Ir para o conteúdo
Saúde

Benefícios do pilates para a saúde

Leitura: 4 min
4822 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

O Pilates é um tipo de exercício físico cujo principal objetivo é unir o corpo e a mente. Muito conhecido basicamente em todo o mundo, sua prática pode eliminar uma infinidade de dores musculares, aumentar o autocontrole, aumentar a capacidade de execução dos movimentos no dia-a-dia, aumentar força e equilíbrio muscular além de muitos outros benefícios. Atualmente o pilates é indicado e recomendado por médicos e fisioterapeutas de diversos planos de saúde. Confira a seguir quais são os principais benefícios do pilates para a saúde.

1.Combate ao estresse

Muito indicado por psicólogos de planos de saúde o pilates é uma ótima maneira de trazer mais qualidade de vida ao seu praticante. Por se tratar de uma técnica que alia a prática de exercícios ao ritmo da respiração, uma grande dose de concentração é necessária. Isso faz com que os praticantes do pilates se desliguem dos problemas diários e fiquem focados na execução dos movimentos, diminuindo assim o estresse, nervosismo, ansiedade e depressão.

2.Alivio das dores

Ortopedistas de planos de saúde já indicam o pilates no lugar de medicamentos quando o assunto é alivio de dores. O pilates é eficaz no alivio das dores pelo simples fato de seus exercícios proporcionarem praticamente um realinhamento corporal, além é claro de fortalecer basicamente todos os grupos musculares. O pilates também proporciona alongamento corporal, que diminui a tensão muscular e diretamente contribui para a diminuição de dores e surgimento de patologias.

3. Aumento da capacidade respiratória

Muitos pneumologistas dos mais diversos planos de saúde indicam o pilates para melhora ou aumento da capacidade pulmonar de seus pacientes. Como os exercícios do pilates são basicamente todos realizados de acordo com a inspiração e expiração de ar, os praticantes são capazes de potencializar sua capacidade pulmonar, algo que aumenta diretamente em aumento da capacidade respiratória.

4.Correção postural

Outro grande benefício do pilates é sua capacidade de correção postural. Muitos ortopedistas de planos de saúde indicam o pilates como uma forma de corrigir a postura de seus pacientes. Todas as pessoas possuem curvas fisiológicas na coluna que devem ser respeitadas, afinal, elas existem para absorver impactos e resistir a diferentes tipos de esforços. Através de movimentos de fortalecimento e alongamento muscular os praticantes do pilates tem suas posturas corrigidas de maneiras automática e natural.

5. Aumento de flexibilidade

Os exercícios praticados no pilates potencializam a flexibilidade de todo o corpo. Com músculos e articulações alongados, após poucas aulas o aumento de flexibilidade já pode ser notado em tarefas diárias como trocar de roupa, ou então amarrar os sapatos, por exemplo.

6.Estimulo à coordenação motora

Além de trazer muitos benefícios as músculos e articulações o Pilates também é benéfico a mente dos praticantes. Muitos neurologistas de planos de saúde indicam o Pilates para pacientes que sofreram AVC, isso ocorre pelo simples fato de o pilates potencializar o equilíbrio e a percepção espacial do praticante, sendo considerado assim, um grande estimulante para a coordenação motora.

Agora que você já sabe que muitos médicos e profissionais de planos de saúde indicam o pilates que tal procurar um estúdio e começar a praticar essa atividade agora mesmo? Vamos lá! Não perca mais tempo, o maior beneficiado dessa prática será você mesmo.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: