fbpx
Ir para o conteúdo
Saúde Sem categoria

Conheça agora mesmo as causas da infecção urinária

Leitura: 5 min
595 visualizações

Você sente dor ao urinar? Esse pode ser um sinal de que há algo errado com o seu sistema urinário. Aliás, você sabe quais são as causas da infecção urinária? O problema atinge homens e mulheres, porém, na maioria das vezes acomete o público feminino porque o caminho percorrido pela bactéria infecciosa até a uretra é mais curto.

A infecção urinária ou a infecção do trato urinário (ITU) é uma doença provocada pela presença da bactéria Escherichia coli (E. coli) na uretra, na bexiga ou nos rins. Embora essa bactéria viva naturalmente em nosso intestino, quando ela atinge tais regiões acaba causando a enfermidade.

Neste post, vamos mostrar os principais sintomas da doença e quais são as causas da infecção urinária mais comuns. Veja!

Quais sintomas a infecção urinária provoca?

A infecção urinária tem diferentes designações, por exemplo: quando ocorre na uretra, chama-se uretrite; na bexiga é denominada cistite; nos rins é conhecida como pielonefrite.

Independentemente do tipo da doença, ela resulta em uma série de incômodos, sendo os seus sintomas mais comuns:

  • dor e ardor ao urinar;
  • dor ou pressão no baixo ventre (“pé da barriga”);
  • desejo de ir ao banheiro com frequência, mesmo com pouca produção de urina;
  • mau cheiro na urina;
  • urina avermelhada (com sangue);
  • mal-estar ou cansaço;
  • febre, dor lombar, perda de apetite, náuseas e vômitos, no caso de pielonefrite.

Quais são as causas da infecção urinária?

Confira, agora, quais são as causas da infecção urinária e evite contrair a doença!

Falta de água no organismo

A formação de pouca urina compromete a filtração do sangue pelos rins e favorece a presença de bactérias em órgãos do trato urinário. Por isso, a recomendação é beber, em média, dois litros de água por dia, de modo a possibilitar a limpeza das paredes da bexiga, dos ureteres e da uretra e, consequentemente, evitar infecções.

Imunidade baixa

Quando o sistema imunológico está enfraquecido, as defesas do nosso organismo não atuam de forma adequada. Tal quadro favorece uma série de doenças, inclusive as infecções urinárias devido ao ataque das bactérias. Pessoas com alguma infecção sexualmente transmissível também estão propensas a ter problemas no trato urinário.

Gravidez

O risco de infecções no canal urinário é maior durante o período de gravidez, no qual observa-se a ocorrência elevada de pielonefrite. A hipótese é que isso aconteça devido a alterações fisiológicas, histórico da doença e, até mesmo, enfermidades como o diabetes mellitus. O principal sinal é a dor para urinar e dor embaixo do ventre, além de outros incômodos.

Acúmulo de urina

Segurar a urina por muito tempo é um mau hábito que compromete o bom funcionamento do sistema urinário. Além de contribuir com a formação de bactérias na região, essa prática propicia a falta de dilatação da bexiga, fazendo com que fique algum líquido no órgão mesmo depois de o indivíduo urinar.

Pedras nos rins

As pedras nos rins também estão entre as causas de infecção urinária, isso porque elas impedem a eliminação por completo da urina, provocando o desenvolvimento de bactérias na bexiga e, por conseguinte, a doença infecciosa na região. |Assim como nos outros casos, é preciso procurar o médico para realizar o tratamento adequado e sanar o problema.

Higiene inadequada

As bactérias presentes no intestino podem se dirigir até a uretra caso, após a eliminação das fezes, a higiene for feita de forma inapropriada. Para evitar que isso aconteça, o ideal é passar o papel higiênico de frente para trás. O conselho vale para homens e mulheres, embora o público feminino tenha maior predisposição a contrair a infecção dessa maneira.

Ficou a par das causas da infecção urinária? Adotar boas práticas e fazer o check-up médico com regularidade é fundamental para prevenir a doença e ter mais qualidade de vida. Portanto, não deixe de tomar as devidas precauções e cuidar da sua saúde, a fim de alcançar o bem-estar e aproveitar melhor todos os momentos.

Agora que você já sabe quais são as causas da inflamação no trato urinário, que tal descobrir como combatê-la? Leia já o post como prevenir a infecção urinária!

Vicente
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Vicente Pinheiro

Gostou do que leu? Veja todos as postagens desse autor AQUI

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: