fbpx
Ir para o conteúdo
Bem estar Diversão Saúde

Cuidados com a saúde no Carnaval 2020

Leitura: 8 min
687 visualizações

Pouca gente consegue resistir aos excessos no carnaval, seja por conta da folia ou pelos dias de “férias”, nos quais se tem a sensação de que tudo é permitido. Em um caso ou em outro, é preciso tomar cuidado com os excessos, com o calor e com a alimentação, por isso ficar de olho em algumas dicas de cuidados com a saúde no carnaval 2020 nunca é demais.

A primeira delas, e talvez a mais importante, é antes das festas se possível fazer um check-up rápido, dando uma olhada na pressão arterial, no nível de glicose no sangue e no coração – afinal, nunca se sabe quando algum desequilíbrio pode estar prestes a estragar o divertimento

Vá ao seu médico do plano de saúde, mas não esqueça de seguir essas recomendações!

Cuide da sua Hidratação

É comum durante a folia, esquecer de hidrata-se, mas lembre de beber bastante água principalmente se consumir bebidas alcoólicas.

Assim você se manter firme para curtir todos os dias da folia com saúde.

Alimentação e roupas leves

Leveza pode ser a palavra de ordem do carnaval, principalmente se for um dia de calor intenso. Além da hidratação, com pelo menos 2 litros de água por dia, aposte em roupas leves (com tecidos finos, naturais e que sequem com facilidade já que também pode chover) e alimentação igualmente leve (saladas, lanches reforçados com carboidratos que geram mais energia, sucos de frutas, barrinhas de cereais).

Dica: fique longe dos tecidos inflamáveis e das comidas gordurosas e pesadas, que atrasam a digestão e deixam o metabolismo mais lento.

Use protetor solar

Com a mudança repentina do clima e o calor da emoção você não deve abrir mão dos cuidados com a saúde, muitos foliões não se atentam para essa dica importantíssima, usar protetor solar deve ser um habito não apenas no carnaval, mas no dia a dia, já que nos previne de tantas doenças.

Então, não esqueça de levar na bolsa e aplicar se possível no caso de sol muito intenso de hora em hora. Cuidar da saúde é sempre a melhor opção.

Mantenha sua vacinação em dia

É gente que não acaba mais, praticamente todos os lugares ficam lotados de moradores de férias, visitas de outros estados ou turistas estrangeiros, isso sem falar nas conglomerações de bailes e blocos de carnaval.

E você sabe que em lugares com grande número de pessoas e altas temperaturas qualquer doença se propaga com muito mais facilidade, por isso preste atenção no seu calendário de vacinação e mantenha todas elas em dia para eliminar qualquer risco de contágio.

Uma boa dica é levar um álcool em gel na bolsa e usar com frequência, lave as mãos quantas vezes for possível, todos cuidado é importante para prevenir doenças.

Dica: a antitetânica é uma das mais importantes, por causa da grande quantidade de latinhas e cacos de vidros espalhados nessa época.

Evite os remédios para ressaca

Abusou da bebida e não está aguentando o mal estar do dia seguinte? Nada como uma aspirina, certo? Errado: o ácido acetilsalicílico pode provocar gastrite, principalmente quando o estômago já está comprometido por causa da bebida. Por outro lado, o paracetamol pode provocar alterações no fígado.

O que fazer então? Água, o negócio é beber água para hidratar o organismo – já que o álcool o desidrata – e deixar que ele se recupere aos poucos, naturalmente, com bastante descanso, alimentação leve e nada de bebida alcoólica.

cuidados com saúde: Imagem de bolsa de calça de mulher e preservativo no bolso

Proteja-se contra DSTs

Sexo só com camisinha, nada de relação sexual sem proteção é melhor perder o companheiro ocasional do que perder a saúde.

Se o sexo desprotegido tem seus perigos, os beijos na boca também têm. Vem deles a mononucleose infecciosa, que já até ficou conhecida como a “doença do beijo” e que causa febre, dor de garganta e até aumento e inchaço do fígado e do baço.

Por outro lado é através do beijo que pode-se pegar também a herpes labial, que uma vez manifestada, não tem cura. Daí em diante basta estresse, excesso de sol ou queda na imunidade para as bolinhas que doem e coçam muito aparecerem.

Mas nada de paranoia, porque ela só é transmitida quando as feridas estão aparentes. Dica: na dúvida entre espinha ou herpes, fique longe.

Não misture álcool e direção

Bom mesmo é curtir com segurança e sem preocupação com estacionamento para o carro e com os perigos de mistura álcool e direção, se você pretende beber nas festas de carnaval, a melhor opção é ir de Uber ou Táxi. 

Além de ir e voltar em segurança, livre de acidentes e multas, você ainda curtir sem preocupação com arrombamentos e danos ao seu veiculo.

Descanse

Curtir e aproveitar casa segundo do carnaval é maravilhoso, afinal a festa só acontece uma vez por ano, mas a dica da vez é curtir com moderação e entre uma folia e outra dá unas pausas para descansar.

Assim, você ganhar ainda mais disposição para aproveitar esse dias de diversão, não abra mão dos momentos dedicados ao repouso.

Nada de automedicação

Está se sentindo mal por algum motivo? Basta tomar aquele remédio caseiro ou o comprimido que seu primo usa nessas horas para ficar novo em folha, certo? Errado! Em nenhuma situação você deve fazer a automedicação, por mais inofensivo ou natural que o remédio pareça ser, porque os resultados podem ser desastrosos.

Pegue sua carteirinha do plano de saúde e vá ao atendimento de emergência credenciado mais próximo. Lembre-se de que mesmo que o seu plano seja novo geralmente a carência para urgências e emergências é de apenas 24 horas, portanto você está coberto – dentro da regionalidade contratada em seu plano de saúde, claro.

Dica: baixe o aplicativo do seu plano e tenha toda a rede conveniada à sua disposição pelo Smartphone.

Cuidados com a saúde após o carnaval

Agora que você conferiu nossas dicas para cuida da saúde durante o carnaval pode aproveitar a folia dá melhor forma e curtir bastante com os amigos e familiárias, mas fique atento que os cuidados não devem ser apenas nos dias que antecedem as festas.

Manter a saúde em dia, fazer exames regulamente e ir ao medico com frequência evita doenças e deixa você sempre com a saúde em dia. Por isso, contratar um plano de saúde é uma ótima opção, para isso basta ver os planos oferecidos pelas operadoras que atuam na sua região, fazer um orçamento online sem compromisso e conversar com um vendedor especializado.

Há e se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar com seus amigos!

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: