Ir para o conteúdo
Saúde

Embolia pulmonar: sintomas e tratamento

Leitura: 5 min
6454 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Uma embolia pulmonar é um bloqueio de uma artéria nos pulmões por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas. Confira os sintomas e tratamento.

A embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos ou êmbolos) que, na maior parte das vezes, se formam nas veias profundas das pernas ou da pélvis e são liberados na circulação sanguínea. Apesar de mais raros, também existem casos de embolias gordurosas provocadas por traumas ou fraturas, de embolias aéreas (bolhas de ar) e de líquido amniótico.

A gravidade do quadro está diretamente correlacionada com o tamanho do êmbolo. Os maiores podem interromper completamente a circulação pulmonar. Essa condição pode ser mortal.

Quais podem ser as causas dessa doença?

As embolias pulmonares são causadas por coágulos provenientes da circulação venosa ou do lado direito do coração, de tumores que invadiram o sistema circulatório, ou de outras fontes como líquido amniótico, ar, gordura, medula óssea ou substâncias estranhas injetadas ou que ganharam acesso à circulação.

A maioria das embolias pulmonares é causada por coágulos que se originam nas pernas, por trombose venosa profunda. Em alguns casos, a embolia pulmonar é grande e pode resultar em morte súbita.

Saiba quais são os sintomas de embolia pulmonar

Os primeiros sintomas de embolia pulmonar são:

  • Náuseas;
  • Desmaio;
  • Convulsões;
  • Dor cortante no peito;
  • Falta de ar.

Depois, os sintomas que seguem podem ser:

  • Tosse acompanhada com expulsão de sangue pela boca;
  • Suores intensos;
  • Ritmo cardíaco acelerado.

No caso de pessoas com obstrução de um ou de mais dos grandes vasos pulmonares, a pele pode tornar-se azulada e ter morte súbita.

Como é feito o diagnóstico da embolia pulmonar?

O diagnóstico da embolia pulmonar é feito através de exames, como a angiotomografia computadorizada, cintilografia pulmonar ou angiografia pulmonar.

Uma vez diagnosticada a embolia, é importante investigar a causa para que se possa prevenir novas embolias. Quando o paciente foi submetido a uma cirurgia recentemente, a causa é mais ou menos óbvia e não é necessário grandes investigações.

Por outro lado, há pacientes que apresentam quadros de embolia pulmonar sem nenhuma causa evidente. Nestes pacientes é importante investigar trombofilias, ou seja, doenças do sangue que causam formação espontânea de trombos nas veias.

Quais os métodos de prevenção

Como se trata de uma doença multifatorial, a prevenção varia de acordo com cada causa. Mas, de modo geral, a adoção de práticas saudáveis como exercícios físicos, o controle da pressão arterial, evitar a associação de anticoncepcional oral com tabagismo e, em situações específicas, como os pacientes acamados, acompanhamento médico para medidas preventivas.

Para quem vai fazer uma viagem de longa distância, o ideal é que seja feita uma consulta médica para evitar problemas. Baseado nos seus riscos, o médico poderá propor cuidados específicos para este momento.

A morte por embolia pulmonar é uma das principais causas de óbito do paciente com câncer mas, de um modo geral, é em grande parte das vezes passível de prevenção. Com o acompanhamento constante do oncologista, combinado a hábitos saudáveis e ao reconhecimento dos sintomas de forma precoce, as chances de cura são enormes.

Entenda o tratamento da embolia pulmonar

Os objetivos principais do tratamento da embolia pulmonar são:

  • Impedir que o coágulo sanguíneo cresça;
  • Impedir a formação de novos coágulos.

O tratamento pode incluir remédios para afinar o sangue e diminuir sua propensão a coagular. Se os sintomas ameaçaram a vida, o médico pode dar ao paciente remédios para dissolver o coágulo mais rapidamente. Em ocasiões raras, o médico pode usar cirurgia ou algum outro procedimento para remover o coágulo.

Recomendações

  • Informe seu médico sobre os fatores de risco para o tromboembolismo em sua família;
  • Procure manter o peso ideal para seu tipo físico e idade;
  • Tente abandonar o cigarro, se você fuma;
  • Fique em pé e caminhe pelo avião nas viagens longas. Nas viagens de carro ou de ônibus, não desperdice as oportunidades para descer do veículo e andar um pouco;
  • Faça exercícios para estimular a musculatura das pernas e a circulação sanguínea sempre que for obrigado a permanecer muito tempo sentado ou imóvel;
  • Procure levantar-se tão logo seja liberado para movimentar-se depois de um procedimento cirúrgico ou de um período de repouso.

Agora que você sabe tudo sobre a Embolia Pulmonar não perca mais tempo e faça hoje mesmo o seu Plano de saúde para ter acesso a consultas de rotina e ficar livre de doenças.

Gostou desse texto? Essas informações podem ajudar outras pessoas. Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: