Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Como saber qual o plano de saúde ideal para seu orçamento

Leitura: 8 min
5177 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Ter um plano de saúde é o terceiro maior desejo dos brasileiros, ficando atrás apenas da aquisição de uma casa própria, e de cursar uma faculdade. Esse desejo de ter acesso a um atendimento de saúde de qualidade é normal em um país onde o SUS não funciona de maneira correta, e a medicina particular é um tanto quanto dispendiosa. Porém, embora muitas pessoas queiram contratar um plano de saúde ideal para o seu orçamento muitas ainda não sabem como fazer isso caber no orçamento, se você é uma dessas pessoas, então confira nossas dicas a seguir.

Primeiro passo: entenda quanto você ganha e quanto é destinado para gastos com saúde!

Embora isso possa parecer algo óbvio, muitas pessoas não sabem corretamente quanto ganham por mês, portanto, sente, observe seu holerite e saiba exatamente quanto ganha, esse o primeiro passo para contratar um plano de saúde ideal para seu orçamento.

Pesquise as diferentes operadoras de saúde no mercado!

Quando você quer comprar algo você pesquisa o preço em várias lojas, não é mesmo? Na hora de contratar um plano de saúde não é diferente. Portanto, entre em contato com as operadoras de saúde sua região, questione todas elas sobre serviços oferecidos, preços, mensalidades e principalmente prazos de carência. Em hipótese alguma feche negócio com a primeira operadora que consultar, mesmo que os preços das mensalidades sejam um tanto quanto atraentes.

Saiba quais são as suas necessidades quanto aos cuidados com a saúde!

Antes de contratar um plano de saúde ideal para seu orçamento tenha em mente quais são as suas reais necessidades. Quantas pessoas farão uso do plano, que tipo de coberturas você deseja contratar. Atualmente há uma série de modalidades que podem fazer com que os preços variem. Planos para crianças, ou com planos obstétricos tendem a ser mais caros do que planos individuais ou então apenas para adultos. Contrate apenas o que irá utilizar.

Faça um planejamento adequado!

Tudo que é grandioso na vida de uma pessoa requer um planejamento. Seja a compra de um imóvel, de um carro e claro, a contratação de um plano de saúde ideal para seu orçamento. Após ter feito todos os passos anteriores, sente e coloque tudo em um papel, veja quanto a contratação do plano irá consumir do salário ao fim do mês. Evite gastos supérfluos e invista seu dinheiro em algo que seja realmente necessário, nesse caso, o pensamento sobre saúde, segurança, tranquilidade e bem-estar deve sempre ser colocado em primeiro lugar.

Busque por planos alternativos!

Não existem somente os planos de saúde individuais ou familiares, atualmente há uma série de planos coletivos que podem ser contratados pela empresa onde você trabalha, ou pelo sindicato de sua profissão. Esses planos geralmente oferecem grandes coberturas, possuem prazos de carências reduzidas, além de serem muito mais baratos do que planos de saúde clássicos.

Dicas de como encontrar um plano de saúde dentro do seu orçamento!

Faça uma pesquisa das operadoras dentro do que você consegue pagar

Os planos de saúde são produtos que exigem uma certa atenção e tempo de pesquisa antes da contratação, mas pela importância que ele terá na sua vida, garantimos que essa dedicação vale muito a pena.

Para ter mais segurança, procure saber mais sobre as operadoras por meio dos sites oficiais, mas não esqueça de levar em consideração as opiniões das pessoas que contrataram os planos, olhando em lugares como o Reclame Aqui e o site da ANS.

Uma maneira de filtrar as melhores operadoras é conversar com pessoas conhecidas que já possuem plano de saúde. Pergunte se ela está satisfeito com a rede credenciada e como tem sido a experiência. O boca a boca pode fazer muita diferença na hora de escolher a melhor opção de plano de saúde ideal para seu orçamento.

Coloque os custos no papel

Se você quer economizar com um plano de saúde é crucial saber o quanto você está disposto a investir. Delimite um valor realista sobre o quanto você pretende e pode gastar sem comprometer o seu orçamento mensal.

Defina quais serviços você realmente precisa

Para ter um plano de saúde ideal para seu orçamento, é preciso estar atento a quais tipos de serviço você realmente precisa ter acesso. Homens não precisam de serviços de obstetrícia, por exemplo, o que torna os planos mais em conta. Ao mesmo tempo, se você frequenta apenas os hospitais próximos à sua casa e raramente viaja para fora do país, dificilmente irá utilizar a assistência internacional.

Liste as suas necessidades

Agora é a hora de pensar quais serviços são indispensáveis para você, mas seja realista. Se algo em particular te chamar atenção, mas você simplesmente não utiliza, talvez seja melhor deixar de fora da lista.

Para ajudar, faça as seguintes perguntas:

  • Quais hospitais eu sempre vou?
  • Tenho alguma condição médica que exige acompanhamento?
  • Com qual frequência eu vou ao médico?
  • Vou incluir dependentes no meu plano?
  • Os dependentes do meu plano necessitam de cuidados especiais (crianças, idosos etc)?
  • Minha família tem histórico de alguma doença específica?
  • Eu viajo muito e preciso de assistência em outros estados ou até mesmo no exterior?

Escolha os detalhes que podem fazer a diferença para você

Agora é a hora de decidir os detalhes da sua contratação, sendo que cada escolha pode ter influência direta no preço.  A coparticipação, por exemplo, reduz o valor das mensalidades, porém só funciona para aqueles que não têm uma utilização tão frequente do plano, visto que é necessário contribuir com uma porcentagem das consultas.

Estes são os pontos principais com influência no preço aos quais você deve se atentar

  • Modalidade: individual, adesão ou empresarial;
  • Acomodação: familiar ou individual;
  • Coparticipação: pagar uma mensalidade fixa ou contribuir com uma porcentagem das consultas;
  • Cobertura: regional, nacional, internacional;
  • Tipo de plano: ambulatorial ou hospitalar;
  • Acréscimos: com ou sem obstetrícia.

Contratar um plano de saúde é basicamente uma necessidade para todas as pessoas. Contar com a sorte não deve jamais ser uma opção. Portanto, agora que você já sabe como fazer para conseguir um plano de saúde ideal para seu orçamento, não perca mais tempo, entre agora mesmo em contato as operadoras de saúde de sua região e contrate um plano que seja ideal para seu dia a dia.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: