fbpx
Ir para o conteúdo
Bem estar dores Planos de Saúde

Cansaço nas pernas: conheça as principais causas desse incômodo

Leitura: 8 min
876 visualizações

Sentir um cansaço nas pernas é mais comum do que se imagina, no entanto, esse pode ser um sintoma que sinaliza outros problemas de saúde. Em geral, as pessoas associam essa condição ao cansaço, mas a verdade é que o problema pode ir muito além.

Ao sentir esse incômodo nas pernas constantemente, independentemente das atividades que você pratica no dia a dia ou da estação do ano, o ideal é não ignorar o problema e manter a atenção às possíveis causas desse sintoma.

Pensando nisso, nós reunimos algumas informações sobre o cansaço nas pernas para que você entenda quais as causas desse problema e como você pode tratá-lo. Para conferir, acompanhe este post!

Quais as principais causas do cansaço nas pernas?

Para entender a fonte do seu cansaço nas pernas, é preciso avaliar a sua rotina e verificar se há algum fator que colabora para que isso aconteça. A prática intensa de exercícios físicos pode favorecer esse cansaço, assim como dias muito quentes.

O cansaço nas pernas passa a ser mais preocupante quando não tem nenhuma causa aparente e começa a surgir com mais frequência. Por isso, vejamos alguns fatores que desencadeiam esse problema.

Má circulação do sangue

Quando o sangue enfrenta dificuldades para circular pelas artérias, a dor nas pernas é um sintoma comum. Outra característica desse problema é a formação de varizes, que podem causar dores intensas nos membros inferiores.

O efeito da gravidade ainda colabora para o agravamento da situação, já que o sangue não consegue subir para os membros superiores e fica concentrado nas pernas, causando inchaço e desconforto.

O problema pode estar associado ao excesso de peso, ao sedentarismo, ao uso excessivo de salto alto e, até mesmo, ao fato de permanecer muito tempo na mesma posição.

Pouco fluxo sanguíneo nas artérias

Quando a má circulação do sangue afeta as artérias, o problema passa a ser mais sério e causa dores mais intensas nas pernas. Isso acontece porque as artérias são responsáveis por levar oxigênio e nutrientes ao restante do corpo e, quando estão obstruídas, alguns tecidos ficam comprometidos.

Além da dor nas pernas, essa condição pode causar formigamento, feridas e disfunção erétil, além de inchaço.

Doenças musculares

Muitas doenças musculares causam dores ao longo do corpo e, principalmente, nas pernas. A fibromialgia, por exemplo, provoca muita sensibilidade e fraqueza nos músculos e causa dores intensas.

Ter conhecimento dessas doenças é essencial para apostar em um tratamento mais preciso e eficiente. Muitas pessoas passam longos períodos de dor e desconforto, sem saber exatamente a causa do problema. Por isso, é essencial fazer exames e check-ups com regularidade.

Diabetes tipo 1 e 2

A diabetes, quando atinge níveis de descontrole, causa dores no corpo inteiro e, principalmente, nas pernas e nos pés. Além da dor, há a sensação de queimação, ardência, formigamento e ferroadas.

Em casos mais graves, podem aparecer também algumas feridas que não cicatrizam, o que pode levar à amputação. Por isso, é muito importante manter os níveis de glicemia controlados, com a ajuda de medicamentos adequados.

Despreparo físico

As causas do cansaço e da dor nas pernas podem ser menos graves e não ter nenhuma associação com doenças. O despreparo físico pode fazer com que os músculos fiquem sobrecarregados, ocasionando o desconforto.

Quem está começando a praticar algum exercício físico ou, até mesmo, tem uma rotina movimentada, subindo e descendo escadas ou andando com frequência, precisa procurar um especialista.

Só ele será capaz de indicar uma alimentação adequada ou, até mesmo, prescrever algum tipo de suplementação.

Retenção de líquidos

A retenção de líquidos é mais comum em algumas pessoas que em outras, mas também pode ser causada pela ingestão de alguns medicamentos, principalmente daqueles direcionados à regulagem da pressão arterial.

A pressão causada nas pernas por conta da retenção faz com que elas fiquem mais inchadas e, consequentemente, mais cansadas.

O que fazer para resolver o problema?

Como mostramos no tópico anterior, a dor nas pernas pode ser causada por uma série de razões, desde as mais simples até as mais graves. O primeiro passo para resolver o problema é descobrir o agente causador.

Para isso, é preciso marcar uma consulta médica e relatar os sintomas ao profissional. Não se esqueça de incluir quaisquer sensações que você tenha experimentado, como formigamento, coceira, inchaço, queimação e assim por diante. Todos esses detalhes podem colaborar para a identificação do problema.

Caso o médico identifique um problema de saúde mais sério, é essencial seguir o tratamento e fazer o acompanhamento.

Agora, se o cansaço não for causado por nenhuma doença, você pode apostar em alguns cuidados simples, como indicaremos a seguir:

  • faça uma massagem nas pernas;
  • use um creme para pernas cansadas;
  • mantenha as pernas em repouso;
  • beba água suficiente para o seu biotipo;
  • faça caminhadas regulares;
  • beba chás com ação anti-inflamatória;
  • procure manter o seu peso ideal.

O cansaço nas pernas pode indicar algo grave?

Sim, ao sentir cansaço e dores excessivas nas pernas, você deve ficar alerta. Nós mostramos alguns dos problemas mais comuns associados a esse tipo de sintoma, no entanto, existem muitas outras condições que se manifestam dessa forma.

Algumas das mais preocupantes são aquelas associadas ao coração. Isso acontece quando há uma forte obstrução das veias e dos vasos sanguíneos, que pode atingir o coração e acabar em um infarto.

Outro problema preocupante é a trombose, que pode ser hereditária e estar relacionada com a gravidez ou com a ingestão de alguns anticoncepcionais.

Nesses casos, a dor e o cansaço nas pernas servem como uma sinalização de que algo na sua saúde não vai bem e é preciso investigar.

O cansaço nas pernas pode sinalizar um problema simples ou servir como alerta para que você identifique uma situação mais grave ocorrendo no seu corpo. A melhor decisão a se tomar, nesse caso, é procurar por ajuda médica e não negligenciar os sintomas.

Contar com um plano de saúde nesse momento é essencial, já que a identificação da raiz do problema pode exigir exames laboratoriais, que são custosos demais e podem atrasar o início do tratamento. Por isso, não deixe de ter esse cuidado com a sua saúde!

E você, costuma sentir um desconforto ou cansaço nas pernas ao decorrer do dia? Deixe um comentário neste artigo contando como foi a sua experiência com esse problema!

Entenda qual é o melhor plano de saúde para você (e para o seu bolso!)Powered by Rock Convert

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: