fbpx
Ir para o conteúdo
Dieta Emagrecer

Chás para emagrecer: os 7 mais eficazes

Leitura: 7 min
6013 visualizações

Que atire a primeira pedra quem nunca teve dificuldade para emagrecer uma vez na vida. A verdade é que é difícil encontrar alguém feliz com seu próprio corpo, principalmente quando o assunto é aquelas gordurinhas a mais.

Elas insistem em aparecer com o avanço da idade, mas com todas as tentações de comidinhas rápidas e saborosas, o sobrepeso é cada vez mais um assunto comum mesmo entre jovens e crianças.

Nessas horas, os chás podem ser aliados poderosos para queimar calorias.

Mas que ninguém se engane: apesar de seus muitos benefícios, os chás não substituem a consulta ao nutricionista do plano de saúde nem a elaboração de um plano alimentar individualizado.

No entanto, quando feitos com substâncias conhecidas como termogênicas, eles podem potencializar os efeitos de uma dieta bem elaborada.

Os termogênicos aceleram o metabolismo e a temperatura corporal, colaborando para que a dieta feita pelo especialista seja ainda mais eficiente.

Mesmo sendo naturais, entretanto, pergunte ao seu nutricionista ou cardiologista do plano de saúde se você pode fazer uso desses chás, já que alguns podem ser contra-indicados para hipertensos ou cardíacos, por exemplo. Conheça agora os 7 chás mais eficazes para emagrecer.

emagrecer

Chás para emagrecer: os 7 mais eficazes

1 – Gengibre com abacaxi

Ótimo para atuar complementando as refeições, já que evita a retenção de líquidos e ainda aumenta a sensação de saciedade, ao mesmo tempo em que acelera o metabolismo.

Como é rico e fibras, o chá de gengibre com abacaxi também ajuda o funcionamento do intestino.

No entanto, não o use como remédio, qualquer problema intestinal deve ser levado ao seu médico do plano de saúde.

Não esqueça que você tem uma grande gama de consultórios, clínicas e laboratórios para a realização de qualquer exame necessário.

Para preparar o chá de gengibre com abacaxi, basta adicionar a casca de meio abacaxi e a casca de 1 laranja a 1 litro de água e deixar ferver por 3 minutos com 1 colher de sopa de gengibre.

Depois desligue o fogo, adicione 1 colher de sopa de carqueja, tampe e deixe repousar por 5 minutos antes de consumir.

emagrecer

2 – Chá de 30 ervas

Há quem diga que esse chá pode emagrecer até 10 Kg em 1 mês, mas o melhor mesmo é ir ao nutricionista do seu plano de saúde e combiná-lo com um bom plano alimentar individualizado.

A mistura das 30 ervas pode ser encontrada pronta em lojas de produtos naturais. Para fazer o chá, basta adicionar 3 colheres de sopa desse mix a 1 litro de água fervente.

Consuma ao longo do dia, inclusive gelado. No verão é uma ótima opção – mas não deve substituir refeições nem a água natural.

3 – Chá de raiz de bardana

Apesar de ainda ser uma erva pouco conhecida, a bardana é ótima como desintoxicante natural. Seus benefícios, no entanto, vão além do efeito detox.

A bardana também ajuda a purificar o sangue e a fortalecer o sistema imune – além do fígado e do intestino, duas importantes vias de eliminação das toxinas pelo organismo.

Ao promover a desintoxicação, o chá também colabora para a perda de peso.

O chá deve ser feito com a infusão de 3 colheres de sopa de bardana em 1 litro de água fervendo. Desligue o fogo e deixe a mistura tampada por 5 minutos antes do consumo.

emagrecer

4 – Chá de hibisco com canela

Ele tem feito o maior sucesso, tanto pelo seu sabor exótico, como pela sua coloração atraente e também pelo seu efeito emagrecedor.

O hibisco ajuda a desinchar o corpo eliminando o excesso de líquidos e, potencializado pela canela, colabora para acelerar o metabolismo e a facilitar a digestão.

Para fazer o chá, basta adicionar folhas secas de hibisco e um pauzinho de canela a 1 litro de água fervente. Deixe em pausa por 10 minutos e coe antes de beber.

5 – Chá de amora

Bastam entre 3 e 5 folhas de amora em 1 litro de água fervente para o chá de amora eliminar cerca de 1,5 Kg por semana.

A bebida, que pode ser consumida ao longo do dia quente ou gelada, é rica em fibras e leveduras. Dessa forma, ela facilita a digestão e ainda melhora o funcionamento do intestino.

6 – Chá de feno-grego e alcachofra

Você pode até achar essa mistura inusitada, mas como é rica em fibras ela ajuda a soltar o intestino e dá sensação de saciedade.

Além disso, esse chá ajuda a aumentar o metabolismo, o que faz com que a perda de peso seja mais acentuada. Ele também colabora para acabar com a retenção de líquidos, fazendo com que o corpo perca volume ao desinchar.

Para fazer o chá, coloque 1 colher de chá de sementes de fecho-grego em pó (ou fenacho) em uma xícara com 150 ml de água fervente, e 1 colher de chá de folhas secas de alcachofra. Deixe descansar por 10 minutos, coe e consuma.

7 – Faça seu próprio mix de ervas

Você também pode fazer seu próprio mix de ervas que ajudam a emagrecer. Algumas combinações que ajudam a perder peso são o chá branco, hibisco e cavalinha; chá verde, hibisco e dente de leão; ou chá verde, hibisco e amora.

O ideal, no entanto, é não misturar mais de 3 ervas por vez. Use também alguns termogênicos naturais para potencializar a ação do chá, como canela e gengibre.

Mas não coloque nenhum tipo de açúcar, que reduz a ação dos fitoquímicos; nem leite, cujo cálcio reduz a ação d chá; nem adoçantes, principalmente artificiais.
(Fontes: Vix, Tua Saúde, Estilo Uol e Mundo Boa Forma)

emagrecer

Para quem tem plano de saúde o ideal mesmo é buscar ajuda especializada de um nutricionista e usar os chás para potencializar a dieta.

Quem ainda não tem plano de saúde deve se lembrar que é muito fácil fazer um que caiba no seu orçamento: converse com um dos nossos vendedores especializados e conheça todos os produtos das operadoras que atuam na sua região.

Denise
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Denise Huguet

Jornalista formada pela PUC-RJ com certificação pela Rockcontent em produção de conteúdo. Já fui repórter, redatora, editora, assessora de imprensa e apresentadora de telejornal com passagens por jornais como O Globo, O Fluminense, A Tribuna e várias instituições de pesquisa e ensino. Desde 2010 me dedico integralmente à produção de conteúdo. Portfólio: https://denisehuguet.wixsite.com/dhcomunicacao

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: