Ir para o conteúdo
Saúde da mulher

Como calcular sua fertilidade?

Leitura: 4 min
5076 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

O grande desejo da maioria das mulheres é ser mãe. Porém, nem todas têm facilidade em engravidar devido ao simples fato de não ter conhecimento de como calcular seu período fértil. Devido a essa dificuldade muitas mulheres buscam métodos alternativos para engravidar, confira a seguir como calcular o período fértil caso seu ciclo seja regular ou caso seu ciclo seja irregular.

Cálculo de fertilidade para mulheres com ciclo regular

Para calcular o período fértil é importante considerar que a concepção ocorre sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo normal que possui 28 dias. Sendo assim, para saber quando é o seu período fértil, é preciso contar 14 dias a partir da data em que a última menstruação desceu. A ovulação ocorrerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, esse período é conhecido como período fértil da mulher.

Cálculo de fertilidade para mulheres com ciclo irregular

Calcular fertilidade em um ciclo irregular não é seguro tanto para quem deseja quanto para que não deseja engravidar, pois como o ciclo menstrual não ocorre no mesmo período, as contas podem ser erradas.

Porém, uma forma de saber quando ocorre o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano toda a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

É um pouco complicado, mas se colocarmos em números fica mais fácil de ser observado, confiram o seguinte exemplo: Se o seu ciclo mais curto foi de apenas 22 dias e o seu ciclo mais longo teve 28 dias então temos: 22 – 18 = 4 e 28 -11 = 17. Dessa forma, pode-se concluir que seu período fértil ocorrerá entre os 4º e 17º dias do ciclo.

Plano de saúde é grande aliado das mulheres

No desejo de engravidar as mulheres tem no plano de saúde um grande aliado. Pois através de um plano de saúde de qualidade as mulheres podem realizar consultas regulares com seus ginecologistas que saberão como lidar com o caso de dificuldade de engravidar e certamente as irão ajudar a conseguir atingir esse desejo da melhor maneira possível. Além disso, os planos de saúde cobrem uma série de exames sanguíneos para dosagem de hormônios que muitas vezes são responsáveis pela dificuldade das mulheres em engravidar.

Outro grande auxilio que os planos de saúde podem oferecer às mulheres é a cobertura de exames de imagens como o ultrassom, por exemplo que pode diagnosticar uma série de problemas no ovário e no útero da mulher que dificultem a gravidez.

Quando a família crescer proteção é ainda mais importante

Assim como um plano de saúde é importante antes da gravidez, ele também se faz importante durante e após esse período tão belo na vida da mulher. Durante a gravidez e após a gravidez o plano de saúde cobre todas as despesas de um acompanhamento pré-natal, além de cobrir o parto e caso seja pré-acordado a criança também já nasce segurada pelo plano de saúde, o que traz segurança e tranquilidade para toda a família.

Mulheres não fiquem desesperadas, um plano de saúde é capaz de te auxiliar desde o cálculo de fertilidade até o nascimento do seu bebe, por isso se você ainda não é segurada por um plano de saúde entre em contato com as operadoras de saúde de sua região e contrate já o seu. Como citamos, ele traz segurança, tranquilidade e uma série de benefícios para você e toda sua família.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: