Ir para o conteúdo
Saúde

Depressão? Saiba por que procurar um plano de saúde

Leitura: 5 min
5244 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão já atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, mas apenas metade delas recebe o tratamento que precisa. A entidade está desenvolvendo trabalhos em diversos países no sentido de lutar contra a estigmatização como forma de ampliar o acesso aos recursos terapêuticos. No dia 1o de agosto uma equipe de cientistas publicou um estudo na revista científica Nature Genetics que corrobora a posição da OMS: foram descobertas novas evidências de risco hereditário através de 17 variações genéticas ligadas ao transtorno depressivo maior (MMD, na sigla em inglês). Segundo o IBGE, oficialmente há hoje no Brasil 11 milhões de pessoas com depressão, cerca de 7,6% da população, a maioria mulheres, mas o que muita gente não sabe é que o transtorno pode ser tratado pelo plano de saúde.

Estudo abre novos caminho para o tratamento da depressão

A descoberta dos cientistas abre novos caminhos para o tratamento da depressão. Já se sabia que o MMD era causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, mas esta é a primeira vez que são encontradas evidências genéticas na população europeia – a única associação entre MMD e o DNA encontrada anteriormente havia sido entre asiáticos.

O novo estudo deverá aumentar a compreensão da biologia sobre o transtorno, mas os cientistas esperam que ajude também às pessoas a compreenderem que a depressão é uma doença do cérebro, com sua própria biologia, e que não é feio nem humilhante ser depressivo. A pesquisa foi baseada em dados online de perfis genéticos compartilhados voluntariamente por mais de 450 mil pessoas. Destas, 121 mil relataram histórico de depressão.

Depressão pode ser tratada pelo plano de saúde

De acordo com a OMS, a depressão é um transtorno mental comum, caracterizado por desânimo, tristeza, oscilações entre os sentimentos de baixa autoestima e culpa, ausência de prazer e distúrbios no apetite e no sono – podendo ser recorrente ou de longa duração, sendo que em sua forma mais grave pode levar ao suicídio. Ainda de acordo com a OMS, há vários tratamentos bastante eficazes que não necessariamente precisam ser administrados por especialistas, ainda que o atendimento especializado seja considerado fundamental.

A depressão pode ser tratada pelos planos de saúde, que têm cobertura obrigatória para consultas e sessões com neurologistas, psiquiatras, psicoterapeutas e psicólogos, além de diversos exames complementares ao tratamento. É sempre bom lembrar que o primeiro passo deve ser uma consulta a um clínico, já que várias outras doenças – como distúrbios hormonais principalmente relacionados à tireoide – causam sintomas parecidos com os da depressão.

O tratamento pode ser feito com psicólogos de aconselhamento, psicólogos clínicos ou psiquiatras, de forma individual ou multidisciplinar dependendo do caso, e envolver ainda outros especialistas, como neurologistas e psicoterapeutas.

Cuidados que você deve ter antes de começar o tratamento

Legalmente as doenças mentais devem ter a mesma extensão de tratamento que as físicas, mas a abrangência do seu plano de saúde pode afetar o tipo e a quantidade da terapia. O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prevê, por exemplo, a cobertura obrigatória de até 12 sessões por ano de psicoterapia e de até 40 consultas ou sessões anuais com psicólogos ou terapeutas ocupacionais desde que preenchidos alguns critérios. Na dúvida, entre em contato com o seu corretor do plano de saúde ou com a própria ANS através do portal ou do app ANS para saber exatamente quais são os seus direitos.

Mas se você ainda não tem um plano de saúde, não vai deixar de se tratar por causa disso. Veja agora mesmo qual o plano que mais tem a ver com o seu perfil, faça uma simulação online sem compromisso e converse com um vendedor especializado. Em poucos minutos você terá a cobertura que precisa para resolver seus problemas.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: