Ir para o conteúdo
Saúde

Entenda o aumento dos índices dos exames médicos!

Leitura: 13 min
710 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Você saberia dizer por que em alguns exames de sangue aparece que alguns índices sofreram um aumento? Nesse artigo iremos acabar com as dúvidas sobre isso e muito mais!

Os exames de sangue são exames laboratoriais realizados pelo sangue – nele podemos ter informações sobre a função de nossos órgãos e várias doenças.

O sangue é uma das partes vitais de nosso corpo, pois ele flui por toda nossa extensão, atuando como meio de obtenção de nutrientes e oxigênio. O estado do nosso sangue pode afetar ou ser afetado por diversas condições médicas. Sendo assim, o exame de sangue é um dos mais comuns.

Ele acaba sendo útil para esse tipo de exame, por ser um meio relativamente prático para se obter plasma sanguíneo e células do corpo para verificar o estado de saúde do paciente.

Procurando por um plano de saúde para não ter que pagar por exames médicos? Clique aqui e faça sua cotação online e gratuita!

Explicando os índices!

Todos os índices que apresentam um aumento dos níveis recomendados podem apresentar condições médicas que precisam de cuidado e atenção.

Eletrólitos

São o sódio, potássio, cálcio e fósforo. Quando seus valores estão elevados ou diminuídos, devem ser tratados e investigados rapidamente, pois podem trazer risco de morte se apresentarem uma alteração muito grave.

Nomenclatura:

·         Cálcio elevado: hipercalcemia

·         Cálcio baixo: hipocalcemia

·         Sódio elevado: hipernatremia

·         Sódio baixo: hiponatremia

·         Fósforo elevado: hiperfosfatemia

·         Fósforo baixo: hipofosfatemia

·         Potássio elevado: hipercalemia

·         Potássio baixo: hipocalemia

Glicose

·         100mg/dl ou menos: normal

·         100 e 125mg/dl: pré-diabetes

·         Acima de 126mg/dl: compatíveis com diabetes.

Velocidade de hemossedimentação (VHS)

·         Mulheres com menos de 50 anos: valor normal até 20mm/h

·         Mulheres acima dos 50 anos: valor normal até 42mm/h.

·         Homens com menos de 50 anos: valor normal até 15mm/h

·         Homens acima dos 50 anos: valor normal até 30mm/h.

Proteína C reativa (PCR)

Essa é uma proteína produzida pelo fígado, e é solicitada quando existem suspeitas de inflamação ou infecção no organismo. Seu valor normal é de até 3mg/l – mas pode variar entre laboratórios.

PSA

Seu valor pode variar conforme a idade do paciente e o laboratório onde foi realizado o exame, entretanto, seu valor de referência é entre 0 a 4ng/ml.

TGO e TGP

·         TGO normal: entre 5 e 40u/l

·         TGP normal: entre 7 e 56u/l

TSG, T3 e T4

São solicitados para avaliar o funcionamento da tireoide. O valor de referência é entre 0,3 e 4µui/ml – podendo variar entre laboratórios.

Creatinofosfoquinase (CPK)

·         Homens: ideal entre 32 e 294 u/l

·         Mulheres: ideal entre 33 e 211 u/l

Beta HCG

Não está grávida: inferior a 5mIU/ml

3 semanas de gestação: 5 a 50mIU/ml

6 semanas de gestação: 1.080 a 56.500mIU/ml

Tipos de exame!

Hemograma

Esse é um exame bastante comum, sendo solicitado como “hemograma completo”. Dentre as informações que ele pode disponibilizar, estão os tipos e números de células no sangue – como as plaquetas, glóbulos vermelhos e os brancos.

Além disso, ele pode mostrar um diagnóstico e acompanhar várias doenças, entre elas podemos destacar a leucemia, anemia, problemas de imunidade, infecções, inflamações e entre outras.

Encontramos em um hemograma:

·         Contagem de leucócitos (glóbulos brancos)

Fazem parte do nosso sistema imunológico, sendo necessário para nos proteger contra infecções. Quando o corpo é atacado por uma infecção, são os leucócitos que atacam e destroem esses organismos – causando aumento dos índices negativos.

Geralmente, usados o índice de leucócitos para ver se o corpo está lidando bem com algum tratamento de câncer.

·         Hemoglobina

Essa é a molécula que enche os glóbulos vermelhos – além de transportar oxigênio, dando à célula sanguínea a sua coloração vermelha.

·         Hematócrito

Esse exame consegue medir a quantidade do volume que os glóbulos vermelhos absorvem no sangue. Os valores de hematócritos e hemoglobina são os dois testes fundamentais que conseguem mostrar se há policitemia ou anemia no paciente.

·         Contagem de glóbulos vermelhos

Eles são os responsáveis por transportar o oxigênio dos pulmões para o resto do corpo – além de carregarem o dióxido de carbono de volta para os pulmões para que sejam exalados.

Caso a contagem esteja muito baixa, o corpo pode não estar recebendo o oxigênio que necessita. E vale ressaltar que, quando os glóbulos vermelhos estão abaixo do normal, isso indica uma anemia.

·         Índices de glóbulos vermelhos

Podemos destacá-los em três: a concentração de hemoglobina corpuscular média, o volume corpuscular médio e a hemoglobina corpuscular média. Os números ajudam no diagnostico de diversos tipos de anemia – além de mostrarem se as células têm tamanhos ou formas diferentes ou iguais, auxiliando se houve algum aumento ou não.

Colesterol

O exame de colesterol é outro muito administrado – sendo ele presente em todas as células do corpo, tendo funções naturais importantes quando se trata de gerar a vitamina D, na digestão de alimentos e na produção de hormônios.  

Neste exame, podemos avaliar até 3 tipos de colesterol: o VLDL e LDL, que são considerados o “mau colesterol” – pois quando se há um aumento, eles se acumulam nas artérias podem levar a formação de aterosclerose, que dificulta o fluxo de sangue para os ossos, podendo causar danos. Já o HDL é o colesterol bom, que não forma placas de gordura e ainda ajuda a remover a circulação do LDL.

PSA

Esse tipo de exame de sangue consegue verificar a presença do câncer de próstata e o andamento da doença – além de ser um marcador comum para outras doenças da próstata.

HIV

Esse é o exame em que identifica se há a presença do vírus que causa a AIDS – sendo este o estágio mais avançado da infecção causada pelo HIV e apresentando um aumento.

Há 3 tipos de testes que podemos utilizar para diagnosticar essa doença, sendo eles os testes de ácido nucleico; testes de anticorpos e os testes de antígeno/anticorpo.

Glicemia

O exame de glicemia serve para avaliar os níveis de açúcar na nossa circulação sanguínea – sendo utilizado, principalmente, para diagnosticar diabetes e outras alterações metabólicas.

A glicose é a principal fonte de energia para as células do corpo, além de ser a única fonte de energia para o sistema nervoso e cérebro.

Além disso, esse exame consegue detectar a hipo e a hiperglicemia – quando há pouco ou muito açúcar circulando. Quando observamos um aumento, é bem provável que seja um dos sintomas da diabetes.

Ureia

Aqui iremos detectar os níveis de ureia no organismo. Quando eles estão elevados, pode ser um sinal de insuficiência da função renal – isso pode ser devido a doença renal aguda ou até mesmo crônica.

Há outras condições que também podem influenciar nos níveis de ureia, como:

·         Estresse;

·         Choque;

·         Queimaduras graves;

·         Baixo fluxo sanguíneo para os rins;

·         Insuficiência cardíaca congestiva;

·         Sangramento do trato gastrointestinal;

·         Ataque cardíaco recente;

·         Desidratação;

·         Condições que causam obstrução do fluxo de urina.

Os baixos níveis de ureia podem ser observados como gravidez normal, desnutrição ou até mesmo doença hepática.

Ácido úrico

Esse tipo de exame de sangue serve para chegar o excesso ou a falta do ácido úrico no organismo. O excesso pode causar cálculos renais, gota e insuficiência renal. A falta está muito ligada a determinadas condições renais e hepáticas – assim como a exposição de substâncias tóxicas.

Beta HCG

É o exame de sangue que consegue identificar se uma mulher está gravida – até mesmo apresentando as semanas.

Triglicerídeos

O triglicéride é a gordura do corpo mais comum – ela vem principalmente de alimentos. Esse tipo de exame é bastante solicitado. Quando temos um alto nível de triglicerídeos, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Creatina

Uma grande parte da creatinina é filtrada nos rins, e por isso esse tipo de exame de sangue consegue avaliar a capacidade de filtração dos rins. Caso a função renal esteja reduzida, os resultados vão apresentar níveis elevados de creatinina.

Quando é necessário o jejum?

Na maioria das vezes, as pessoas vão fazer o exame de sangue logo pela manhã – e em jejum! Mas você sabia que agora alguns exames podem ser feitos ao longo do dia, sem a necessidade de fazer jejum? Isso mesmo, e isso pode ser um dos motivos para algum aumento nos índices, caso você não tenha as informações necessárias sobre isso. Confira:

Hemograma

·         Precisa de jejum? Não!

·         Requisitos: A alimentação deve ser leve.

Exame de glicemia

·         Precisa de jejum? Sim, de 8 horas.

·         Requisitos: O jejum não deve ser superior a 12 horas.

Exame de colesterol total; LDL; HDL; Não-HDL; VLDL e Triglicérides

·         Precisa de jejum? Não!

·         Requisitos: É necessário apenas levar o pedido médico, sem a prescrição de jejum.

Exame de LH. Ferro, T3, FSH e coagulograma

·         Precisa de jejum? Sim, de 4 horas.

·         Requisitos: O jejum não deve ser superior a 14 horas.

Exame curvas glicêmicas e insulínicas

·         Precisa de jejum? Sim, de 8 horas.

·         Requisitos: O jejum não deve ser superior a 12 horas.

Exame de potássio, ureia, sódio, TGO e TGP

·         Preciso de jejum? Sim, de 3 horas.

·         Requisitos: O jejum não deve ser superior a 14 horas.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: