fbpx
Ir para o conteúdo
Bem estar Odontológico Saúde

Bruxismo: saiba o que é e como tratar

Leitura: 4 min
576 visualizações

Se ao acordar de manhã você sente a musculatura de sua mandíbula dolorida, ou então sua cabeça dói sem nenhuma causa aparente, você pode estar sofrendo as dores provenientes do bruxismo.

O que é Bruxismo

O bruxismo nada mais é do que um ranger de dentes ou então um apertar forte dos dentes que pode culminar em dentes doloridos, soltos e até mesmo fazer com que os dentes se desgastem. A longo prazo esse distúrbio pode acarretar em destruição óssea e também do tecido da gengiva, além de promover problemas articulares como a síndrome da articulação têmporo-mandibular, popularmente conhecida como ATM. É um problema preocupa dentistas e também planos odontológicos país afora.

Como posso saber se sou portador de bruxismo

Para a maioria das pessoas que sofrem de bruxismo, ele é um hábito inconsciente, pois quem sofre desse mal, na maioria das vezes sequer percebe que range os dentes até que alguma pessoa comente com elas que produzem um barulho estranho enquanto dormem. Outra maneira de descobrir se você sofre ou não de bruxismo é através de consulta com o seu dentista, que perceberá que os dentes estão gastos, rachados ou o esmalte dentário apresenta algum problema.

Os sinais mais clássicos de bruxismo são: dores de cabeça, dores no rosto, pescoço e até mesmo irradiações para os ombros. Todo e qualquer dentista é capaz de realizar um diagnóstico preciso e determinar se essas dores são originadas pelo bruxismo.

Qual o tratamento para o bruxismo?

O tratamento para o bruxismo depende da causa do problema. Utilizando-se de questionamentos apropriados, bem como uma anamnese detalhada dos dentes do paciente, o dentista é capaz de determinar o grau dos danos causados aos dentes e quais são suas causas mais prováveis. Entre os principais tratamentos para bruxismo estão:

  • Utilização de dispositivo para dormir;
  • Métodos de relaxamento;
  • Redução da exposição dentária

Utilização de dispositivo para dormir

O dispositivo para dormir nada mais é do que um dispositivo feito sob medida que é ajustado aos dentes de quem sofre de bruxismo. Nesse tratamento, o dispositivo se encaixa na arcada dental superior do paciente e protege que os dentes inferiores sejam danificados pelos superiores.

Métodos de relaxamento

A tensão e o estresse do dia-a-dia são uma das principais causas do bruxismo. Sendo assim, reduzir a tensão diária é uma ótima forma de diminuir o distúrbio. Ouvir músicas, apostar em leituras, realizar um simples passeio e até mesmo tomar um banho são maneiras comprovadas de diminuir o bruxismo. Dentistas sugerem ainda a utilização de toalhas mornas e úmidas pouco antes de dormir, como forma de relaxar a musculatura e evitar a pressão dentária durante a noite.

Redução da exposição dentária

Em muitas ocasiões o bruxismo pode ser solucionado com a redução da exposição dentária, isso é possível através de uma igualação de mordida para quem sofre desse mal. Uma mordida incorreta faz com que os dentes não se ajustem de maneira eficaz, o que pode resultar em um ranger de dentes. A redução da exposição dentária é corrigida através de simples restaurações odontológicas.

Planos odontológicos são de grande ajuda

Infelizmente consultas odontológicas particulares ainda não cabem no bolso de muita gente, bem como o SUS não traz tratamentos realmente efetivos a quem sofre como bruxismo. Sendo assim, um plano odontológico pode ser uma boa opção para quem sofre desse mal. Planos odontológicos são baratos, acessíveis e são de grande ajuda no tratamento de bruxismo e muitos outros males bucais. Pensando assim, não perca mais tempo!

Entre em contato agora mesmo com as operadoras de sua região e contrate um plano odontológico que caiba no seu bolso e proteja a saúde bucal de toda a sua família.

O Melhor Plano Odontologico Para VocêPowered by Rock Convert
Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: