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Planos de Saúde Seus Direitos

Casos de Sucesso de Plano de Saúde, segundo o IDEC

Você já conhece o IDEC? Descubra os casos de sucesso de plano de saúde e veja como o instituto ajuda o consumidor a garantir seus direitos!

Leitura: 7 min
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Muita gente não sabe, mas quando alguém contrata um plano de saúde, não está sozinho nessa caminhada. Muito pelo contrário. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) coleciona casos de sucesso de plano de saúde para garantir seus direitos.

A entidade presta assessoria necessária para fazer valer tudo que tem direito e garantir a qualidade dos serviços de acordo com o que foi contratado. Conheça alguns desses casos de sucesso de plano de saúde e veja como fazer valer seus direitos.

casos de sucesso de plano de saúde

IDEC e os casos de sucesso dos planos de saúde

Fundado em 1987, o IDEC é, basicamente, igual a você. O instituto é formado por consumidores voluntários que se uniram para orientar, conscientiza e lutar pelos seus direitos.

Você pode contar com o IDEC em várias frentes. Alimentação, finanças, internet, telefonia, TV, mobilidade, energia ou saúde, são algumas das áreas de atuação. Para isso, o IDEC com uma equipe que trabalha de forma independente de empresas, governos ou partidos.

Por isso, se você está tendo problemas ou tem dúvida sobre a legalidade de algum procedimento com a operadora, fique atento. Confira esses casos de sucesso de planos de saúde e procure o IDEC para fazer valer os seus direitos.

1. Taxa de adesão ao plano de saúde devolvida

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Em 2016, Arnobio Aureliano Filho pagou R$ 260 à administradora All Care Benefícios como taxa de adesão ao plano de saúde. Como a empresa não comunicou a função da cobrança, o consumidor concluiu que o dinheiro seria descontado da primeira mensalidade.

Ao ver que não foi o que aconteceu, Arnobio pediu a devolução do valor. Com a recusa por parte da empresa, o consumidor procurou o IDEC. O instituto o orientou a fazer uma carta argumentando que a cobrança era abusiva, tendo como base o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Após o envio da carta seguindo o modelo orientado pelo IDEC, em menos de 30 dias a empresa fez o ressarcimento do valor.

Rede mantida mesmo com o plano de saúde vendido

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No mundo das operadoras, já chega a ser comum uma comprar parte do atendimento de outra em algumas regiões. Foi o que aconteceu com a Golden Cross em 2013, quando vendeu parte da sua base de clientes em São Paulo para a Unimed Paulistana.

Com isso, a associada do IDEC, Vera Sposito, viu seu antigo plano de saúde individual da Golden Cross, agora Unimed Paulista, aos poucos cair de qualidade. A situação se agravou quando a nova empresa faliu dois anos depois.

Só que, dessa vez, os clientes foram absorvidos pela Unimed-Rio. Com isso, a rede credenciada se manteve muito aquém da qualidade do plano original contratado. Sentindo-se lesada, a consumidora procurou o instituto para receber orientações sobre seus direitos.

Com a ajuda do IDEC, Vera entrou com ação no Juizado Especial Cível (JEC). Após algum tempo o caso foi julgado, em setembro de 2017.

Assim, a consumidora teve garantido seu direito de voltar a ser atendida com a mesma qualidade que anteriormente. Além disso, a sentença determinou ainda R$ 6 mil de indenização.

Devolução em dobro de cobrança indevida na conta de luz

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Françoise Aron descobriu, em 2017, que há 5 anos pagava seguro de vida embutido na sua conta de luz sem autorização. A consumidora tentou resolver diretamente com a empresa, mas foi informada de que a reclamação não procedia.

Associada ao IDEC, ela procurou o órgão, que a orientou a fazer a denúncia a um telejornal. A reportagem contou também com a participação do IDEC, que abordou a ação judicial movida contra a Eletropaulo em função das cobranças que já haviam sido denunciadas anteriormente pela imprensa.

Depois que a entrevista foi ao ar, a empresa finalmente decidiu resolver o problema. Não só cancelou a cobrança do seguro de vida, como devolveu em dobro o que fora cobrado indevidamente por 5 anos. No total, Françoise recebeu R$ 647 e a certeza de estar amparada como consumidora. “Se não fosse o IDEC, eu estaria a ver navios até hoje”, afirma.

Saúde: direito social garantido pela Constituição

Os casos de sucesso de plano de saúde do IDEC demostram a luta pelos direitos constitucionais de todo brasileiro.

A saúde é um direito garantido pela Constituição Federal. Por isso a qualidade do atendimento prestado pelos planos de saúde é essencial ao cumprimento da lei.

Além de informar, orientar e estimular a denúncia de práticas abusivas, o IDEC também oferece cursos que visam melhorar a qualidade de vida dos consumidores.

No site do IDEC é possível encontrar cursos sobre os direitos básicos do consumidor, alimentação saudável, saúde suplementar, e dicas sobre planos de saúde, e educação financeira, por exemplo.

Toda atenção ao contratar seu plano de saúde

Hoje, os planos de saúde são formulados de forma a abranger vários perfis de consumidores. Para isso, são montados de acordo com as principais características e necessidades de casa região. Por outro lado, vários opcionais procuram torná-los acessíveis à maioria da população.

Por isso, é importante atenção na hora de contratar seu plano. Faça uma lista das suas expectativas e do quanto pode comprometer do seu orçamento.

Converse com um corretor credenciado e tire todas as suas dúvidas antes de assinar o contrato. Caso ache que há divergência entre o que foi acordado e o que está sendo executado, procure o IDEC e busque a orientação necessária.

(Fonte: Idec)

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Denise
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Denise Huguet

Jornalista formada pela PUC-RJ com certificação pela Rockcontent em produção de conteúdo. Já fui repórter, redatora, editora, assessora de imprensa e apresentadora de telejornal com passagens por jornais como O Globo, O Fluminense, A Tribuna e várias instituições de pesquisa e ensino. Desde 2010 me dedico integralmente à produção de conteúdo. Portfólio: https://denisehuguet.wixsite.com/dhcomunicacao

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