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Planos de Saúde

Cancelamento do Plano de Saúde SulAmérica em 3 passos

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Fazer um plano de saúde nos dias atuais é fundamental para qualquer pessoa. Seja jovem, adulto ou idoso, a garantia de um atendimento de saúde de qualidade é necessário para viver tranquilamente e não sofrer com problemas financeiros na hora de fazer consultas, exames e até mesmo cirurgias.

No entanto, é possível que o cliente queira cancelar o contrato do plano por algum motivo, seja por insatisfação, por não querer mais ter um plano ou pela necessidade de trocar para outra operadora. Para os clientes da rede credenciada SulAmérica saúde, o processo de cancelamento do plano de saúde não é complicado e pode ocorrer em poucos passos, sem a necessidade de sofrer com grandes burocracias. Por isso, veja abaixo como é feito o cancelamento do Plano de Saúde SulAmérica em 3 passos.
Cancelamento do Plano

Depois de adquirir um plano de saúde, a operadora responsável pode cancelar o contrato?

A operadora só pode cancelar o contrato em casos de fraude. Por exemplo, se você deixar de declarar uma doença ou “emprestar” a carteirinha do convênio para outra pessoa, ou também não pagar a mensalidade por dois meses (consecutivos ou não), a empresa poderá cancelar o seu contrato.

Para os casos de cancelamento de contrato por não pagamento da mensalidade, a empresa é obrigada a avisá-lo 10 dias antes de realizar o anulamento do contrato.

É possível cancelar um plano sem problemas?

Sim, é possível. No geral, as operadoras oferecem o mesmo formato de cancelamento através de solicitação oficial pelo usuário. O sistema é regulamentado pela ANS – Agência Nacional de Saúde, e exige algumas regras para que os consumidores sejam bem assessorados pelas empresas e possam cancelar qualquer plano de saúde sem dificuldades. Por isso, é possível cancelar um plano de saúde quando quiser sem nenhum problema por parte da empresa contratante do serviço.

Quer entender quais são as regras, ditadas pela ANS, para cancelar um plano de saúde? Clique aqui.

3 passos para cancelar o Plano de Saúde SulAmérica

PASSO 1

Faça uma carta de solicitação de cancelamento do plano de saúde. Escreva o seu nome completo, RG e CPF e prepare duas vias com espaço para assinatura própria e assinatura da empresa – veja abaixo mais detalhes.

PASSO 2

Leve as duas vias até a seguradora SulAmérica da sua cidade ou envie pelo correio caso não queira ir pessoalmente. Não esqueça de enviar com o serviço de aviso de recebimento para ter uma comprovação de que o documento chegou no seu destino de e-mail. Se cancelar pessoalmente, peça para a empresa também assinar a sua via da solicitação.

PASSO 3

Confirme com a empresa que não chegará mais boletos de pagamento na sua residência. Caso você receba posteriormente, tenha a solicitação em mãos para comprovar que o cancelamento foi realizado.

Na hora de fazer a solicitação do cancelamento do plano de saúde Sulamérica, é necessário seguir esses passos fundamentais para oficializar o cancelamento. É muito importante que o cliente tenha em mãos as provas de que realmente o plano foi cancelado para que não haja nenhum erro de comunicação posterior com a contratante.

Os usuários da SulAmérica saúde também são bem assessorados pelo serviço de atendimento da empresa. O SulAmérica saúde online possui diversos canais de comunicação, como e-mail, atendimento online e telefone gratuito para atender aos problemas e dúvidas dos clientes. Se houver alguma dificuldade com o cancelamento, não hesite em entrar em contato com a empresa para solicitar maiores esclarecimentos do ocorrido.

Modelo de pedido de cancelamento do plano de saúde

Um pedido oficial de cancelamento de um plano de saúde não exige muitas burocracias, pois o mais importante é que a mensagem seja clara e esteja assinada com todas as informações básicas de identidade. É possível até mesmo escrever o pedido à mão ou impresso, sendo que as duas formas devem ser aceitas pela empresa contratada. Confira um modelo de pedido:

“Eu _________ portador do RG ____________ e do CPF ___________ solicito que o plano de saúde número ________, que foi contratado na data __ de __ de ___, seja cancelado imediatamente.

A partir do dia de hoje __________ fica registrado que o plano está cancelado e nenhuma cobrança poderá ser realizada.

Atenciosamente

__________”

O que diz o código do consumidor?

O Código do Consumidor e a Agência Nacional de Saúde são bem claros nas informações relacionadas ao cancelamento de planos pela legislação. As empresas que oferecem esses serviços precisam cumprir as normas determinadas pelo órgão e pela lei e, por isso, nenhuma operadora poderá se negar a cancelar algum plano ao cliente.

Todos os usuários de planos de saúde podem efetuar o cancelamento assim que desejarem, independentemente do tempo de contratação do seguro. A única regra relacionada ao cancelamento é que, se o rompimento do contrato for solicitado antes de dois anos de uso, será necessário cumprir novo tempo de carência caso o usuário queira contratar um plano de outra empresa.

Os usuários da SulAmérica saúde rede credenciada devem estar cientes dessa regra também na hora do cancelamento. A vantagem é que a operadora SulAmérica está presente em diferentes localidades para facilitar a comunicação com os clientes, o que auxilia no atendimento e o cancelamento principalmente em grandes cidades.

Portabilidade de planos

Se você é usuário de um plano de saúde SulAmérica por mais de dois anos e deseja fazer a portabilidade para outra empresa é possível efetuar essa solicitação sem precisar passar por tempo de carência novamente. Para isso, é necessário fazer a solicitação de um plano igual ao atual ou que tenha uma cobertura menor.

Para solicitar a portabilidade, é necessário reunir os documentos que comprovem o pagamento dos três últimos meses do seguro e um comprovante que mostre há quanto tempo o plano atual foi contratado e os detalhes do mesmo. Com esses documentos em mãos, vá até a uma sede da empresa que quiser contratar para efetuar o pedido de portabilidade. Qualquer usuário que possua um plano individual, coletivo ou familiar está apto a fazer essa solicitação sem a necessidade de passar pelo período de carência novamente.

A SulAmérica Saúde também possui um sistema de reembolso online para os usuários que possuem esse direito de acordo com o plano contratado. O reembolso pode ser solicitado facilmente através do login e senha no site SulAmérica online. Segundo a ANS, os usuários que não forem atendidos conforme a cobertura do plano ou que não tiverem os locais credenciados para a realização de cirurgias escritos no contrato poderão fazer essa solicitação para a operadora, entre outras situações.

Porém, a SulAmérica Saúde é uma rede que possui milhares de médicos credenciados no país todo e os planos oferecem coberturas específicas para diferentes localidades, o que dificilmente acarretará em problemas para o cliente.


Antes de solicitar o cancelamento ou qualquer reembolso, é importante ler atentamente as cláusulas do contrato do plano contratado para saber todos os direitos e obrigações por parte da empresa. E, ao contratar um novo plano, solicite antes uma tabela de preços aos nossos corretores. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

Bruno
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Bruno Avelino

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