fbpx
Ir para o conteúdo
Plano de Saúde para Empresas Planos de Saúde

Empresa quer trocar de operadora de saúde? Saiba como proceder!

Leitura: 4 min
562 visualizações

Nem sempre a primeira escolha é a melhor – e se isso acontece com tudo na vida imagine em relação à operadora de saúde? A verdade é que com a concorrência cada vez maior, as operadoras começam a lançar planos de saúde e serviços mais atraentes, adaptando as suas ofertas com o passar do tempo. Para muitos empreendedores, a certa altura pode ser mais vantajoso trocar de operadora, por isso nós separamos algumas dicas para a sua empresa fazer essa transição da melhora forma possível.

É possível fazer a potabilidade de carências de um plano de saúde para outro? 

Essa é a maior preocupação da empresa que quer trocar de plano de saúde mas não quer prejudicar seus colaboradores com novos planos de carência. No entanto, não se preocupe, é possível fazer a portabilidade desde que o contrato antigo tenha pelo menos um ano e as mensalidades estejam em dia. Essas regras valem para os planos de saúde coletivos por adesão, individuais e familiares contratados a partir de 2 de janeiro de 1999, seja para planos dentro da mesma operadora ou para operadora diferente ou ainda se a empresa quiser mudar de plano regional para estadual ou nacional.

Preste atenção a alguns detalhes na hora da portabilidade

Para fazer a portabilidade a empresa não precisa arcar com nenhum custo extra, ou seja, não há cobrança de taxa de portabilidade. Uma vez preenchidos os requisitos acima, o novo plano de saúde deverá entrar em vigor 10 dias após a aceitação da nova operadora, que por sua vez tem 20 dias após a assinatura para dar a resposta sobre a aceitação da portabilidade. Caso ela simplesmente não se manifestar, a portabilidade foi aceita automaticamente. Mas note bem: a operadora não pode recusar a portabilidade se a empresa estiver em dia com as normas para tal.

O que é melhor, sair do plano antes ou depois de pedir a portabilidade? 

Obrigatoriamente a empresa deve estar ativa no plano antigo para pedir a portabilidade que, uma vez aceita, só começará a valer depois que o contrato de origem for encerrado. Se o contrato anterior não está agradando, a melhor forma de proceder a outro é fazendo uma lista do que não está funcionando e do que espera encontrar no novo plano de saúde. Converse com seus funcionários sobre as suas expectativas e procurem, juntos, chegar a um acordo sobre o melhor plano de saúde emprsarial. Proceda da mesma forma se o plano estiver vinculado a um sindicato.

Contate um vendedor especializado 

Quando todos chegarem a um consenso sobre o melhor plano de saúde ou operadora, peça uma visita de um corretor especializado, explique as necessidades da empresa e ouça as melhores opções que ele tem a oferecer entre as operadoras que atuam na sua região. Reúna toda a documentação exigida e dê entrada no pedido de portabilidade.

Depois de tudo certo, comunique aos seus colaboradores, lembrando a eles que a mudança não acarretará em novas carências, e destaque as vantagens do novo plano de saúde empresarial.

Quer fazer uma cotação online sem compromisso para ter uma ideia mais aproximada do que está pretendendo? Clique aqui, peça o seu orçamento e aproveite para conversar com um dos nossos vendedores! Essa é uma ótima oportunidade para deixar seus funcionários ainda mais engajados na sua empresa.

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: