Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Quais os documentos necessários na primeira consulta com o plano de saúde?

Leitura: 7 min
25033 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Já se perguntou sobre quais são os documentos para primeira consulta com o plano de saúde? Em geral, para contratar um plano de saúde, os documentos necessários são comprovante de residência, cópia do RG e CPF. Mas, após contratar o plano de saúde, qual a documentação exigida para realizar minha primeira consulta? Essa dúvida permanece para muitas pessoas, então espero que possamos esclarecer após a leitura deste artigo.

Ao realizar a primeira consulta com o plano de saúde, muitas pessoas não sabem quais os documentos necessários. Os beneficiários acabam não conseguindo se consultar pela primeira vez por falta ou esquecimento de algum documento, o que gera aborrecimentos. Fique atento, confira a seguir qual a documentação exigida na sua primeira consulta.

Saiba quais são os documentos necessários para levar na sua primeira consulta!

Ao se consultar pela primeira vez, os usuários precisam estar com os documentos para primeira consulta, sendo exigidos pelas operadoras de planos de saúde. Em geral, os adultos precisam levar a identidade (RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Motorista) e CPF, enquanto as crianças, a certidão de nascimento. Algumas operadoras disponibilizam, através da internet, uma carteira provisória, para que o usuário possa se consultar até a chegada da carteira definitiva do plano de saúde. Confira a seguir mais informações sobre a carteira provisória.

Sobre a carteira provisória

Geralmente, a carteira provisória é intransferível, tem validade de 30 dias e pode ser utilizada mediante apresentação de documento de identidade original com foto. Em algumas operadoras, ao adquirir o plano de saúde, o usuário pode emitir sua carteira provisória para utilizar nas primeiras consultas. Em alguns casos, pode-se emitir a carteira provisória para ser utilizada em substituição ao cartão definitivo extraviado ou vencido. Geralmente, a quantidade de emissão da carteira provisória é limitada, o que promove a segurança do usuário.

Se você é cliente Hapvida, pode emitir rapidamente sua carteira provisória através do site da operadora, bastando acessar a aba Cliente e, em seguida, Carteira Online, e informar seu CPF e data de nascimento. A Unimed também disponibiliza o serviço através do site da operadora em sua cidade, bastando acessar Serviços, Sou Cliente e Carteira Provisória, informando o número da proposta e o CPF.

Você sabe como funciona uma consulta médica?

Você saberia dizer o que é necessário para uma consulta médica? Há diversas pessoas que reclamam de ter saído do consultório com uma sensação incômoda de que o profissional não conseguiu resolver seu problema, ou que ele não examinou adequadamente. Nesta sessão, explicaremos o que você pode esperar de uma consulta de qualidade.

As 3 etapas da sua consulta

Um profissional da área da saúde deve realizar as 3 etapas básicas de uma análise clínica: a inspeção, palpação e a percussão. No mundo médico, isso é chamado de “tríade médica” — que permite ao profissional ver, sentir e escutar. São procedimentos que podem ser simples, mas se feitos com atenção, podem apontar pistas e sinais fundamentais para um diagnóstico preciso.

INSPEÇÃO

Esta etapa permite ao profissional olhar atentamente para o paciente — isso pode ser feito de diversas formas, dependendo muito da especialidade médica. O oftalmologista, por exemplo, irá analisar atentamente os olhos e a região da face de um paciente, além de ouvir todas as suas queixas e sintomas — e dessa forma, consegue trazer um diagnóstico apenas observando a pessoa.

Entretanto, em alguns casos, a inspeção é a primeira etapa da tríade — pois, dependendo da condição que afeta o paciente, pode ser necessário o restante das condutas para um melhor diagnóstico.

PALPAÇÃO

Definimos essa etapa quando o médico toca o paciente. Sentir e tocar a pessoa é de extrema importância — pois um simples toque nas regiões certas pode identificar algum sintoma de uma condição mais grave. Muitas vezes, uma consulta não será finalizada sem uma investigação por palpação.

Porém, se o profissional — ouvindo os relatos do paciente e seus sintomas — rapidamente identificar qual a condição que o incomoda, a palpação pode não ser necessária, tornando a consulta mais dinâmica e rápida!

PERCUSSÃO

É o processo de escutar os sons do nosso corpo. Quando um paciente vem com queixas de dores na região do peito, é agora que o profissional escuta o coração, pulmão e outras áreas para poder oferecer um melhor diagnóstico. Ouvir os sons do corpo humano pode trazer um diagnóstico muito mais preciso.

Etapa bônus: exames

Alguns médicos em determinadas consultas podem pedir exames para se aprofundar no diagnóstico do paciente ou para acompanhar o tratamento. Entretanto, é preciso ficar atento; o excesso de exames pode estar relacionado a um problema durante a consulta — pois, além de atrasar no diagnóstico, pode expor o paciente a alguns exames desnecessários, como o de Raio-X.

Segundo o médico, somente situações bem específicas e definidas justificam o excesso de exames. Um exemplo comum é quando o paciente já passou por diversos médicos e nenhum conseguiu descobrir o que lhe causa mal-estar.

Conclusão

É importante observar que os documentos para primeira consulta podem variar de operadora para operadora, devendo o cliente se informar sobre a documentação exigida. Estando o beneficiário com o documento correto em mãos, certamente será possível realizar sua primeira consulta sem aborrecimentos. Ao realizar sua consulta pela primeira vez, fique atento para levar consigo a documentação exigida pela operadora de plano de saúde.

Logo, os documentos necessários na primeira consulta são identidade e CPF para adultos e certidão de nascimento para crianças. Se houver a possibilidade de emitir a carteira provisória, também é recomendado que o usuário esteja com o documento em mãos. Agora que você já sabe qual a documentação exigida do plano de saúde, pode ficar mais tranquilo para fazer sua primeira consulta. Caso tenha mais alguma dúvida, procure se informar com a sua operadora.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: