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Bem estar Exercícios Físicos

Descubra quais exercícios indicados para cada idade

Leitura: 5 min
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O copo humano não foi feito para ficar parado – você já pensou em como o homem da caverna tinha que se movimentar para conseguir qualquer coisa que quisesse? Com o tempo ele foi ficando mais inteligente, criando mecanismos que facilitassem seu trabalho, até chegar ao auge da sua criação: a “bomba relógio” chamada sedentarismo. E aí, lentamente, a máquina que ele ganhou da natureza, seu corpo, começa a ficar com suas engrenagens cada vez mais enferrujadas, dando defeito quando poderia estar funcionando perfeitamente se mantivesse a atividade constante. Claro que o plano de saúde ajuda a manter muita coisa funcionando, mas fazer exercícios físicos é fundamental. Isso não significa, no entanto, sair por aí fazendo qualquer coisa: cada idade pressupõe um tipo diferente de atividade, para manter a máquina funcionando sem sobrecarregá-la – e ainda fazer bem ao espírito. Veja porquê!

Aos 20 anos, o início da vida adulta

Nada como ter um bom plano de saúde logo aos 20 anos para ter uma vida mais tranquila, sabendo que está muito bem amparado. Mas não é porque está tudo novinho em folha que não deva passar por um check-up, já que até carro zero tem revisão agendada. E com certeza, na sua “revisão”, você vai ouvir que, se ainda não faz, deve fazer exercícios – eles ajudam a manter a forma, a acelerar o metabolismo e a desestressar desse início de vida com faculdade, trabalho etc.

Por isso, nessa época uma boa são os esportes coletivos, como vôlei, basquete e futebol, que ajudam a socializar. O corpo também está mais apto a dar arrancadas, pulos e saltos. A dica é fazer pelo menos três vezes por semana e, se possível, intercalar com outro individual, como natação, dança ou yoga.

Aos 30, o auge. Comece a pegar mais leve

A expectativa de vida do brasileiro aumenta a cada ano (agora é de 75,2 anos, segundo o IBGE), mas de uma forma geral o organismo do ser humano atinge seu ápice aos 30 anos. Daí para frente é uma briga contra o tempo, então os exercícios também devem tomar outro rimo – a menos que você seja um atleta, é claro.

Nessa fase a recomendação dos especialistas é garantir o ganho e a manutenção da massa muscular com treinos de musculação com pesos e resistência pelo menos duas vezes por semana e aeróbicos, como corrida ou natação, mais duas vezes por semana. Você também pode fazer ambos de uma só vez a cada dia, dividindo igualmente o tempo em treinos de 30 minutos, por exemplo, mas não faça menos que três vezes por semana – e mantenha um acompanhamento médico com seu clínico do plano de saúde.

Aos 40, o fantasma é a osteoporose

Para as mulheres é uma idade complicada: começam a aumentar as consultas ao ginecologista do plano de saúde por conta da menopausa que se avizinha e o fantasma da osteoporose ronda ambos os sexos. A ideia é usar os exercícios para fixar o cálcio, evitar o sobrepeso e aumentar a flexibilidade. Musculação continua servindo, mas caminhadas pesadas, dança e yoga também são muito recomendadas.

A vulnerabilidade aumenta a partir dos 50

Se aos 30 o organismo alcança seu ápice, aos 50 ele já está muito mais vulnerável – mas só se você permitir. Use a atividade física para retardar esse processo, é a época de exercícios com menor impacto, como hidroginástica, ioga e caminhada, mas também é altamente recomendada a musculação, desde que devidamente supervisionada por um profissional qualificado. Assim você estará acelerando seu metabolismo e melhorando o desempenho das tarefas diárias, ganhando muito mais disposição e flexibilidade.

Em todas as idades, no entanto, duas coisas são fundamentais: exercícios de alongamento supervisionados e consultas regulares aos especialistas do plano de saúde. Dessa forma você estará ganhando qualidade de vida com toda a segurança e assistência que você merece, prevenindo o envelhecimento precoce e dando um banho de saúde na passagem do tempo.

Que tal começar agora mesmo a reverter o quadro da idade? Comece fazendo um plano de saúde para iniciar as atividades com um bom check-up médico e o acompanhamento certo.

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