Ir para o conteúdo
Bem-estar

Confira algumas dicas para aumentar a imunidade!

Leitura: 6 min
1008 visualizações

Aumentar a imunidade – principalmente em períodos complicados como os de pandemia – pode ser um grande benefício para a sua saúde.

Nesse texto iremos compartilhar algumas dicas valiosas sobre como aumentar a imunidade – explicando o que é o sistema imunológico, quais alimentos são importantes consumir, dicas e muito mais!

 

O que é imunidade?

Definimos imunidade como os mecanismos usados pelo nosso organismo como resposta contra substâncias estranhas em nosso corpo. Isso é desencadeado pelo sistema imune – que atua pelas ações de células de defesa e pela produção de anticorpos, que vão combater determinados antígenos. 

É importante ressaltar que a imunidade auxilia na prevenção do câncer e é essencial na defesa do organismo contra outras diversas enfermidades, conseguindo, dessa forma, manter a homeostase. Além de evitar o surgimento de doenças, a imunidade impede que uma doença progrida. Ele também atua na identificação ou destruição de células estranhas, mutantes ou danificadas.

E não podemos falar de imunidade sem citar o sistema imunológico – sendo ele o responsável por desencadear o processo de defesa, mantendo o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. 

 

Quais são os sinais de imunidade baixa?

Antes de falarmos sobre como aumentar a imunidade, precisamos definir quais os sintomas de quando ela está abaixo do recomendado. Além de desencadear doenças leves, como constantes resfriados e gripes, ela também apresenta sinais de:

  • Cansaço excessivo;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Infecções constantes;
  • Diarreia;
  • Náuseas e vômitos. 

 

Dicas importantes para aumentar a imunidade

Separamos algumas dicas super importantes para aumentar a imunidade e mudar seu estilo de vida, tornando-o mais saudável. Confira a seguir:

Tenha uma alimentação saudável

Preferir alimentos saudáveis, que são ricos em todos os nutrientes necessários para o corpo é essencial para garantir uma boa imunidade. 

Experimente acrescentar alimentos ricos em vitamina C, A e vitaminas do complexo B. Além disso, não esqueça do zinco, ferro e selênio – que são nutrientes que atuam diretamente no fortalecimento da imunidade!

Mantenha uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono e descansar corretamente é importante não só para a imunidade, mas também para a saúde física e mental em geral. É importante lembrar que, poucas horas de sono estimulam a liberação do cortisol – que se assemelha como uma substância ruim para a imunidade. 

Ter uma rotina de sono regular – priorizando as 8 horas de sono – é fundamental! Uma dica interessante de experimentar, é tentar acordar todos os dias no mesmo horário – até nos fins de semana – para que o corpo se acostume e descanse melhor. 

Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos reduzem o estresse e aumentam a produção de anticorpos no organismo. O ideal é fazer até 30 minutos de atividades todos os dias – tente praticar em casa com o auxílio de materiais simples, como uma cadeira ou até mesmo o próprio corpo.

Beba bastante água 

A desidratação é um risco muito comum – podendo atrapalhar na defesa do corpo e no transporte de nutrientes e substâncias, debilitando todos os sistemas.

Para manter o sistema imunológico equilibrado e ter um corpo saudável, é importante se manter hidratado. Não beba água só quando estiver com sede, priorize beber um pouco a cada momento – sendo o ideal 2l de água por dia!

Vale ressaltar que frutas fritas em líquidos – como a melancia – é uma ótima opção para se manter hidratado. Sem mencionar os sucos e vitaminas, que também são ótimas pedidas!

Evite o estresse!

Estresse em excesso é um dos principais motivos da imunidade baixa. As tensões que o estresse gera no dia a dia impedem que as células do corpo funcionem adequadamente.

Mesmo que pareça difícil fugir do estresse cotidiano, tente amenizá-lo investindo em atividades que lhe façam bem – seja ouvindo música, lendo algo, praticando exercícios físicos ou outras coisas. 

Reduza os alimentos industrializados

Alimentos como fast food e comidas congeladas – como lasanhas e pizzas – são cheias de conservantes e outras substâncias que fazem mal a saúde. Eles provocam infecções e abaixam a imunidade do corpo

Evite o álcool e o tabaco

Essas substâncias legais, assim como as ilegais, diminuem drasticamente a imunidade, deixando o organismo sem defesa e alheio a diversas infecções. Caso não consiga abandonar o álcool e o tabaco, procure reduzir seu consumo!

 

Confira alguns alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Aumentar a imunidade consumindo os alimentos certos é uma ótima forma de manter o sistema imunológico saudável e equilibrado. Confira alguns desses alimentos:

Vitamina A – pimentão vermelho, cenoura, brócolis, alface, ovo, acelga, espinafre, batata doce, manga e melão;

Vitamina C – brócolis, tomate, batata com casca, laranja, abacaxi, tangerina, morango, limão, manga, kiwi, mamão e melão;

Vitamina E – azeite de girassol, molho de tomate, azeite de oliva, sementes de girassol, avelã, amendoim, pistache, amêndoas, nozes, mamão e manga;

Probióticos – iogurte natural e leite fermentado (tipo kefir ou yakult);

Ômega-3 – sementes de chia, nozes, linhaça, sardinha, salmão, atum e arenque;

Selênio – farinha de trigo, trigo, arroz, castanha do pará, sementes de girassol, gema de ovo, frango, pão de forma, queijo e repolho;

Zinco – castanha, amendoim, castanha do pará, grãos integrais, gérmen de trigo, ostras, camarão, frango, peru, peixe, fígado e carne de vaca.

 

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: