Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Como avaliar um plano de saúde com custo benefício

Leitura: 9 min
3618 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

O que os brasileiros mais procuram é um Plano de Saúde com Custo Benefício e qualidade — afinal, a saúde é sempre muito importante! Para isso, é necessário avaliar o que se busca em um plano de saúde, além de revisar o quanto quer gastar com seu bem-estar.

Neste conteúdo, abordaremos um pouco mais sobre o mundo dos planos de saúde, indo desde os métodos de contratação, benefícios, simuladores e as principais operadoras do mercado!

 

Mas afinal, o que é um plano de saúde?

O plano de saúde é um serviço oferecido por operadoras, empresas privadas, com intuito de prestar assistência médica e hospitalar.

O funcionamento é bem simples. Após se contratar um plano de saúde, você terá disponível uma ampla rede qualificada de diversos serviços relacionados à saúde. Ou seja, você poderá consultar médicos, fazer exames em laboratórios, frequentar clínicas e hospitais sem se preocupar com o preço, desde que estejam em seu plano de saúde.

Frequentando essa rede, o seu pagamento é feito automaticamente pelo seu operador de seu plano médico. Ou seja, você autoriza o seu operador a pagar para si as despesas médicas que for frequentar.

 

Por que devo contratar um plano de saúde?

Ter um plano de saúde com custo benefício, hoje em dia, é algo primordial — pois a saúde pública pode não atender às enormes demandas de busca, gerando atrasos. Prova disso é que, para marcar um simples exame pelo SUS, é necessário enfrentar uma enorme burocracia.

Infelizmente, a outra opção também é pouco atrativa, afinal, em um hospital ou laboratório particular o custo é absolutamente elevado. A saída nessas circunstâncias, portanto, é o plano de saúde, que proporciona maior segurança nos cuidados com o bem-estar do corpo.

Contratando um serviço individual, o contratante paga um valor mensal e recebe descontos ou até isenção de pagamento em muitos procedimentos relacionados.

 

O que interfere no valor de um plano de saúde?

Os fatores que interferem no valor de um plano de saúde com custo benefício dependem do plano, benefícios e entre outros. Confira mais a seguir:

Planos individuais

O ajuste conforme mudança de faixa etária é igual para qualquer tipo de plano, ou seja, sempre que você mudar de uma faixa etária para outra, o valor do seu plano subirá. Essas mudanças acontecem dos 18 aos 59 anos, com intervalos de 5 anos. A primeira mudança acontece dos 18 para os 19, a seguinte com 24, depois com 29 e assim por diante, até os 59. E a partir dos 59 não existe mais mudanças de faixa etária.

Já o ajuste anual não funciona da mesma forma para todas as categorias de plano. Como o próprio nome diz, o ajuste ocorre na data de aniversário de cada contrato. Para planos de saúde individuais e familiares, esses ajustes são limitados pelo índice da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), mas os planos podem aumentar menos do que o índice.

Planos empresariais/coletivos.

Ao contrário do que acontece nos planos individuais, nos planos de saúde coletivos os reajustes não são definidos pela ANS. Nesses casos, a Agência apenas acompanha os aumentos dos preços. Eles são reajustados através de livre negociação entre a operadora do plano de saúde e o representante do grupo contratante (empresa, fundação ou associação) e a ANS não interfere nessa negociação. Em 2018 o aumento máximo permitido pela ANS para planos de saúde individuais foi de 10%.

O que interne no valor de reajuste no caso de plano de saúde empresarial (ou coletivos) são o número de sinistralidades e a taxa de inflação médica, esses dois fatores combinados são o que definem o valor de um plano de saúde empresarial.

Existem várias categorias de planos de saúde que são oferecidos por diversas operadoras em todo o país. Saber o seu perfil, analisar preços com o uso de um simulador e pesquisar bem é o caminho para escolher o melhor plano para você ficar livre de problemas futuros!

 

Conheça alguns planos de saúde.

A seguir, confira algumas operadoras e seus diferenciais que oferecem o melhor plano de saúde com custo benefício da atualidade!

SulAmérica

Essa operadora tem mais de 120 anos de histórias, sendo uma das maiores seguradoras independentes do nosso país.

Os planos de saúde oferecidos pela SulAmérica são completos e diferenciados, pois conseguem trabalhar com três pilares fundamentais: o atendimento humanizado, as coberturas e a abrangência geográfica.

Além disso, eles possuem uma rede credenciada bastante completa, valor de reembolso ideal, serviços extras e um ótimo serviço para quem faz viagens regulares.

Há planos para quem viaja bastante que oferecem serviços diferenciados, tanto no Brasil como no exterior — como remoção médica, retorno de acompanhantes em caso de hospitalização por período superior a cinco dias, hospedagem de acompanhante por até cinco dias, remoção em caso de óbito e entre outros.

Amil

Segundo a BrandZ Brasil, a Amil é considerada uma das marcas de saúde mais valiosas do nosso país — sendo uma das operadoras mais requisitadas quanto a seus planos de saúde individuais, empresariais e familiares. Ao todo, são mais de 6 milhões de beneficiários.

Vale ressaltar que um dos benefícios dos planos de saúde da Amil é o tratamento especial para doenças crônicas, como a pressão alta, diabetes e entre outros.

Outro diferencial, que faz a Amil entrar na categoria dos melhores planos de saúde, é que a empresa oferece uma grande abrangência nacional e internacional, além de ser uma referência quando o assunto é resgate — tornando-se pioneira no Brasil quando o assunto é salvamento de vidas.

Seguros Unimed

A operadora Unimed possui diversos planos de saúde — que visam atender pessoas de diferentes idades, priorizando a qualidade de vida e o bem-estar de todos os seus beneficiários.

A operadora tem quase 300 médicos em diferentes especialidades — como ortopedia, pediatria, ginecologia e cardiologia. A Unimed também conta com outros profissionais complementares, como psicólogos e nutricionistas.

Um dos seus diferenciais é a possibilidade de carência de até 24 horas para serviços de urgência e emergência. Já na área de obstetrícia, a carência é de 300 dias para parto — quando o bebê está no tempo de nascer.

Bradesco Saúde

O Bradesco oferece diversos planos no seu eixo de saúde — tendo ao seu dispor um atendimento diferenciado e com um nível de excelência espetacular.

Além de oferecer uma ampla rede credenciada, você conta com vantagens exclusivas quanto à assistência médica. Um dos diferenciais é que todo beneficiário do Bradesco Saúde pode contar com serviços e informações ‘online’ disponibilizados, além de uma central de atendimento por telefone que funciona 24 horas, diariamente.

É importante ressaltar que, além de todos esses benefícios, os planos também oferecem descontos especiais de até 60% em medicamentos — sendo mais de cinco mil estabelecimentos conveniados Bradesco por todo Brasil.

Mas o que todo mundo gosta, é que o Bradesco Saúde considera a data de pagamento da primeira mensalidade como a da efetivação do plano — ou seja, dependendo da modalidade escolhida, é possível ter carência zero!

Omint

A Omint é uma empresa que possui diversas opções de assistência médica e odontológica em variados níveis — sempre tendo o foco na saúde de seus clientes e não na doença.

Vale destacar que ela possui umas grandes redes de hospitais, clínicas, laboratórios e médicos. Além de contar com a rede credenciada, você pode escolher o médico que quiser e contar com o processo de reembolso para ser atendido pelo profissional de sua confiança!

 

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: