Ir para o conteúdo
Saúde

Conheça os Melhores Hospitais de São Paulo

Leitura: 6 min
653 visualizações

Neste texto, iremos discutir um pouco mais sobre os Melhores Hospitais de São Paulo – um pouco de sua história e, porque eles possuem tanto prestígio. Confira a seguir um pouco mais!

 

A História dos Hospitais

Antes de falarmos sobre os Melhores Hospitais de São Paulo, é importante entendermos a evolução na história dos hospitais.

O primeiro de que sabemos foi construído em 431 a.C., na atual Sri Lanka, no sul da Ásia. Mais de dois séculos depois, o imperador Asoka criou, na Índia, instituições especializadas em tratar doenças semelhantes aos hospitais de hoje em dia.

Já na Europa, sua introdução coube aos romanos, por volta de 100 a.C., ergueram locais para cuidar dos soldados feridos em batalha. Entretanto, foi apenas no século IV, com o crescimento do cristianismo, que os hospitais se expandiram.

O primeiro hospital no Brasil foi a Santa Casa de Misericórdia de Olinda, inaugurado em 1540 com a Igreja de Nossa Senhora da Luz. Ele funcionou até 1630, quando o conjunto foi saqueado por holandeses e depois incendiado.

 

A Saúde em São Paulo

Antes de falarmos um pouco mais sobre os Melhores Hospitais de São Paulo, é importante ressaltar como anda a saúde pela cidade. Como em muitas regiões do Brasil, a cidade de São Paulo conta com o sistema do SUS – Sistema Único de Saúde – que atende a boa parte de sua população. Além disso, há também o sistema privado de saúde, que conta com hospitais particulares e operadores que oferecem diversos planos de saúde.

No ano de 2027, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 826 milhões no setor de saúde – na construção de Ambulatórios Médicos de Especialidades, clínicas médicas especializadas, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial.

 

Confira os Melhores Hospitais de São Paulo

Colocamos os cinco Melhores Hospitais de São Paulo, confira um pouco mais sobre eles:

Hospital Sírio Libanês 

Este hospital teve diversos acontecimentos marcantes na sua história na área da medicina, sendo a pioneira na aplicação de diversas tecnologias no país, incluindo a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Brasil, a primeira telecirurgia guiada por robô no hemisfério sul – e, em 2003, tornou-se o primeiro hospital da América Latina a realizar exames de tomografia por emissão de pósitrons.

A instituição também é famosa por estar sempre nas mídias nacionais e internacionais – por conta das suas referências em medicina. De acordo com pesquisas da CVA Solutions, o Sírio Libanês foi escolhido o melhor do Brasil por 2 anos seguidos!

Além disso, é importante ressaltar que ele conta com 30 centros e núcleos de tecnologia de ponta, com especialidades em diversas áreas. Ele também tem vários projetos em parceria com o SUS nas áreas de transplantes cardíaco e hepático.

Hospital Israelita Albert Eistein

Sendo o único hospital brasileiro a ocupar o ‘top’ 50, a instituição tem mais de 60 anos de história e também foi nomeado o melhor hospital da América Latina.

O Hospital atua na medicina de alta complexidade – sendo referência na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças na área da oncologia, cardiologia, neurologia, ortopedia e cirurgia.

Além disso, o Albert Einstein administra 22 unidades públicas, como Unidades básicas de Saúde (UBS), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e hospital.

Hospital Oswaldo Cruz

Foi fundado em 26 de setembro de 1897, se destaca pelo projeto de modernização, iniciado na década de 80, o que o coloca entre os melhores hospitais particulares em São Paulo.

Dentre suas especialidades está o diagnóstico por imagem, que conta com um centro próprio, e um porte invejável de mais de 250 leitos de internação.

É referência em tratamentos de alta complexidade, como Oncologia, doenças digestivas, circulatórias e osteo musculares.

Hospital Beneficência Portuguesa

O hospital foi fundado em 1959 pela comunidade portuguesa e com o passar dos anos se expandiu bastante. Atualmente conta com 3 unidades na cidade de São Paulo.

Além disso, conta com 1080 leitos, 223 unidades de tratamento intensivo e 52 salas de cirurgia. A instituição ainda atua com destaque nas áreas de neurologia, cardiologia e oncologia.

Hospital Samaritano 

Fundado em janeiro de 1894, este hospital teve como objetivo o compromisso em atender todas as pessoas que fossem até lá, independente de raça, nacionalidade ou crença.

Sua equipe médica é altamente qualificada – com médicos especializados pelas melhores instituições nacionais e internacionais. Assim, o hospital compõe o UnitedHealth Group, grupo americano de excelência na área de serviços médicos, sendo considerado um hospital do mais alto nível.

Hoje a instituição é referência em cardiologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, trauma, oncologia, urologia, ginecologia e transplantes.

 

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: