Ir para o conteúdo
Alimentação

Como ter uma alimentação saudável gastando pouco

Leitura: 8 min
21359 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Muito se engana quem pensa que só ricos podem realizar uma dieta balanceada com refeições saudáveis. É possível ter uma alimentação saudável gastando pouco e todo mundo já sabe que comer bem não significa ingerir alimentos calóricos, pois na maioria das vezes eles não nos proporcionam nenhum benefício, podendo ainda ocasionar problemas de saúde como hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade e outros.

O melhor é marcar um médico pelo plano de saúde e ver quais os melhores alimentos para não deixar de ingerir nenhum nutriente, mas preparamos dicas especiais para ajudar. Quer saber como comer bem sem gastar muito? Então veja só!

Comer bem é para todos!

Independente da classe social, cor ou idade, é preciso ter cuidado com a alimentação para evitar problemas maiores com sua saúde! Para comer bem e ter uma boa saúde, além de se manter em forma, ingira alimentos saudáveis, os quais podem ser encontrados por um preço baixo em feiras e supermercados.

Entre os alimentos mais indicados para o consumo encontram-se as frutas, verduras e legumes, que além de muito gostosos, ainda proporcionam vários benefícios a nossa saúde.

O segredo também é fugir dos produtos industrializados, sendo cheios de gordura trans, sendo a pior gordura para o corpo, e variar bastante o cardápio, apostando em pratos mais coloridos, quanto mais colorido o prato melhor, pois cada cor representa um nutriente diferente. Para suprir as necessidades do corpo, os carboidratos devem compor 50% a 60% da alimentação, as gorduras 25%, e as proteínas 15%. Por isso, o importante é variar.

E, para gastar menos nas compras do mês, a maior dica é: organize-seAntes da compra, você deve ir aos supermercados fazer pesquisa de preços com uma lista de alimentos saudáveis que incluirá na sua dieta.

Além disso, vários alimentos podem ser encontrados por um bom preço nos mercados, basta saber aproveitar as promoções a fim não gastar muito. Em determinados dias da semana, os supermercados fazem promoções para estimular as vendas, por isso, esteja sempre de olho nas ofertas para adquirir bons produtos, assim você consegue comer bem e economizar nas compras.

Alimentação saudável gastando pouco!

Não adianta se desesperar, é possível perder os quilinhos extras que ganhou com uma dieta equilibrada e alimentação saudável. Preparamos algumas dicas para você gastar pouco e comer bem.

  • O reaproveitamento de sobras é uma arte que se reverte em reais, sendo assim é possível economizar muito no final da feira;
  • Crie a sua marmita ou escolha cardápios econômicos;
  • Fracione: é ideal dividir certos alimentos, como os congelados, por exemplo, por porções para evitar comer tudo de uma vez só;
  • Planeje as suas refeições: se alimentar mais vezes em porções menores é melhor que comer menos vezes e em mais quantidade;
  • Esteja atento às promoções dos produtos nos pontos de venda;
  • Respeite a sazonalidade dos alimentos;
  • Organize sempre sua geladeira para não esquecer nenhum alimento escondido atrás de outros;
  • Escolha fontes de proteína mais baratas, pois são igualmente nutritivas;
  • Faça uma planilha de gastos com os alimentos para ter uma noção do quanto está gastando e a quantos locais precisou ir para fazer as compras;
  • Acorde minutos mais cedo para fazer o café da manhã em casa, pois assim o valor gasto com alimentação na rua reduz bastante.

O que é necessário para uma alimentação saudável?

  •         Equilíbrio

Qualidade e quantidade são fundamentais. O ideal é consumir alimentos variados, sempre respeitando as quantidades recomendadas, comendo sempre de “tudo um pouco”.

  •         Variedade

É ideal que se tenha tipos de alimentos diversos, pegando sempre de tudo um pouco – desde carboidratos, fibras, proteínas e entre outros.

  •         Moderação

Algo completamente necessário, pois não se deve comer mais nem menos do que o recomendado, respeitando sempre a quantidade adequada para cada refeição.

Como gastar pouco na hora da Compra dos Alimentos?

Na hora de comprar, o que fazer para economizar? Veja as dicas para gastar pouco na hora de comprar alimentos abaixo:

  • Embale o que sobrou;
  • Veja a validade;
  • Faça uma lista;
  • Evite compras por impulso;
  • Congele o que puder.

Confira os melhores aplicativos para apreender a reeducar sua alimentação aqui.

Posso emagrecer gastando pouco?

É claro que sim. Adotando medidas de alimentação saudável, você eliminará a massa gorda do seu corpo e, consequentemente, perderá peso. É extremamente importante aliar alguma atividade física para potencializar os resultados de emagrecimento! E nem precisa pagar uma academia para isso, você pode realizar caminhada, corrida ou até mesmo andar de bicicleta, sem atrapalhar no seu orçamento, o importante é não ficar parado.

Confira essas dicas para emagrecer sem gastar muito:

  • Faça as contas e não se esqueça de incluir os pequenos gastos que você faz com alimentos que ingere na rua. Existem algumas lanchonetes que vendem sanduíches naturais, o que pode ser uma boa opção ao invés daquele salgado gorduroso;
  • Crie uma lista com itens que precisa ter em casa e compre apenas o que está nela;
  • Compre pouca quantidade das frutas que gosta, elas estragam com facilidade;
  • Alterne a compra das proteínas, segundo os valores e com as promoções que encontrar;
  • Opte por verduras e legumes da estação, pois estarão mais frescos e mais baratos;
  • Não esqueça de aliar a dieta à atividade física para um melhor resultado.

Consulte um especialista pelo Plano de Saúde para passar a dieta adequada!

Você pode conseguir emagrecer sem gastar muito através de boas substituições, cuidados e pesquisas de mercado, mantendo a regra alimentar determinada sem que isso pese muito no orçamento. Você nem precisa necessariamente incluir itens como pão integral, frutas orgânicas e barras de cereais em suas rotinas, basta reduzir a quantidade consumida e buscar a qualidade nos alimentos.

E mais, sabia que você pode continuar comendo diariamente arroz e feijão, sendo a famosa combinação brasileira? Basta aliar a uma porção de carne, verduras e legumes e não esquecer de colocar uma quantidade adequada, sendo pequenas porções para suprir boa parte das necessidades nutricionais diárias.

Mas mesmo com todas as dicas, a consulta a um médico especialista do plano de saúde é fundamental para que você opte por alimentos que reponham todos os nutrientes que você precisa.


Viu como é fácil? Não esqueça de marcar um nutricionista pelo plano de saúde, e montar junto com ele a melhor dieta para você. Ainda não tem plano? Não se preocupe, em nosso site, é possível fazer uma cotação online de um plano que caiba em seu orçamento, clique aqui e solicite uma tabela de preços.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: