Ir para o conteúdo
Saúde do idoso

Manual do idoso: veja como aproveitar melhor seu plano de saúde

Leitura: 4 min
4379 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já avisou: até 2050 o número de idosos deve triplicar no Brasil. Aqui, de acordo com o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento do órgão, a porcentagem de pessoas acima dos 60 aos cresce muito acima da média mundial. Hoje, 12,5% da população brasileira encontra-se nessa faixa etária, mas deverá chegar a 30% nas próximas décadas. Hoje a expectativa de vida do brasileiro é de 75 anos, mas não basta chegar lá, é preciso chegar lá com qualidade de vida.

Para isso, o plano de saúde é fundamental, inclusive por alguns apresentarem características especialmente voltadas para este público, que merece atenção especial. A terceira idade requer mais cuidados, maior frequência de acompanhamento médico e também mais exames. No entanto, nem todos sabem exatamente como tirar a maior vantagem do plano de saúde para idosos. Por isso nós separamos algumas dicas para que você aproveite seu plano ao máximo, um verdadeiro manual do idoso para aproveitar todos os benefícios a que tem direito.

Medicina preventiva: use e abuse sem medo

Prevenir nunca é demais e para quem já passou dos 60 a atenção deve ser redobrada. Aproveite seu plano para usar e abusar sem medo da medicina preventiva, planejando consultas e exames e aproveitando muito mais suas consultas com o seu médico. Anote todas as suas dúvidas, tudo o que tem sentido, e não esqueça de cumprir à risca todos os exames periódicos, mesmo que não esteja sentindo nada. Lembre-se que, se houver alguma coisa, quanto mais precoce o diagnóstico maiores as chances de tratamento e cura – em qualquer idade.

Planeje-se para ter saúde

Cada dia é uma dádiva que deve ser aproveitada em toda a sua plenitude. Então planeje seu dia para ter saúde, da alimentação aos exercícios físicos. Vá ao nutricionista e faça uma dieta balanceada personalizada, pergunte ao geriatra ou fisioterapeuta quais os exercícios que podem ajuda-lo a manter a musculatura em ordem e planeje sua semana de forma a ter saúde. Afinal, essa deve ser uma meta constante na vida de todos.

Atenção à rede credenciada

Na hora de escolher seu plano ou fazer a portabilidade, preste atenção na proximidade da rede credenciada com a sua casa. Há clínicas e hospitais por perto? E os especialistas que você precisa? Com a idade a locomoção fica mais difícil, o que desanima muitos idosos a frequentar os especialistas necessários para a manutenção da saúde. Preze a sua comodidade, mas não abra mão das visitas médicas.

Leia seu contrato com atenção

Praticamente todas as especialidades têm cobertura dos planos de saúde, mas você deve ficar atento à limitação de consultas e sessões, por exemplo. Para que você possa planejar seus tratamentos da forma adequada é preciso que conheça exatamente tudo – e em que quantidade – o seu plano de saúde cobre.

Orçamento sem susto

Fique atento às datas e aos percentuais de reajuste do seu plano. Ele é definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mas também ocorre por mudança de faixa etária. Para evitar sustos no orçamento, planeje-se com antecedência conhecendo quando essas mudanças de faixa ocorrem. Aqui você conhece as últimas resoluções da ANS sobre o reajuste anual. E aqui você sabe tudo sobre o reajuste por faixa etária.

Mas atenção: beneficiário do plano há mais de 10 anos que tenha 60 anos de idade ou mais não pode ter a mensalidade reajustada por mudança de faixa etária de acordo com a Lei nº 9.656/98.

Com essas dicas fica muito mais fácil aproveitar a melhor idade de forma saudável e tranquila. Se você ainda não tem um plano de saúde para idoso faça agora mesmo uma cotação online e invista em você. Afinal, como dizem, os 60 são os novos 40!

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: