Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Como um plano de saúde pode te ajudar a sair do sedentarismo

Leitura: 6 min
3264 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Sonho de muitos brasileiros, o plano de saúde, além de fornecer segurança voltada diretamente para saúde, complementa
a sensação de bem-estar, vitalidade, alegria e disposição.

Embora muitas pessoas não se atendem ao fato, o plano de saúde pode ser um grande aliado de pessoas que querem melhorar seu estilo de vida e abandonar o sedentarismo, se você ficou curioso, confira a seguir como um plano de saúde pode ajudar as pessoas a abandonarem o sedentarismo.

O que é sedentarismo? 

Antes de mais nada é preciso definir corretamente o sedentarismo. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, o sedentarismo é a ausência ou então a diminuição da prática de atividade física.

O conceito de sedentarismo está ligado diretamente com a quantidade de calorias gasta, seja através de atividades físicas ou então com tarefas diárias. Para ser considerada ativa, uma pessoa precisa queimar 2.200 calorias por semana, ou seja, cerca de 300 calorias diárias.

Pessoas com plano de saúde tem acesso mais fácil a médicos e nutricionistas

A maioria dos brasileiros já sabe quão difícil é conseguir uma consulta sem longas esperas pelo SUS, além disso, infelizmente o atendimento oferecido pelo sistema único de saúde não é dos melhores.

Pensando dessa forma é possível afirmar que uma pessoa que dispõe de plano de saúde, tem um acesso mais fácil e rápido à médicos e consequentemente nutricionistas, profissionais que prezam por hábitos saudáveis de seus pacientes.

Ter aceso de maneira mais rápida e eficaz a esses profissionais da saúde é algo que automaticamente leva a pessoa para uma vida com melhores escolhas com relação a hábitos saudáveis, afastando-a assim do risco do sedentarismo.

Plano de saúde promove uma série de ações educativas e preventivas

Pensando no bem-estar, tanto da população em gera, quanto de seus segurados, é comum que planos de saúde promovam uma série de ações educativas e preventivas. Algo que ocorre com frequência são ações educativas, onde os planos de saúde oferecem diversas oficinas e palestras onde são demonstrados quais são os melhores hábitos que uma pessoa deve seguir para ter hábitos e uma vida mais saudável, por exemplo.

Assim como as oficinas, aferições de dados como idade, peso, altura, IMC, glicemia, colesterol, são realizadas de maneira frequente por planos de saúde, é uma forma de analisar e conscientizar as pessoas sobre suas atuais situações de saúde, e com isso fazer com que hábitos como ingestão adequada de alimentos e prática de atividade física se tornem mais presentes em suas rotinas.

Ainda falando da série de ações realizadas pelos planos de saúde, algo que vem crescendo entre as operadoras, são as realizações de corridas e caminhadas.

Isso é uma maneira de conscientizar e mostrar às pessoas que elas podem participar de uma corrida, ter hábitos saudáveis e sair do sedentarismo. É comum encontrar quem diga que mudou hábitos e começou a praticar atividades físicas de maneira regular após participar de corridas organizadas por planos de saúde.

Em pesquisa divulgada pelo Ministério do Esporte em julho de 2015, o sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros. Esse percentual representa cerca de 67 milhões de pessoas, dessas, 50,4% são mulheres e 49,6% são homens.

O sedentarismo representa um risco a saúde dos brasileiros, evite esse estilo de vida. Se você anda desmotivado, desinteressado procure uma operadora de plano de saúde, esse pode ser o incentivo que falta para você abandonar de vez o sedentarismo e partir rumo a uma vida mais saudável.

Quais os outros benefícios de um plano de saúde? 

Maior segurança e qualidade

O primeiro dos benefícios importantes de se ter um convênio de saúde é a segurança por saber que se porventura você ou seus familiares precisarem de um atendimento médico, receberão o melhor possível, sem ter que esperar por horas. Esse sentimento de segurança proporciona um imenso ganho em qualidade de vida.

Expectativa de vida

Tendo boas condições de manter uma saúde em dia, viver mais se torna apenas uma consequência. Além disso, a contratação do serviço garante muito mais tranquilidade ao saber que se alguma doença aparecer, você receberá um atendimento digno.

Coberturas nacionais

Vale a pena investir em um plano com cobertura nacional. Caso viaje muito, estará sempre tranquilo sabendo que esteja onde estiver, se algum acidente acontecer, você será atendido como merece.

Adoecer com menor frequência

Pode parecer contraditório, mas sim, quem conta com um convênio de saúde, possui mais facilidades em agendar consultas de rotinas. Conseguindo assim focar na saúde preventiva evitando doenças mais graves.

Rapidez para marcar exames

O mesmo vale para os exames médicos, quando se conta com um bom convênio de saúde, conseguir agendar e realizar um exame, por mais específico e/ou detalhado que ele seja, é muito mais fácil e rápido do que quando se conta apenas com o SUS.

Facilidade em consultas

Quando se depende do sistema único de saúde, muitas vezes existem listas de espera de meses para conseguir uma consulta médica. Quando você possui um convênio de saúde, é muito mais rápido e simples conseguir se consultar com um médico.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: