Ir para o conteúdo
Saúde da mulher

Doenças que mais atingem as mulheres após os 40 anos

Leitura: 5 min
16931 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

A vida está passando rápida, tão rápida que quando menos se espera, os 40 anos já chegaram. É aquela fase boa na qual a maioria das pessoas está com a vida um pouco mais estabilizada e pode, com a maturidade adquirida, aproveitar mais a vida. Mesmo tudo sendo tão agradável, o organismo, muitas vezes, pode começar a apresentar muitas modificações e, com isso, algumas doenças tornam-se mais comuns para as mulheres de 40 anos.

Doenças que podem atingir mulheres depois dos 40 anos

Doenças cardíacas

Nas mulheres acima de 40 anos, a principal causa de morte é doença cardíaca, sobretudo após a menopausa. Esse risco é agravado devido às alterações no perfil lipídico (gordura) e circulatório da mulher.

Com o passar dos anos, as mulheres tendem a reduzir gradativamente a produção do seu hormônio natural, o estrogênio. Esse é um dos fatores que mais causa doenças cardíacas. Além disso, as alterações nos níveis do sangue e a concentração de LDL (alto colesterol ruim) e HDL (baixo colesterol bom) influenciam na aparição da doença.

O ideal é manter sempre atualizada em relação ao seu corpo, realizando check-up”s anuais com seu plano de saúde e garantindo maior bem-estar em qualquer período da sua vida.

Diabetes

Depois dos 40 anos, é hora de ter mais cuidado com a diabete também. Sua ocorrência é agravada nesse período devido à diminuição do hormônio feminino (estrogênio).  É mais frequente em pessoas obesas, alcoólatras ou que tem descendência genética. Para prevenir o aparecimento dessa doença, é importante manter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos regularmente e fazer visitas frequentes ao médico. Quanto antes a diabete for diagnosticada e começar a ser tratada, melhor.

Osteoporose

Após a menopausa, acontecem muitas alterações hormonais que diminuem a fixação do cálcio, perdendo a densidade óssea. Com isso, a predisposição para ter osteoporose, que costuma aparecer depois dos 60 anos, é maior.

A osteoporose é definida pelo enfraquecimento da estrutura óssea, deixando os ossos fragilizados e sucintos à possíveis fraturas. Um acompanhamento médico, a alimentação adequada e, quando necessário, a reposição hormonal, podem ser essenciais para manter a saúde.

Artrose

Os problemas nas articulações, as dores nas costas e até mesmo os famosos e incômodos bicos de papagaio, costumam aparecer com maior frequência depois dessa idade. Qualquer alteração sentida deve ser o suficiente para procurar um especialista.

Câncer

Após os 40, a incidência de câncer também é maior. O mais comum é o de pulmão mas, logo em seguida, o mais frequente é o câncer de cólon (intestino). O de pulmão precisa ser evitado com uma vida saudável e sem cigarro, já o de cólon, depende de uma boa ingestão de líquidos diários e de fibras, para o bom funcionamento do intestino.

Nas mulheres, o câncer de mama, de endométrio e do colo uterino são os mais frequentes. Além de visitas frequentes ao especialista, o autoexame é um grande aliado para a descoberta do câncer de mama. A medicina avançou muito e quando o diagnóstico é feito no início, acura é mais rápida e fácil. Se ao se examinar a mulher notar qualquer nódulo, é muito importante que procure o seu médico o quanto antes.

Há também o câncer de pele que está cada dia mais frequente. A exposição excessiva ao sol é a grande vilã nesse caso. Usar o protetor solar é essencial para prevenir. Além disso, qualquer alteração na pele, mesmo que seja uma pequena mancha, deve ser examinada por um dermatologista.

Outras doenças

Há diversas outras doenças que tendem a aparecer com o passar do tempo como a hipertensão arterial, doenças coronarianas (arteriosclerose e a aterosclerose), angina, tosse crônica, diminuição da audição, zumbido nos ouvidos e tontura. Há também um aumento no número de casos de derrame (Acidente Vascular Cerebral – AVC) e cerca de 10% das pessoas acima de 50 anos sofrem com doenças associadas ao acúmulo de gordura nas artérias.

Sua saúde é seu maior bem. Você, mulher, deve estar sempre atenta à todas alterações em seu corpo. Um plano de saúde pode ser um grande aliado na hora de se cuidar e manter saudável e protegida. Fale com um vendedor da sua região e descubra o plano de saúde que melhor lhe atende!

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: