Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Como cuidar da imunidade: dicas e como o plano de saúde te ajuda!

Leitura: 7 min
228 visualizações

Você sabe como cuidar da imunidade adequadamente? Em tempos difíceis – como os de pandemia – é fundamental cuidarmos da nossa imunidade, pois é ela que irá nos protege contra diversos tipos de condições – como doenças causas por vírus ou bactérias.

Nesse artigo, iremos discutir um pouco mais sobre como cuidar da imunidade – como saber se meu sistema imune está abaixo, quais mudanças de hábitos na rotina e na alimentação ajudam na imunidade e entre outros

O que é o sistema imunológico?

Não podemos falar de como cuidar da imunidade sem mencionarmos o sistema imunológico – que é responsável pela proteção do nosso organismo, evitando que substâncias estranhas e patógenos atacam nosso corpo.

Esse sistema é bastante complexo e envolve um monte de células e órgãos que, quando em conjunto, funcionam como uma grande barreira de proteção.

A capacidade do nosso corpo de proteger-se contra agentes maléficos é chamada de imunidade – que é composto pela porção branca do sangue, responsável pela produção de anticorpos nos momentos em que o organismo é exposto a algum corpo estranho.

Além disso, a imunidade pode ser classificada de duas maneiras: inata e adquirida:

·         Na inata, as pessoas já nascem com os mecanismos que a promovem;

·         Enquanto a adquirida as pessoas costumam desenvolver durante a vida.

Como um plano de saúde pode me ajudar?

Muitas vezes, deixamos de cuidar da saúde por falta de tempo – ou porque não queremos aguardar para o agendamento de uma consulta pelo sistema público de saúde.

Por isso, contratar um plano de saúde – por mais simples que seja – pode ser uma grande oportunidade para você melhorar não apenas a sua imunidade, mas também sua qualidade de vida no geral.

Nele você encontra facilidade para encontrar médicos adequados – além de cobertura em exames, consultas e laboratórios. Quer saber mais? Faça sua cotação e fique alinhado quanto aos preços!

Como saber se estou com a imunidade baixa?

Outro fator importante para saber como cuidar da imunidade, é entender os sinais de quando ela está muito baixa.

Um ponto importante a se destacar é quando você sente diariamente os sintomas de gripes ou resfriados – esse pode ser um primeiro sinal de que seu corpo não está produzindo organismos defensores dessas doenças.

A baixa imunidade do corpo pode causar doenças frequentemente. Para ficar atento a isso, separamos alguns sintomas que podem ocorrer em períodos de imunidade baixa. São eles:

  • Diarreia;
  • Náusea;
  • Infecções recorrentes;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Cansaço excessivo;
  • Vômitos.

Como cuidar da imunidade com alimentação!

Sabe um dos melhores métodos de como cuidar da imunidade? É com a alimentação. Um prato de comida bem equilibrado, com os ingredientes certos pode fazer a diferença no estímulo de boa saúde e bem-estar.

Os alimentos in natura são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que conseguem auxiliar na manutenção do nosso sistema imunológico – fortalecendo-o e promovendo outros benefícios para nossa saúde.

Tomate

Ele é um ótimo aliado para combater as doenças cardiovasculares, removendo até mesmo os radicais livres do organismo. O tomate é rico em licopeno.

Água

Beber ao menos 1,5l ao dia é o suficiente para manter o corpo hidratado. E lembre-se, hidratação é sinônimo de imunidade alta. Troque seu refrigerante por um copo de água bem gelado!

Carnes, peixes, aves, feijão e leite

Esses alimentos contém selênio e zinco – a deficiência dessas substâncias pode causar diversas doenças imunológicas.

Gengibre

Além de melhorar o processo digestivo, o gengibre fortalece o sistema de defesa do organismo e ainda possui uma ação bactericida. O chá de gengibre com alho é uma ótima opção para afastar gripes e resfriados.

Alho e cebola

Essa dupla é excelente para o sistema imunológico – pois possuem substâncias que estimulam as enzimas e inibem o crescimento bacteriano. Que tal adicionar um pouco de alho e cebola no seu cardápio?

Laranja, morango, manga e o pimentão

São ricos em vitamina C e conseguem aumentar a produção de leucócitos – uma célula de defesa que estimula a resistência no organismo.

Azeite e salmão

Esses dois são ricos em ômega 3. Além disso conseguem auxiliar as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando na imunidade do organismo.

Brócolis e cenoura

Quando temos uma deficiência de vitamina A, são esses dois a quem devemos recorrer. Quando não temos essa vitamina o suficiente no corpo, ocorre uma redução na produção de linfócitos – o que aumenta a probabilidade de infecções.

Suco verde

Sendo bastante popular nas dietas para emagrecer, o suco verde também consegue ajudar na imunidade – sendo rico em clorofila, zinco, ferro e vitamina C.

Suplementos e vitaminas podem melhorar o seu sistema imunológico!

Vitamina C

Uma das vitaminas fundamentais para cuidar do sistema imunológico – pois ela protege as células, mantendo-as sempre saudáveis.

Além disso, ela consegue facilitar a absorção do ferro, prevenindo a anemia ferropriva. A vitamina C também consegue prevenir gripes e resfriados, principalmente por estimular o sistema imunológico e distúrbios da coagulação sanguínea e entre outras condições.

Própolis

É uma substância produzida pelas abelhas – ela auxilia na defesa da colmeia contra vírus, fungos e bactérias. Sendo assim, a própolis tem diversos benefícios à saúde.

Ela possui propriedades antissépticas – podendo ser usada no tratamento de feridas –, no fortalecimento do sistema imunológico, no tratamento de doenças das vias respiratórias e entre outros.

Vitamina D

Essa vitamina consegue assegurar que todos os órgãos vitais trabalhem de maneira eficaz e eficiente. Além dos benefícios ao sistema imunológico, ela também ajuda na mineralização óssea, sendo até mesmo benéfica no funcionamento do nosso sistema circulatório.

Probióticos

Esses produtos contêm bactérias que atuam de maneira benéfica no organismo – geralmente habitam o intestino.

Você sabia que mais de 70% do nosso sistema imunológico é controlado pelo sistema gastrointestinal? É por isso que essas bactérias são fundamentais para melhorar a digestão e proteger o organismo.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: