Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Comprar plano de saúde: saiba como fazer isso com segurança!

Leitura: 6 min
292 visualizações

Antes de discutirmos um pouco mais sobre como comprar plano de saúde, temos que falar com pouco mais sobre esses planos. Basicamente, o plano de saúde é um serviço oferecido por operadoras, empresas privadas, com intuito de prestar assistência médica e hospitalar.

A lei 9.656 de 1998 disciplinou as atividades das Operadoras de Plano à Saúde, pessoas jurídicas de direito privado constituídas sob a forma de sociedade civil ou comercial, cooperativa, ou entidade de autogestão, que operem produtos ou serviços de Plano Privado de Assistência à Saúde, conforme seu art. 1°, II. 

A lei fornece o conceito de Plano Privado de Assistência à Saúde, com sendo uma prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós estabelecido, por prazo indeterminado, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde, pela faculdade de acesso e atendimento por profissionais ou serviços de saúde, livremente escolhidos, integrantes ou não de rede credenciada, contratada ou referenciada, visando à assistência médica, hospitalar e odontológica, a ser paga integral ou parcialmente às expensas da operadora contratada, mediante reembolso ou pagamento direto ao prestador, por conta e ordem do consumidor.

Como comprar plano de saúde?

Comprar plano de saúde é uma tarefa que requer muitas escolhas, que acabam envolvendo diversos serviços que precisam ser definidos antes da assinatura do contrato. Separamos algumas dicas importantes para lhe ajudar durante esse processo! Confira a seguir:

Saiba qual plano escolher

É preciso entender que existem diferentes planos – ou seja, diferentes contratos para cada tipo. O plano individual ou familiar pode ser contratado por uma pessoa física. Caso a contratação seja por meio de empresa, ele será um coletivo empresarial. Através de um sindicato ou associação, se torna um plano coletivo por adesão.

Avalie suas necessidades

Antes de assinar, é importante avaliar corretamente o que você irá precisar em um plano de saúde – para que todas as suas necessidades sejam atendidas. Sendo assim, fique atento com o número de pessoas que farão parte do plano, além da idade, os locais de atendimento, tipos de acomodação e a disponibilidade financeira!

Pesquise os tipos de plano

Atualmente, podemos contar com alguns tipos de plano, são eles:

·         Ambulatorial – com consultas, exames e terapias;

·         Hospitalar – com direito a internação.

É importante saber que o hospitalar pode ou não conter os serviços de obstetrícia – com direito a pré-natal, parto e pós-parto. Podemos também ter um plano mais completo, onde temos a junção do ambulatorial e o hospitalar – tendo ou não obstetrícia.

E por último, mas não menos importante, o plano odontológico ou plano referência – que permite consultas, exames, internação, parto e acomodação em enfermaria e entre outros.

Além disso, fique atento com o tipo de acomodação! Se você optar por um plano hospitalar, a acomodação poderá ser individual – onde você terá um quarto só seu, com mais privacidade e um custo mais alto – ou coletiva, onde você fica na enfermaria e tem um custo mais econômico.

Localidades

Os planos possuem a função de abrangência geográfica. Ou seja, o local de atendimento do seu plano. Ele pode ser por cidade, estado, grupos de cidades ou estados – ou então em todo o país.

Idade

Lembre-se, ao comprar plano de saúde, que a idade tem um poder muito forte na questão do custo. Quando mais velho você fica, mais alto o plano começa a ficar!

Redes credenciados

Antes de contratar um plano, confira quais as redes credenciadas – quais são os hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais da saúde que estão disponíveis para você.

Coparticipação ou franquia

Há planos que cobram um valor fixo por mês – esteja você usando ou não os serviços, a mensalidade sempre será a mesma. E outros que cobram uma mensalidade e acrescentam um valor adicional a ser pago por atendimento, consulta ou exames realizados no período.

Como posso contratar?

O plano de saúde individual têm sido cada vez mais difícil de ser adquirido pelos demais em nosso país, principalmente por conta do convênio médico preços ser bastante elevado – por isso, muitos não são disponibilizados para pessoas físicas independentes. 

A maneira mais usual de comprar plano de saúde é através da empresa. Na maioria das companhias, os funcionários recebem como benefício (que é descontada da sua bolsa auxílio) um convênio de saúde, determinado pela própria empresa. Contudo – por mais inacreditável que pareça – o convênio médico não é um benefício obrigatório por lei.

FAÇA SUA COTAÇÃO ONLINE COM DIVERSAS OPÇÕES DE PLANOS!

Como saber se o plano que você deseja contratar é seguro?

Para saber se o plano que você deseja contratar é seguro, solicite à empresa que vende o plano de saúde o número de registro da operadora e do plano no banco de dados da ANS. 

Vá ao site da ANS, e acesse a seção de informações e avaliações de operadoras, lá você poderá: 

Conferir se os dados da empresa realmente existem, de modo a evitar golpes;

Conhecer o desempenho da operadora de planos de saúde no programa de qualificação da ANS, evitando empresas que oferecem atendimentos ruins e inadequados para, com o beneficiário; 

A posição que a operadora ocupa no ranking das empresas de planos de saúde que mais recebem reclamações dos seus consumidores, a fim de evitar futuros transtornos. 

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: