Ir para o conteúdo
Para Grávidas Para Mães e Filhos Para Mulheres

Cuidados com os três primeiros meses de gravidez

Se você acabou de saber que está grávida ou pretende engravidar, com certeza deve estar preocupada com os três primeiros meses de gravidez. Saiba aqui os cuidados nesse período.

Leitura: 7 min
623 visualizações

Saber que um novo membro da família está chegando é certamente um momento de muita alegria para pais, avós, irmãos e primos, mas é preciso ter cuidado com os três primeiros meses de gravidez.

Os três primeiros gestação são muito importantes para a saúde do bebê, afinal é nessa fase que há maior incidência de abortos ou má formações.

Sendo assim, o primeiro trimestre tende a preocupar muitos médicos, grávidas e planos de saúde, por exemplo. Mas você sabe quais cuidados tomar nessa fase da gestação? Confira a seguir tudo o que acontece nos três primeiros meses de gestação.

três primeiros meses de gravidez

O que acontece nos três primeiros meses de gravidez

Após a fecundação, a mulher geralmente leva entre 2 a 3 semanas para perceber que está grávida, são nas três primeiras semanas que alterações pontuais ocorrem no corpo feminino.

Essas alterações são liberação de hormônios, como o BHCG, – exclusivo da gravidez – aumento da produção de colágeno para a pele esticar e acomodar o bebê e, claro, ocorrem as famosas náuseas e enjoos.

Ao longo dos três primeiros meses de gravidez, o feto cresce em um ritmo alucinante. É nesse período que são desenvolvidos a corrente sanguínea, coração, cérebro, fígado, rins, pulmões e muitas outras estruturas internas do feto.

Se o feto for uma menina é nos três primeiros meses de gravidez que ocorre o desenvolvimento dos ovários, caso seja menino, é no primeiro trimestre que os testículos começam a se desenvolver. Porém, mantendo-se, à princípio, dentro da cavidade abdominal até o final da gravidez, quando se deslocam para a bolsa escrotal.

É muito importante para a mulher ter conhecimento de que está grávida o quanto antes, pois é nessa fase que ocorrem o desenvolvimento de órgãos e estruturas internas.

Caso a mãe não esteja se alimentando corretamente ou realizando os cuidados necessários, essas estruturas podem passar por problemas causando futuros danos para o bebê.

Cuidados que devem ser tomados no primeiro trimestre

Antes de engravidar

Na verdade, os cuidados devem ser iniciados antes de engravidar. O médico obstetra pode avaliar o cenário genético da família do casal e desenhar possíveis chances do feto ser saudável ou não.

Outro fator importante é a suplementação de algumas vitaminas, que são fundamentais para o desenvolvimento do bebê, um deles, o ferro. Sem ácido fólico, é possível que o feto desenvolva problemas neurológicos graves.

Dietas para regular a pressão arterial e a diabetes também é indicada para mulheres que enfrentam esses problemas.

Além disso, a futura mamãe tem que saber que precisa se imunizar com algumas vacinas contra doenças que podem prejudicar o futuro feto, uma delas é a Hepatite B e Rubéola.

três primeiros meses de gravidez

Três primeiros meses de gravidez

Há alguns cuidados nessa fase, dentre eles:

  • Pare de tomar analgésicos e antitérmicos. A indicação é utilizar somente a medicação recomendada pelo obstetra;
  • Elimine ou diminua o consumo da cafeína. E não se trata só do café, mas o chá preto, refrigerantes à base de cola e também os chocolates;
  • Se você costuma fumar, é preciso parar, ou no mínimo, diminuir em 80% o consumo diário;
  • Atenção para os cremes dermatológicos que contenham ácido retinóico na fórmula, pois eles causam malformações;
  • Evite a exposição desnecessária ao raio X;
  • Bebidas alcoólicas e outras drogas devem ser igualmente descartadas. O alerta vale também para o futuro papai;
  • Se a mamãe pratica atividades físicas de alto impacto, é necessário um maior acompanhamento no primeiro trimestre;
  • Evite comer carnes cruas ou malpassadas e lave bem frutas e verduras. Se possui gato, evita limpar as fezes do bichano. É preciso ter cuidado até com o carinho que o animal pode fazer, pois se ele possuir a doença, suas patinhas podem estar contaminadas.

Ter um plano de saúde é importante para uma gravidez saudável

A gravidez, embora seja um período de muita alegria, é também uma fase de muita preocupação e cuidado, por isso, ter um plano de saúde é algo muito importante tanto para a mãe quanto para o bebê.

Confira a seguir quais são os principais motivos de ter um plano de saúde nesse momento da vida:

Exames médicos e consultas

Durante o período de gravidez a mulher precisa passar por exames de pré-natal.

Esses exames são dispendiosos quando feitos de maneira particular e muito disputados na rede pública, sendo assim, o plano de saúde é a melhor opção para consultas e realização de exames com qualidade.

Obstetrícia

O momento do parto também não é algo fácil de ser conquistado através do SUS, e quando se fala em parto particular, as cifras podem atingir valores astronômicos.

Dessa maneira, ter um plano de saúde é uma das melhores formas de ter um parto de qualidade com um preço justo.

Saúde do bebê

Um bebê é um novo ser, delicado e sensível. Pensando dessa maneira, nada melhor do que ter um plano de saúde para realização de exames, consultas médicas e assim manter a saúde do pequeno segura e em dia.

três primeiros meses de gravidez

Não deixe sua saúde e de sua família em segundo plano, ainda mais durante uma gravidez.

Entrando em contato com as operadoras de saúde de sua região é possível encontrar um plano de saúde que dê todo o suporte necessário para sua família e caiba no seu bolso. Proteger é o maior gesto de amor que existe.

Peça aqui uma tabela de preços de um plano de saúde para você e aguarde o contato de um corretor.

(Fonte: Bebê Abril)

Carine
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Carine Vasconcelos

Content Manager da empresa Bannet, formada em Publicidade e Propaganda, há mais de 6 anos, pela Faculdade Cearense, e apaixonada por conteúdo. Atua na área de Marketing e Produção Textual há quase 10 anos e acredita que, para termos sucesso em qualquer área, é preciso sermos felizes no caminho, afinal o amor pelo que fazemos é força motriz para atingirmos a excelência.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: