Ir para o conteúdo
Saúde da mulher

Cuidado! Saiba as posições corretas para dormir na gravidez

Leitura: 6 min
12365 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

De repente, na gravidez, você se dá conta de que está cada vez mais difícil dormir por causa do tamanho da barriga e aí começam a surgir aquelas dúvidas normais de toda mamãe preocupada em ter uma gravidez saudável.
Será que faz mal para o bebê dormir de bruços enquanto aguentar? E de barriga para cima?
Para quem tem plano de saúde é fácil, basta agendar uma consulta com o médico que acompanha o pré-natal e perguntar tudo a respeito.
Mas até lá, não custa nada matar a curiosidade. Veja agora as posições corretas para dormir na gestação e aproveite melhor suas noites de sono!

Na hora de escolher a posição, não é só o conforto que conta

Claro que o conforto é fundamental, mas na hora de escolher a melhor posição para dormir durante a gravidez, outros fatores devem ser levados em conta. Um deles é a época em que você se encontra na gestação.
Por exemplo, se estiver no primeiro trimestre, de acordo com os especialistas, não há problema algum em dormir de bruços, posição que pode ser adotada até o quinto mês.
Mas depois disso, provavelmente a barriga e os seios estarão grandes demais e deverão causar desconforto.
Então, por via das dúvidas, depois do primeiro trimestre, tome cuidado. Por exemplo, você sabia que o sangue flui melhor pelo cordão umbilical quando você está deitada de lado – e sobre o lado esquerdo?
E quando o sangue flui melhor, a oxigenação e o envio de nutrientes para o seu bebê também ficam melhores ainda.
Esse fato é observado pelos médicos durante o trabalho de parto, por isso, essa é posição recomendada pelos especialistas para grávidas a partir do segundo semestre.
mulher grávida deitado descansando

 

E de barriga para cima, não pode?

Ao contrário do que muita gente pensa, essa posição também não é muito bem vista pelos médicos a partir do quarto mês de gravidez.
De acordo com os médicos, o peso do útero comprime a veia cava, o que pode causar mal estar e até falta de ar.
Por isso, se você acordar no meio da noite com esses sintomas e perceber que estava dormindo de barriga para cima, não se assuste: basta mudar de posição, deitando sobre o lado esquerdo.
O mesmo vale se perceber que estava de bruços. Deite de lado e volte a dormir, aproveitando uma boa noite de sono para repor as energias.
imagem de mulher grávida deitada

 

Táticas para dormir melhor durante a gravidez

A gravidez é uma época de transformações, com o corpo gradualmente se adaptando para gerar um outro ser.
Só que nem sempre toda essa adaptação é muito confortável para a futura mamãe, que muitas vezes vê seu sono perturbado por azia, cãibras, síndrome das pernas inquietas e até ronco.
Alguns desses probleminhas são contornáveis, outros inevitáveis, mas a questão é que vários hábitos adquiridos, antes da gravidez, podem acabar agravando a situação.
Por isso, vale a pena ficar de olho em algumas táticas para melhorar suas noites de sono durante a gestação.

  • Evite ingerir cafeína ou qualquer estimulante à tarde e à noite. Corte completamente refrigerantes, chás e café, que interferem na qualidade do sono.
  • Elimine também os inimigos da saúde, como álcool e cigarro. Além de também interferirem no sono, essas substâncias fazem mal a você e ao bebê.
  • Transforme seu quarto em um santuário de paz e tranquilidade. Mantenha-o o mais confortável e aconchegante possível e procure livrar o local, o máximo que puder, de interferências externas.
  • Saia da cama durante o dia. Evite ver TV ou comer no local. Deixe a cama para dormir e fazer sexo, apenas.
  • Costuma acordar cheia de ideias para o dia seguinte no meio da noite? Deixe um bloquinho e caneta: escreva rapidamente sua ideia e volte a dormir. Mas evite apps e celulares, porque podem distrair e levar o sono embora.
  • Procure acabar tudo até a hora do jantar, no máximo. Depois disso, procure relaxar e fazer coisas de que gosta, como conversar sobre assuntos banais e ler. Desacelere até a hora de dormir e não leve problemas para a cama.
  • Exercícios supervisionados são ótimos durante a gravidez, mas evite fazê-los muito próximo à hora de dormir. Se seu corpo não tiver tempo para relaxar depois da atividade física, o sono pode ser prejudicado.
  • Converse sempre com seu médico do plano de saúde para gestantes sobre suas dúvidas, expectativas, preocupações e jamais deixe de fazer qualquer exame do pré-natal no calendário correto.
  • Lembre-se que o plano de saúde com obstetrícia cobre o pré-natal, todos os exames necessários, o parto e oferece cobertura para o recém-nascido durante os primeiros 30 dias de vida, respeitadas as devidas carências, claro.Fonte: Brasil Babycenter

Não tem ainda plano de saúde? Calma que ainda dá tempo, mesmo se você já estiver grávida. Veja como contratar um plano de saúde no meio da gestação ou como uma grávida deve se planejar para contratar um plano de saúde.
Aproveite para fazer uma simulação sem compromisso e converse com um dos nossos vendedores especializados!

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: