Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Como saber qual o melhor plano de saúde?

Leitura: 8 min
334 visualizações

Para saber qual o melhor plano de saúde para atender suas necessidades, é preciso ficar atento em quais benefícios ele oferece – além de pesquisar sobre a seguradora de saúde, quais hospitais ficaram disponíveis, qual o modelo do plano e outras informações importantes, como a mensalidade e reajuste.

Hoje em dia, não existe um melhor plano de saúde – entretanto, existe aquele que melhor se adequa ao que você está precisando!

Neste artigo separamos algumas informações importantes para você que está buscando o melhor plano de saúde para sua vida!

CONHEÇA O MELHOR PLANO DE SAÚDE PARA VOCÊ!

O que é?

Após contratar o melhor plano de saúde para as suas necessidades, você terá disponível uma ampla rede qualificada de diversos serviços relacionados à saúde. Ou seja, você poderá consultar médicos, fazer exames em laboratórios, frequentar clínicas e hospitais sem se preocupar com o preço, desde que estejam em seu plano de saúde.

Frequentando essa rede, o seu pagamento é feito automaticamente pelo seu operador de seu plano médico. Ou seja, você autoriza o seu operador a pagar para si as despesas médicas que for frequentar.

Como saber se o convênio que você deseja contratar é seguro?

Para saber se o convênio que você deseja contratar é seguro, solicite à empresa que vende o plano de saúde o número de registro da operadora e do plano no banco de dados da ANS. 

Vá ao site da ANS, e acesse a seção de informações e avaliações de operadoras, lá você poderá: 

·         Conferir se os dados da empresa realmente existem, de modo a evitar golpes;

·         Conhecer o desempenho da operadora de planos de saúde no programa de qualificação da ANS, evitando empresas que oferecem atendimentos ruins e inadequados para, com o beneficiário; 

A posição que a operadora ocupa no ranking das empresas de planos de saúde que mais recebem reclamações dos seus consumidores, a fim de evitar futuros transtornos. Esse é um dos fatores importantes para achar o melhor plano de saúde para você!

Quais os benefícios do plano de saúde?

Maior segurança e qualidade

O primeiro dos benefícios importantes de se ter um convênio de saúde é a segurança por saber que se porventura você ou seus familiares precisarem de um atendimento médico, receberão o melhor possível, sem ter que esperar por horas. Esse sentimento de segurança proporciona um imenso ganho em qualidade de vida.

Expectativa de vida

Tendo boas condições de manter uma saúde em dia, viver mais se torna apenas uma consequência. Além disso, a contratação do serviço garante muito mais tranquilidade ao saber que se alguma doença aparecer, você receberá um atendimento digno.

Coberturas nacionais

Vale a pena investir em um plano com cobertura nacional. Caso viaje muito, estará sempre tranquilo sabendo que esteja onde estiver, se algum acidente acontecer, você será atendido como merece.

Adoecer com menor frequência

Pode parecer contraditório, mas sim, quem conta com um convênio de saúde, possui mais facilidades em agendar consultas de rotinas. Conseguindo assim focar na saúde preventiva evitando doenças mais graves.

Rapidez para marcar exames

Isso vale para os exames médicos, quando se conta com um bom convênio de saúde, conseguir agendar e realizar um exame, por mais específico e/ou detalhado que ele seja, é muito mais fácil e rápido do que quando se conta apenas com o SUS.

Facilidade em consultas

Quando se depende do sistema único de saúde, muitas vezes existem listas de espera de meses para conseguir uma consulta médica. Quando você possui um convênio de saúde, é muito mais rápido e simples conseguir se consultar com um médico.

ENCONTRE ESSES BENEFÍCIOS POR AQUI!

O que o plano de saúde não cobre?

Os planos de saúde não podem negar a realização de um exame, especialmente se ele for solicitado por um médico, a fim de definir um diagnóstico médico.

Além de fiscalizar e regulamentar todo o setor, apenas a ANS pode e permitir exclusões de tratamentos e exames de acordo com a legislação, exclusões essas que inicialmente são situações como apenas como as seguir:

·         Tratamento clínico ou cirúrgico experimental;

·         Procedimentos clínicos ou cirúrgicos para fins estéticos;

·         Órteses e próteses com foco na estética;

·         Inseminação artificial;

·         Tratamento de rejuvenescimento;

·         Tratamento de emagrecimento com finalidade estética;

·         Fornecimento de medicamentos importados não-nacionalizados.

Esses são apenas alguns exemplos dos procedimentos e situações que podem ser negados pelos planos de saúde, segundo as regras impostas pela ANS.

Melhor plano de saúde: Rede credenciada X rede própria

Outra questão que deve ser levada em conta é em quais hospitais e laboratórios o plano é aceito. Algumas operadoras têm rede própria de atendimento, ou seja, suas próprias equipes e estruturas. 

Outras preferem focar apenas em seguro e oferecer serviços em redes credenciadas. Neste caso, os centros clínicos, hospitais e médicos não são da rede própria da Seguradora/Operadora, mas possuem convênio com aquele plano e atendem seus beneficiários.

É importante ressaltar que os prestadores credenciados podem atender apenas alguns planos de uma operadora. Então, na hora de escolher a unidade de atendimento, certifique-se de que atenda ao plano que você contratou. 

O plano de saúde deve observar os procedimentos e eventos em Saúde listados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

Melhor plano de saúde: familiar ou individual?

Esse tipo de plano normalmente é feito diretamente entre o beneficiário e a operadora do plano de saúde. Nesse caso é necessário que o beneficiário contate a operadora ou o corretor. 

Para fazer esse tipo de contratação, é necessário saber as informações básicas sobre os números de beneficiários. Isso além do tipo de modalidade a ser contratada e local onde você ou sua família serão atendidos. 

Com isso em mente é possível saber qual o tipo de plano ideal. Se tiver a intenção de ter filho futuramente, é importante ainda que seu plano de saúde tenha cobertura obstétrica.

DIVERSOS TIPOS DE PLANOS DE SAÚDE AQUI!

Como funciona o reajuste das mensalidades do convênio?

Os planos de saúde individuais ou familiares só podem ser reajustados de duas maneiras: 

  • De acordo com o reajuste anual, definido pela ANS, na data de aniversário do convênio
  • De acordo com o reajuste por mudança de faixa etária. 

Em relação ao segundo item, solicite a empresa que vende o plano de saúde os valores das mensalidades de todas as faixas etárias, desse modo você conseguirá ter alguma ideia desses valores. O primeiro reajuste por mudança de faixa etária acontece aos 19 anos de idade. Após isso, ele ocorre de 5 em 5 anos, sendo o último reajuste, aos 59 anos de idade.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: