Ir para o conteúdo
Saúde do homem

Disfunção erétil: o que você precisa saber e tratamentos!

Leitura: 4 min
132 visualizações

A disfunção erétil é caracterizada pela incapacidade de se manter uma ereção peniana para ter relações ou satisfação sexual. Uma estatística apresentada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), diz que cerca de 50% dos brasileiros acima dos 40 anos apresentam queixas em relação às ereções.

O risco desse incômodo pode aumentar com a idade, mas a idade não causa essa doença – pelo contrário, é causada por problemas implícitos, como condições médicas, medicamentos, influências externas ou traumas.

Essa condição ocorre por conta de um desequilíbrio entre a concentração e o relaxamento da musculatura da região peniana. A ereção é o resultado de um exercício conjunto do sistema nervoso vascular e hormonal. Quando as células das artérias recebem uma mensagem para relaxar o músculo, o aumento no fluxo sanguíneo se torna abundante, inchando o órgão.

Qual o médico ideal para ajudar com essa condição?

Para uma avaliação adequada, é necessário uma consulta com o urologista, que é o especialista que trata do trato urinário de homens e mulheres – e principalmente do sistema reprodutor das pessoas do sexo masculino.

Consultas e exames podem custar caro, então porque não investir em um plano de saúde? Com ele, você paga uma determinada quantia por mês – mas possui cobertura não só na especialidade de urologia, mas como em muitas outras.

Um plano de saúde é um investimento para seu bem-estar em longo prazo. Caso queira saber um pouco mais, faça uma cotação online e gratuita!

Quais podem ser as causas?

Para muitos homens, o sexo não é tão agradável quando poderia ser – estresse, fadiga, depressão e insônia podem ser os fatores principais para a disfunção erétil. Esse incômodo geralmente interrompe o sentimento de excitação sexual no cérebro, fazendo com que a pessoa não relaxe.

Existe diversas causas para essa doença, incluindo transtornos emocionais e físicos. Algumas causas comuns são: diabetes, doenças cardiovasculares, lesões, obesidade, estresse, idade avançada, abuso de álcool e tabaco, drogas, ansiedade e hipertensão.

Além da incapacidade de manter uma ereção, a disfunção erétil também pode causar outros sintomas, como: redução de pelos na região, redução do tamanho e rigidez peniana, atrofia testicular, deformação no pênis, neuropatia ou doença vascular periférica.

Caso apresente algum desses sintomas, é recomendável procurar um urologista ou um profissional da área da medicina para um melhor tratamento. Não deixe de ter o acompanhamento médico, pois esse incômodo pode causar agravantes para a saúde ou indicar outros tipos de complicação.

Confira algumas dicas para vencer a impotência sexual!

  • Evitar o excesso de álcool e tabaco;
  • Trate do seu estresse e ansiedade;
  • Converse com sua parceira;
  • Opte por uma dieta mais saudável;
  • Vá regularmente ao seu urologista;
  • Cuide do seu peso;
  • Evite a ingestão de drogas;
  • Prefira uma dieta regular, para regular o funcionamento do corpo;
  • Coma frutas, de preferência e melancia.

Qual o melhor tratamento?

Uma vez que a causa implícita é tratada, a disfunção erétil geralmente desaparece. Mas caso o seu problema não venha disso, a procura de um médico especializado pode ser necessária. Existem muitos medicamentos e tratamentos especializados para tratar esse incômodo, desde bombas penianas e até mesmo implantes – dependendo bastante do decorrer do tratamento.

Existem também os métodos físicos, que são exemplificados em massagens – muitas vezes, alguns exercícios penianos, auxiliados pelo médico, podem ser um ótimo método de tratamento.

Essa doença também pode ser resultado de escolhas do estilo de vida, então você pode optar por considerar fazer algumas alterações na sua rotina e alimentação.

Lembre-se de nunca se automedicar sem prescrição, os remédios para o tratamento dessa doença podem levar a agravantes quando ingeridos em doses frequentes.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: