fbpx
Ir para o conteúdo
Bem estar Emagrecer Exercícios Físicos Saúde

Como não sentir fome no processo de emagrecer

Leitura: 8 min
4694 visualizações

Para muitas pessoas, tentar perder peso significa necessariamente sentir muita vontade de comer. De fato, esse é um processo nem sempre fácil, mas também não precisa ser sofrido. Você pode, sim, eliminar gorduras acumuladas sem abrir mão da saciedade. Como não sentir fome, afinal?

A resposta é simples. Perder peso sem sentir aquela “fome de leão” ou, ainda, um grande desconforto com a dieta escolhida é um objetivo que pode ser alcançado por meio de medidas simples de reeducação alimentar e, até mesmo, de um melhor conhecimento da relação que você tem com a comida.

Neste post, daremos alguns conselhos para você aprender como não sentir fome durante o processo de emagrecimento. Veja!

Não pule as refeições

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que passar fome ou, ainda, pular alguma refeição principal do dia não vai levar a uma perda de peso. Pelo contrário, causará um maior estoque de gordura em seu corpo e prejudicará muito a sua saúde. Então, não deixe de se alimentar nos horários devidos.

Perceba a sua relação com a comida

É necessário conhecer o seu corpo observando os momentos em que ele, de fato, precisa de alimentos ou nos quais a comida é ingerida por impulso, excesso ou, simplesmente, porque você viu algo e deseja comer.

Evite comer até o estômago ficar cheio

Após essas constatações, é importante criar uma nova relação com a comida. Ela deve ser ingerida somente se o seu organismo precisar. Portanto, consuma apenas a quantidade necessária para matar a sua fome. Assim, você não fica cheio e nem com a barriga inchada de tanto comer.

Coma devagar

A saciedade é percebida pelo nosso organismo devido à ação de substâncias químicas que são liberadas por células do sistema digestivo. Elas são transportadas pela corrente sanguínea e chegam até os centros cerebrais que controlam a fome e a saciedade. Logo, comer devagar auxilia nesse processo.

Opte por uma alimentação equilibrada e saudável

Para evitar que, mesmo com o controle da alimentação, você sinta fome, é preciso tornar cada refeição um verdadeiro ritual com pratos coloridos e variados. Mastigue, pelo menos, 30 vezes a cada garfada, saboreando realmente a comida, pois, dessa forma, a absorção dos alimentos será maior, e a sua saciedade, também.

Outro ponto relevante é trocar os alimentos gordurosos, muito doces, industrializados e calóricos por opções mais saudáveis, compostas por bastante água e fibras, como frutas, verduras e legumes.

Com essa mudança em seus costumes alimentares, será possível não apenas eliminar quilos pela menor ingestão de calorias, mas também obter saciedade por um período maior de tempo. Isso acontece porque alimentos naturais e leves demoram mais para serem digeridos, induzindo a menores níveis de insulina no sangue.

Inclua na dieta os alimentos ricos em fibra

Se você quer mais dicas de como não sentir fome durante o período de dieta, saiba que os alimentos ricos em fibras diminuem o esvaziamento gástrico e, por isso, aumentam o tempo de saciedade após a refeição. Sendo assim, não deixe de incluir, em seu menu, saladas e frutas, grão de bico ou feijão e cereais, por exemplo.

Não se esqueça das proteínas

Carne vermelha, frango, ovos e peixes são exemplos de proteínas indispensáveis em refeições principais, especialmente no almoço e no jantar. Essas opções são absorvidas pelo organismo de maneira mais lenta, logo, favorecem a sensação de saciedade. Outra recomendação é ingerir o macarrão integral com molho à bolonhesa e uma fatia de frango.

Insira castanhas, quinoa e soja no menu

Tais alimentos auxiliam na queima de gordura corporal. As castanhas, por exemplo, contam com gorduras monoinsaturadas. Elas evitam os picos de açúcar circulante e tornam o processo digestivo mais lento. Já a quinoa e a soja têm proteína de alto valor biológico, a qual também prolonga a digestão.

Coma porções saudáveis de três em três horas

Adote, ainda, o importante hábito de se alimentar em pequenas porções saudáveis a cada três horas porque, dessa maneira, você não deixará o seu corpo sentir muita fome. Essa é uma forma de ingerir uma quantidade menor de calorias, favorecendo a queima e a perda de peso.

Não belisque os alimentos

O costume de beliscar os alimentos gera falta de vontade para degustar uma refeição completa. No entanto, habitua o organismo a aceitar pequenas porções a todo o momento, inclusive as guloseimas. Assim, a quantidade de calorias consumidas ultrapassa a dos pratos que seriam ingeridos de forma regular.

Beba bastante água

A água também é uma aliada essencial em sua luta para emagrecer sem sentir fome. Vale destacar que, muitas vezes, o que você sente não é vontade de comer, mas sede, já que a maior parte do organismo humano é formada de água.

Por isso, é preciso que você consuma, de maneira diária, de dois a três litros de água. O líquido vai não apenas hidratar o seu corpo, mas também vai auxiliar na eliminação de toxinas existentes.

Pratique exercícios antes de sentir fome

Um estudo da Universidade de Griffith, na Austrália, relacionou a sensação de saciedade com a realização de exercícios físicos. A conclusão é que a prática de atividades, como caminhada e natação, reduz, de duas a nove horas, a ação do hormônio da fome (grelina), o qual é produzido no estômago e no pâncreas.

Alimente-se logo após as atividades físicas

Comer carboidratos até duas horas após o exercício físico é importante para repor o glicogênio muscular, gerando fonte de energia para o nosso corpo. Os itens alimentícios integrais liberam a glicose de maneira mais prolongada, logo, dê preferência a eles. Uma dica é optar por um sanduíche de pão integral com peito de peru e queijo branco ou, ainda, legumes, carnes magras grelhadas, cozidas e assadas e arroz integral.

Durma bem

A insônia afeta os hormônios associados ao apetite, de forma a contribuir para o aumento de peso. Por isso, é importante dormir bem, levando em conta tanto a quantidade de horas quanto a qualidade do sono. Vale lembrar que o fato de ficar muito tempo acordado gera, ainda, vontade de comer mais.

Com as nossas dicas de como não sentir fome, fica muito mais fácil emagrecer, concorda? Para segui-las, é fundamental ter determinação e fazer uma mudança definitiva nos hábitos alimentares. Ingerir menos produtos industrializados e optar por alternativas naturais, como frutas e verduras ricas em fibras, é a melhor maneira de perder peso sem sofrimento.

E então, gostou do nosso post? Se você está em processo de emagrecimento ou tem alguma outra dica, sinta-se à vontade para comentar abaixo!

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: