Saiba a importância de manter o calendário de vacinação infantil em dia
Felizmente, com o avanço da medicina e a descoberta de muitas práticas eficazes na promoção da saúde, a qualidade de vida das pessoas aumentou bastante nos últimos séculos, e algumas doenças chegaram a ser erradicadas do planeta. Por isso mesmo, conhecer a importância de manter o calendário de vacinação infantil em dia é crucial.
Vacinar os seus filhos não apenas é um ato de amor por eles, mas também um compromisso implícito de quem vive em sociedade, visto que essa atitude preserva as outras pessoas de serem expostas a agentes nocivos que poderiam desenvolver patologias. Continue lendo este conteúdo e aprenda mais sobre o tema!
Entenda um pouco mais sobre a vacinação
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o comportamento de alguns pais, que não levam seus filhos para tomarem as devidas vacinas com medo de fictícias doenças e quadros que poderiam surgir a partir da injeção. Isso é uma situação que deixa os médicos “de cabelos em pé”, visto que não há nenhuma comprovação nessa suposição.
Você pode (e deve) levar o seu filho para ser vacinado de acordo com o calendário do Ministério da Saúde, visto que essa atitude o protegerá de muitas doenças temíveis, que causaram milhares de mortes ao longo dos anos. É possível fazer isso em diversos estabelecimentos, como clínicas de família, postos de saúde e, até mesmo, em laboratórios particulares.
Veja para que servem as vacinas
As vacinas servem para estimular o nosso organismo contra alguma doença específica, uma vez que, depois da aplicação, nosso corpo passará a produzir anticorpos para combater os agressores específicos. Na maioria das vezes, a sua composição é feita com proteínas dos antígenos (vírus e bactérias) ou com eles mortos.
Logicamente, dessa maneira, a pessoa pode aumentar suas defesas e não correrá o risco de desenvolvimento das doenças. O que pode acontecer, dependendo do caso, é o surgimento de alguns efeitos colaterais, que não tendem a ser graves e costumam ser passageiros, podendo ser facilmente tratados com medicamentos simples.
Conheça uma breve história das vacinas
A história das vacinas passa por uma temível doença que não é muito conhecida nos dias de hoje, mas que aterrorizou famílias de todo o planeta nos séculos passados: a varíola. As suas taxas de mortalidade chegavam a assustadores 40%, mas foi percebido que aqueles que conseguiam sobreviver não contraíam novamente essa enfermidade.
Outro ponto de reflexão foi que o médico inglês Edward Jenner também observou que os indivíduos que ordenhavam vacas que tinham uma variante leve da varíola também não se contaminavam com a doença na forma humana. Dessa maneira, ele chegou à conclusão de que eles se tornavam imunes ao problema.
O doutor Jenner teve a ideia, então, de usar o vírus em uma forma mais branda e, com o passar do tempo, essa técnica ficou conhecida como variolação. Posteriormente, ele compartilhou suas investigações e, no ano de 1956, a OMS (Organização Mundial da Saúde) patrocinou o primeiro projeto para erradicação da varíola no planeta.
Saiba que as vacinas são testadas, seguras e eficazes
Como você pôde conferir, a história da vacinação não é recente e, até chegarmos ao estágio de segurança que temos nos dias de hoje, milhares de cientistas dedicaram anos de estudos e pesquisas para que tivéssemos o atual perfil de vacinas. Elas são feitas com micro-organismos da própria doença, que previnem, mas não causam o problema.
Podemos usar o vírus do sarampo como exemplo. Para preparar essa vacina, esses micro-organismos estão extremamente enfraquecidos ou mortos, fazendo com que o nosso corpo e o sistema imune reajam a essa exposição, ficando preparados para combater uma infecção por esses patógenos caso seja necessário.
Toda e qualquer vacina licenciada para uso nos dias de hoje já passou por diversas fases de avaliação, garantindo a sua ação. Elas também são constantemente analisadas por institutos reguladores rígidos, de acordo com as normas de cada país. No Brasil, essa função é da ANVISA, que é a renomada Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Confira o calendário de vacinação infantil
Manter o calendário de vacinação infantil em dia é muito importante, e você pode fazer as aplicações no sistema de saúde ou procurar um laboratório privado. O ideal é que cada vacina seja aplicada na idade recomendada. Porém, caso você perca o prazo de alguma dose não deixe de ir ao local de aplicação mais próximo para atualizar as vacinas.
Confira abaixo o calendário de vacinação infantil que preparamos pra você com base nas informações fornecidas através do site do ministério da saúde:
Quem não busca a vacinação não está colocando apenas a saúde dos filhos em risco, mas também a de familiares e de qualquer outra pessoa com a qual eles possam ter contato, além de contribuir para aumentar a circulação de agentes nocivos. Manter o calendário de vacinação infantil em dia é a melhor maneira de mostrar que você os ama!
Gostou de aprender como manter o calendário de vacinação infantil em dia? Então, não arrisque a saúde daqueles que dependem de você e não acredite em informações disseminadas sem o menor embasamento científico, pois isso pode colocar em risco a sua família! Aproveite e não deixe de curtir nossas páginas no Facebook para ficar por dentro das próximas publicações! Conhece alguém que vai gostar desse assunto? Então compartilha em suas redes sociais.