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Dieta Exercícios Físicos

Escolha a Melhor Atividade para Emagrecer

Leitura: 4 min
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Emagrecer é objeto de desejo de muitas pessoas e escolher a atividade que melhor se adapte a este objetivo nem sempre é tarefa fácil. Ao contrário do que muitos acreditam esta escolha nem sempre é tão fácil e diversas variáveis entram em jogo. Lógico que não basta apenas se exercitar, afinal sem um déficit calórico ser humano nenhum do mundo consegue perder peso e reservas de gordura. Assim, independentemente da atividade que você escolher, esta prática não irá te isentar de uma alimentação hipocalórica e balanceada.

Até não muito tempo atrás, professores e pesquisadores acreditavam que o que valia para o emagrecimento eram os gastos calóricos durante a atividade. Então atividades mais longas, como os exercícios aeróbicos sempre foram os prediletos e mais prescritos para quem buscava emagrecer. Em partes isso ainda não mudou e os exercícios aeróbicos continuam sendo amplamente utilizados por quem busca perder peso. O porém é que nem todo mundo dispõe de tempo e disposição para ficar caminhando ou correndo por mais de 45 minutos. Para estas pessoas uma boa notícia. A ciência e a prática vem demonstrando nas duas últimas décadas que o exercício físico deve ser avaliado por seu gasto calórico total e não apenas enquanto transcorrer a atividade. Assim, exercícios mais curtos e mais intensos, como a musculação, as lutas, o treinamento funcional e outros vem ganhando espaço. Isso acontece por que eles tem um gasto calórico menor durante a execução, porém deixam o metabolismo acelerado por mais tempo. No caso específico da musculação, cerca de 15 horas após o término da atividade, o corpo ainda encontra-se com o metabolismo acelerado.

Resumindo, atividades mais intensas também são ótimas aliadas de quem busca emagrecer. Mas e como definir qual é o exercício mais indicado para você? Responda algumas destas perguntas antes de falarmos sobre qual exercício escolher:

  1. Quanto tempo você tem para se exercitar?

  2. Seu objetivo é apenas reduzir medidas ou tonificar o corpo?

  3. Você tem algum problema ósseo ou articular?

  4. Você tem dificuldades de locomoção?

Estas 4 perguntas irão traçar um perfil básico de como você poderá escolher o melhor exercício para você.

Por que Tipo de Exercício Optar?

Com as respostas em mãos fica mais fácil definir o exercício mais indicado para você. Caso você tenha pelo menos 1 hora, 3 vezes por semana para se exercitar, já poderemos ter bons resultados. Acima disso, esta ótimo. Menos do que isso, creio que você terá que repensar sua agenda e definir prioridades. Caso você queira apenas perder aquela gordurinha que insiste em permanecer em seu corpo, creio que os exercícios aeróbicos sejam os mais indicados. Já se você quer isso e além do mais tonificar seus músculos, opte pela musculação, treinamento funcional, Pilates ou qualquer outra atividade que trabalhe com exercícios de força. Caso você tenha algum problema ósseo ou articular, exercícios que envolvam alto impacto como lutas ou corrida e caminhada são contra indicados. Pessoas com problemas de locomoção, geralmente advindos da obesidade também podem ter dificuldades em atividades mais intensas como a corrida. Nestes casos os treinos de força, aliados a aeróbicos de baixo impacto são os mais indicados.

Independentemente de qual exercício você optar, lembre-se que a frequência semanal é imprescindível para seu sucesso, aliada a uma alimentação equilibrada. E lembre-se também que a paciência é fundamental, afinal certos processos não podem ser acelerados.

 

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