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Cuidado! Saiba as posições corretas para dormir na gravidez

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De repente, na gravidez, você se dá conta de que está cada vez mais difícil dormir por causa do tamanho da barriga e aí começam a surgir aquelas dúvidas normais de toda mamãe preocupada em ter uma gravidez saudável.
Será que faz mal para o bebê dormir de bruços enquanto aguentar? E de barriga para cima?
Para quem tem plano de saúde é fácil, basta agendar uma consulta com o médico que acompanha o pré-natal e perguntar tudo a respeito.
Mas até lá, não custa nada matar a curiosidade. Veja agora as posições corretas para dormir na gestação e aproveite melhor suas noites de sono!

Na hora de escolher a posição, não é só o conforto que conta

Claro que o conforto é fundamental, mas na hora de escolher a melhor posição para dormir durante a gravidez, outros fatores devem ser levados em conta. Um deles é a época em que você se encontra na gestação.
Por exemplo, se estiver no primeiro trimestre, de acordo com os especialistas, não há problema algum em dormir de bruços, posição que pode ser adotada até o quinto mês.
Mas depois disso, provavelmente a barriga e os seios estarão grandes demais e deverão causar desconforto.
Então, por via das dúvidas, depois do primeiro trimestre, tome cuidado. Por exemplo, você sabia que o sangue flui melhor pelo cordão umbilical quando você está deitada de lado – e sobre o lado esquerdo?
E quando o sangue flui melhor, a oxigenação e o envio de nutrientes para o seu bebê também ficam melhores ainda.
Esse fato é observado pelos médicos durante o trabalho de parto, por isso, essa é posição recomendada pelos especialistas para grávidas a partir do segundo semestre.

 

E de barriga para cima, não pode?

Ao contrário do que muita gente pensa, essa posição também não é muito bem vista pelos médicos a partir do quarto mês de gravidez.
De acordo com os médicos, o peso do útero comprime a veia cava, o que pode causar mal estar e até falta de ar.
Por isso, se você acordar no meio da noite com esses sintomas e perceber que estava dormindo de barriga para cima, não se assuste: basta mudar de posição, deitando sobre o lado esquerdo.
O mesmo vale se perceber que estava de bruços. Deite de lado e volte a dormir, aproveitando uma boa noite de sono para repor as energias.

 

Táticas para dormir melhor durante a gravidez

A gravidez é uma época de transformações, com o corpo gradualmente se adaptando para gerar um outro ser.
Só que nem sempre toda essa adaptação é muito confortável para a futura mamãe, que muitas vezes vê seu sono perturbado por azia, cãibras, síndrome das pernas inquietas e até ronco.
Alguns desses probleminhas são contornáveis, outros inevitáveis, mas a questão é que vários hábitos adquiridos, antes da gravidez, podem acabar agravando a situação.
Por isso, vale a pena ficar de olho em algumas táticas para melhorar suas noites de sono durante a gestação.

Não tem ainda plano de saúde? Calma que ainda dá tempo, mesmo se você já estiver grávida. Veja como contratar um plano de saúde no meio da gestação ou como uma grávida deve se planejar para contratar um plano de saúde.
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