fbpx
Ir para o conteúdo
Cobertura dos Planos de Saúde Emagrecer Planos de Saúde

Balão intragástrico: o que é e como funciona?

Leitura: 4 min
385 visualizações

A obesidade e a síndrome metabólica estão entre os problemas mais comuns de boa parte da população, uma vez que, o estilo de vida de muitas pessoas favorece o ganho de peso e o sedentarismo. Diante dessa realidade, a procura por mais informações sobre o balão intragástrico vem sendo cada vez maior, mas o que é e como funciona esse tratamento?

Resumidamente, essa é uma alternativa que a medicina propõe para pessoas estão com determinado nível de sobrepeso e, mesmo após algumas tentativas de mudança de hábitos, não conseguiram chegar a um índice de massa corporal adequado. Para saber mais, confira o conteúdo a seguir!

Afinal, o que é o balão intragástrico?

O balão intragástrico é um dispositivo feito com um material resistente, para suportar o ambiente hostil que o estômago humano pode oferecer. É um item maleável, introduzido por meio de endoscopia, sem necessidade de cirurgia. Depois, o balão é preenchido com um conteúdo líquido, que costuma ser uma combinação de soro fisiológico e corante.

A sua principal função é a sensação de saciedade em seu portador, decorrente de alterações neurais e até mesmo hormonais que a sua presença causa, por conta do contato direto com as paredes estomacais. Os seus efeitos mais perceptíveis ocorrem no primeiro trimestre, embora ele continue sendo útil depois disso.

Quais as vantagens do balão intragástrico?

O balão intragástrico é uma escolha que oferece diversas vantagens para o usuário, beneficiando não apenas do ponto de vista estético, mas também da saúde. Uma vez colocado no local adequado, a pessoa não conseguirá ingerir alimentos na mesma quantidade, o que promoverá uma acentuada e progressiva perda de peso.

Além disso, ao contrário da cirurgia bariátrica, não há nesse tratamento a necessidade de uma cirurgia e internação, uma vez que o procedimento por ser feito via endoscópica, em uma técnica de caráter ambulatorial. O tratamento é transitório e totalmente reversível, podendo ser interrompido em qualquer momento.

Vale lembrar que esse processo pode ser repetido e reproduzido, permitindo que o médico introduza o balão intragástrico mais de uma vez, até que se atinja o objetivo esperado pelo paciente. Dentro da medicina, essa é uma alternativa de baixíssimo risco de complicações e morte, desde que respeitadas as condições clínicas e orientações do fabricante.

Quem pode utilizar o balão intragástrico?

Como vimos, ao contrário do que ocorre com a cirurgia bariátrica, que possui uma série de indicações específicas, qualquer pessoa sem contraindicações formais pode se valer dos benefícios do balão intragástrico. No entanto, o acompanhamento de psicólogo é sempre muito bem-vindo, até mesmo para ajudar na fase inicial de adaptação.

A técnica pode não ser recomendável para algumas condições do estômago que impeçam a implantação, como cirurgias prévias, presença de tumores, existência de úlceras ativas na parede gástrica (que podem ser tradadas para uma posterior realização do implante) e hérnia diafragmática hiatal com mais de cinco centímetros.

Como você pode ver, o balão intragástrico é uma alternativa bastante interessante, que pode produzir resultados muito positivos com uma excelente margem de segurança!

Gostou de aprender mais sobre o balão intragástrico? Quer marcar uma consulta com um especialista? Então entre em contato conosco e conheça nossas opções de planos!

Powered by Rock Convert
Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: