fbpx
Ir para o conteúdo
Exames Para Homens Planos de Saúde

Quando devo marcar uma consulta com Urologista? Entenda aqui

Leitura: 4 min
2414 visualizações

Não é novidade para ninguém que, em boa parte das vezes, os homens tendem a ser mais teimosos e relutantes em cuidar da sua própria saúde, até mesmo em função do histórico machista da grande maioria das culturas. Por isso, saber quando devemos marcar uma consulta com urologista pode ser extremamente importante.

Esse médico especialista é imprescindível para que o público masculino possa atingir a plenitude do seu bem-estar e para que haja uma prevenção adequada de algumas patologias que, de outra maneira, poderiam se tornar sérias e potencialmente fatais.

Continue lendo este conteúdo e aprenda mais sobre esse assunto!

Quais doenças são tratadas pelo urologista?

O médico urologista é o responsável por diagnosticar e tratar as alterações que podem surgir no sistema urinário, que inclui diversos órgãos fundamentais para a saúde e o bem-estar do ser humano, tanto de homens quanto das mulheres!

Entre eles, podemos destacar os rins, a bexiga e os seus canais, como a uretra e os ureteres.

No entanto, esse especialista também é responsável pelo sistema reprodutor masculino, que inclui:

  • A próstata
  • Os testículos
  • O pênis
  • Os epidídimos e assim por diante.

Vale lembrar que a sua área de atuação inclui as glândulas adrenais (também chamadas de suprarrenais), que secretam hormônios, como a adrenalina e o cortisol.

Falando de patologias propriamente ditas, as mais comuns que são abordadas na urologia incluem as infecções de trato urinário, casos de impotência sexual ou ejaculação precoce, litíase renal (a famosa pedra nos rins), algumas situações de infertilidade, incontinência urinária, inflamações no trato urinário e assim por diante.

Quando devemos visitar o médico urologista?

Obviamente, depois de conferir as doenças que são tratadas pelos médicos urologistas, qualquer pessoa já sabe que deve marcar uma consulta com urologista no caso de uma dessas situações.

No entanto, não é apenas quando um sintoma surge que devemos procurar esse especialista, sobretudo, se quisermos manter nosso bem-estar e nossa saúde.

O ideal mesmo é que os pais levem seus filhos para uma consulta na urologia assim que eles entrarem na puberdade, antes ou depois de iniciarem a vida sexual, de forma similar ao que as mulheres fazem na ginecologia.

Isso permite o exame de genitais e a identificação de alterações patológicas, como fimose, hidrocele, entre outras.

Com que frequência devemos ir ao médico urologista?

Como vimos, é interessante marcar uma consulta durante o início da fase de puberdade, mas você não deve abrir mão de fazer outras marcações em outras etapas da vida.

É recomendável que os homens visitem o urologista, pelo menos, uma vez por ano, com o intuito de fazer os exames preventivos e garantir uma vida sadia.

Para mulheres, a recomendação não é diferente, embora uma visitação frequente com a ginecologista já seja uma boa alternativa para se prevenir de muitos problemas.

Quem já teve doenças nos rins e no aparelho urinário deve fazer um agendamento mais frequente, assim como quem apresenta algum sintoma nessa região.

Marcar uma consulta com urologista é uma forma de garantir que tudo está bem no seu sistema urinário, seja você um homem, seja você uma mulher.

Logicamente, para o público masculino, esse agendamento merece uma atenção especial, sobretudo se o histórico patológico apontar alguma doença ou um quadro nas vias urinárias.

Gostou de aprender quando marcar uma consulta com urologista? Então, compartilhe livremente este conteúdo em suas redes socais!

Entenda qual é o melhor plano de saúde para você (e para o seu bolso!)Powered by Rock Convert

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: