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Planos de Saúde Seus Direitos

Direitos e deveres: saiba quais são os seus como beneficiário

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Como qualquer outro documento do tipo, o seu contrato com a operadora do plano de saúde também acarreta em direitos e deveres, que devem ser respeitados de ambos os lados. Mas, verdade seja dita, muita gente acaba simplesmente não lendo o contrato e ficado na dúvida ou com informações errôneas a respeito de seus itens. Aqui separamos os mais importantes que você, como beneficiário, deve ficar sabendo para aproveitar ao máximo o plano e evitar cair em armadilhas apenas por desconhecê-los em alguns aspectos, como em relação à rede contratada, às formas de reajuste, às carências e coberturas. Leia e fique atento.

Atenção aos seus direitos

Ser tratado com respeito, ética e dignidade por todos os profissionais envolvidos tanto da operadora quanto da rede credenciada.

Receber o cartão do plano de saúde que é a sua identificação oficial, devendo sempre ser apresentado juntamente com um documento de identidade. Ele é a sua garantia contra fraudes e atendimentos indevidos em seu nome. Ter acesso aos serviços de saúde oferecidos e à rede credenciada equivalente, cuja relação deve estar sempre atualizada.

Na hora do preenchimento da sua declaração de saúde para admissão no plano você tem o direito de ser auxiliado por um médico. Tem direito também de que todas as suas informações prestadas sobre a sua condição de saúde sejam mantidas em sigilo. Da mesma forma, é direito assegurado ter acesso a todas as informações sobre o seu plano de saúde, de forma clara e inequívoca, através do seu corretor, do RH da empresa em que trabalha, do próprio contrato e dos canais de atendimento da operadora.

Todo menor de 18 anos e maior de 60 tem direito a acompanhante em caso de internação, da mesma forma que portadores de necessidades especiais de qualquer idade desde que com recomendação médica.

Te prioridade no atendimento em casos de emergência ou urgência da mesma forma que mais velhos de 65 anos, gestantes e portadores de necessidades especiais, lactantes, lactentes e crianças de até 5 anos. Também é direito seu não ser discriminado no atendimento na rede credenciada por ser usuário de plano de saúde e receber reembolso – desde que seja estabelecido em contrato e dentro de seus limites especificados – dos atendimentos prestados fora da rede de serviços da operadora.

Mas atenção também aos seus deveres

Tratar todos os profissionais envolvidos com respeito, ética e dignidade.

Fazer uso consciente do seu plano de saúde, sem fazer consultas ou exames desnecessários; jamais emprestar seu cartão de identificação, que é pessoal e intransferível, para o atendimento de outras pessoas. Este procedimento é considerado fraude e está passível de sanções como o cancelamento do contrato e multas. Da mesma forma, é sua obrigação comunicar à operadora a existência ou suspeita de fraude, desperdício do plano ou qualquer intercorrência que comprometa a qualidade do atendimento.

Fornecer informações corretas e honestas sobre suas condições de saúde à época da contratação do plano, assim como de seus dependentes. É sua obrigação também, como beneficiário, colaborar e ser responsável em relação ao tratamento prescrito pelo profissional de saúde durante atendimento para diagnóstico ou tratamento.

Manter o pagamento das mensalidades em dia, garantindo a cobertura contratada e evitando a suspensão dos serviços e o cancelamento do plano, assim como apresentar recibos originais ou qualquer outro documento para o recebimento de reembolso.

Ao ficar a par de seus diretos e deveres você colabora para um melhor uso do plano de saúde e ajuda às operadoras a melhorarem cada vez mais seus serviços.

Qualquer dúvida, entre imediatamente em contato com seu corretor, que prestará toda informação sobre o melhor procedimento a seguir. Se você ainda não tem um plano de saúde, faça uma listinha das suas necessidades e escolha aquele que mais tem a ver com o seu perfil! Contate agora um vendedor online!

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Bruno
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Bruno Avelino

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