Ir para o conteúdo
Saúde

Diabetes: como diagnosticar?

Leitura: 6 min
4764 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

O diabetes é uma doença do metabolismo da glicose (também conhecida como açúcar do sangue) que interfere diretamente na forma com que o organismo transforma essa glicose em energia para ser aproveitada pelo corpo. A doença ocorre pela falta ou então pela dificuldade da insulina – hormônio que tem como função quebrar as moléculas de glicose em realizar sua função e dessa forma deixar toda essa glicose circulante no nosso organismo, algo muito ruim à nossa saúde.

O diabetes nem sempre manifesta sintomas, por isso é muito importante realizar consultas rotineiras em seu médico, participar de mutirões promovidos por planos de saúde e principalmente se alimentar corretamente.

Conheça os diferentes tipos de diabetes!

Há 3 tipos de diabetes, são eles:

Diabetes tipo 1

Conhecido como diabetes insulino-dependente. Nesse tipo da doença, o pâncreas não possui insulina suficiente, pois há uma destruição autoimune das células pancreáticas. Sendo assim, os portadores de diabetes tipo 1 precisam de doses de insulina diárias a fim de manter a glicose no sangue em níveis normais. É mais comum em adultos jovens, adolescentes e crianças.

Diabetes tipo 2

Corresponde praticamente a 90% dos casos de diabetes. No tipo 2 o pâncreas produz insulina, mas sua ação é prejudicada, muitas vezes pela obesidade. O portador do tipo 2 é conhecido como resistente a insulina. A princípio uma reeducação alimentar e pratica de atividades pode reverter o quadro da doença.

Diabetes gestacional

Como o nome já diz, o diabetes gestacional ocorre quando a taxa de glicose no sangue se eleva durante a gravidez. Embora glicose volte aos padrões normais após o parto, mulheres que apresentam diabetes gestacional possuem risco de desenvolver o tipo 2 da doença.

Como diagnosticar o diabetes?

Atualmente existem dois tipos de exames para diagnosticar o diabetes são eles:

Teste de glicemia em jejum

Esse teste é realizado com o paciente em jejum de 8 horas. Nesse teste analise o nível de glicose do sangue. Se o resultado for até 99mg/dL de glicose o paciente é saudável. Se o resultado ficar entre 100 e 125mg/dL o paciente é considerado como pré-diabético (ou em grupo de risco). E se o resultado for maior que 125mg/dL então o paciente é considerado diabético.

Teste oral de tolerância a glicose

Também conhecido como curva glicêmica o teste é realizado da seguinte forma: a pessoa com suspeita de diabetes ingere 75g de glicose diluída em água e são coletadas amostras de sangue com 30, 60, 90 e 120 minutos – a quantidade de tempo pode variar de acordo com o pedido do médico, ou do que for autorizado pelo plano de saúde, por exemplo. Se após 2 horas (120 minutos) o nível de glicose for igual ou superior a 200 mg/dL então o paciente é considerado diabético.

Ter um plano de saúde ajuda no diagnóstico e no possível tratamento!

Grande desejo de muitos brasileiros, ter um plano de saúde nesse momento é muito importante, pois através do plano de saúde os pacientes poderão ter acesso a consultas médicas, realização de exames e até mesmo descontos em medicamentos caso seja necessário controlar os níveis de glicose fazendo uso de algum medicamento.

Como citado anteriormente, em pacientes diabéticos tipo 2, apenas uma reeducação alimentar e a prática de atividades físicas podem reverter o quadro da doença. Dessa forma, ter um plano de saúde e passar por um nutricionista é mais do que essencial para que o paciente vença a doença.

Portanto, não espere ficar doente para procurar um plano de saúde. Entre em contato com as operadoras de sua região, procure por um plano que atenda suas necessidades e feche negócio. Cuidar da sua saúde não tem preço.

Opções de tratamento!

Há diversas opções de tratamento para essa condição – que tem como função o controle dos níveis de açúcar no sangue e a melhoria na qualidade de vida.

Mudança no estilo de vida

Com uma alimentação saudável, com dieta balanceada – rica em fibras e com baixos níveis de açúcar – é possível controlar a doença. Evitar alimentos processados e dar prioridade a frutas, vegetais e proteínas magras é essencial!

O estresse pode afetar os níveis de açúcar no sangue, então praticar relaxamento e meditação pode ser benéfico. Exercícios físicos regulares ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina e controlar o açúcar no sangue.

Medicamentos

Pessoas com diabetes tipo 1 e algumas com diabetes tipo 2 precisam de insulina injetável para controlar o açúcar no sangue.

Em alguns casos, a metformina é frequentemente prescrita para pessoas com diabetes tipo 2 – ajudando a reduzir a produção de glicose no fígado e melhora a sensibilidade à insulina.

Terapias avançadas

A bomba de insulina é uma opção para pessoas com diabetes tipo 1. Ela fornece insulina continuamente, imitando a função do pâncreas.

Há também a opção de sensores de glicose, que monitoram os níveis de açúcar no sangue constantemente, fornecendo informações valiosas para o gerenciamento do diabetes.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: