plano de saúde possuir em sua rede credenciada um grande número de ambulatórios, pronto atendimento e hospitais.

Carência

A palavra carência significa, literalmente, a necessidade de alguma coisa básica, falta, privação. Dentro do contexto de planos de saúde, a carência é o tempo que você vai ter que esperar até começar a usar seu plano.

A operadora pode estabelecer o prazo de carência em razão da necessidade de fazer uma reserva para garantir os atendimentos desde que sejam dentro dos limites da lei. Esse período deve estar expresso, obrigatoriamente, de forma clara no contrato.

A grande maioria dos planos de saúde não tem isenção de carência, e para os casos de consultas ou exames exigem prazos que variam de 30 até 180 dias. Algumas carências podem até chegar a 300 dias (que são, aproximadamente, 10 meses), nos casos de gravidez ou até a dois anos, para cobertura de doenças e lesões que já existiam antes do contrato.

Um plano de saúde “carência-zero”, (que seriam planos na qual você já tem direito a usá-lo logo após a contratação) vem se tornando cada vez mais difícil de se conseguir, geralmente, um plano sem carência são planos coletivos e empresariais.

Cartilha da ANS

A ANS – Agência Nacional de Saúde – disponibiliza em seu site um material onde explica, de maneira clara, quais são os tipos de planos e as especificidades de cada, para ajudar o contratante na escolha do serviço mais adequado.

São abordados aspectos relativos à abrangência geográfica, segmentação, cobertura e rede de prestadores, entre outros. Clique aqui para saber mais.
estrutura de um plano

Conclusão

Antes de contratar um plano de saúde questione à operadora, qual o tamanho da rede credenciada, e solicite um documento mostrando toda a estrutura do plano.

Caso o plano de saúde tenha todos os itens aqui citados, com toda a estrutura de um plano ideal, a contratação pode ser feita sem problema algum, caso contrário é bom continuar suas pesquisas em busca de um plano de qualidade.

Para tranquilidade, comodidade, conforto e segurança, contrate um plano de saúde que disponha de uma rede credenciada completa, sua saúde e de toda a sua família agradecem.

Quer contratar o seu? Clique aqui e faça uma simulação online com um de nossos corretores disponíveis.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: