Como prevenir o câncer de pele?
O câncer de pele é o tipo de câncer mais incidente em toda a população mundial. Cerca de 25% de todos os tipos de cânceres humanos são de pele. O câncer de pele é uma grande preocupação de governos, médicos e planos de saúde mundo a fora.
O Câncer de pele é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células epiteliais. Qualquer célula da pele pode originar um câncer, dessa forma, há diversos tipos de câncer de pele. Confira a seguir quais são os tipos existentes dessa doença que assusta e acomete pessoas do mundo inteiro.
Tipos de câncer de pele
Os cânceres de pele podem ser divididos em câncer de pele não melanoma e câncer de pele melanoma.
Dentro do tipo de câncer de pele não melanoma podemos citar o carcinoma basocelular, que é mais frequente e menos agressivo e também o carciona espinocelular, mais agressivo, porém menos frequente. Nesse tipo de câncer de pele, cerca de 80% são carcinoma basocelular, e 20% são espinocelular.
Já o melanoma cutâneo é o mais perigoso tipo de câncer de pele, pois ele tem a capacidade de invadir outros tecidos e órgãos e dessa forma se espalhar pelo corpo. A boa notícia é que o melanoma cutâneo tem incidência bem inferior aos outros tipos de câncer de pele.
Quais são as melhores maneiras de se prevenir o câncer de pele?
Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos provenientes das radiações Ultravioletas são as melhores estratégias para prevenir o surgimento do câncer de pele. De acordo com a SBD – Sociedade Brasileira de dermatologia as melhores medidas para prevenir o câncer de pele são:
- Utilizar chapéus, camisetas e óculos de sol diariamente;
- Evitar exposição solar direta entre as 10 e 16h;
- Sempre que estiver na praia ou piscina, utilizar barracas feitas cm tecido de algodão ou lona que absorvem cerca de 50% da radiação solar;
- Observar a pele de maneira regular sempre à procura de novas pintas ou manchas;
- Utilizar filtros protetores solares diariamente e não somente em horários de lazer ou diversão, reaplicando o produto a cada duas horas;
- Evitar que crianças e bebes se exponham ao sol. O uso do protetor solar é permitido a partir dos seis meses de vida;
- Realize consultas frequentes ao dermatologista.
O plano de saúde pode ser grande aliado na prevenção e combate ao câncer de pele
Ter um plano de saúde é altamente benéfico na prevenção e no possível tratamento do câncer de pele.
No que diz respeito a prevenção, ter um plano de saúde facilita o acesso do paciente a consultas frequentes com dermatologistas, além de poder realizar uma série de exames que proporcionam maior controle e segurança sobre o surgimento de um possível câncer de pele.
Como citado anteriormente, cerca de 25% de pessoas de todo o mundo são acometidas por câncer de pele anualmente, nesse momento ter um plano de saúde também faz toda a diferença para o paciente. O tratamento do câncer de pele é de péssima qualidade na rede pública de saúde e muito caro em serviços particulares, sendo assim, ter um plano de saúde é uma excelente forma de ter acesso aos diferentes níveis de tratamento para esse tipo de doença.
Não dê sorte para o azar. Proteja-se de todas as formas, desde o simples uso de um filtro solar até a contratação de um plano de saúde. Pense na sua saúde e na de toda sua família, entre em contato com as operadoras de saúde se rua região e contrate um plano de saúde que atenda totalmente às suas necessidades.