Ir para o conteúdo
Saúde

Balão intragástrico: o que é e como funciona?

Leitura: 9 min
50014 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

A obesidade e a síndrome metabólica estão entre os problemas mais comuns de boa parte da população, visto que o estilo de vida de muitas pessoas favorece o ganho de peso e o sedentarismo. Diante dessa realidade, a procura por mais informações sobre o balão intragástrico vem sendo cada vez maior, mas o que é e como funciona esse tratamento?

Resumidamente, essa é uma alternativa que a medicina propõe para pessoas estão com determinado nível de sobrepeso e, mesmo após algumas tentativas de mudança de hábitos, não conseguiram chegar a um índice de massa corporal adequado.

Porém, a alta procura por esse tipo de tratamento traz uma dúvida: será que os planos de saúde cobrem as despesas do método? Hoje, nós falaremos mais sobre esse assunto e você descobrirá se um plano de saúde como a Unimed cobre o balão intragástrico. Confira o conteúdo a seguir!

O que é o balão intragástrico?

O balão intragástrico é um dispositivo feito com um material resistente, para suportar o ambiente hostil que o estômago humano pode oferecer. É um item maleável, introduzido através de endoscopia, sem necessidade de cirurgia. Depois, o balão é preenchido com um conteúdo líquido, que costuma ser uma combinação de soro fisiológico e corante.

A sua principal função é a sensação de saciedade em seu portador, decorrente de alterações neurais e até mesmo hormonais que a sua presença causa, por conta do contato direto com as paredes estomacais. Os seus efeitos mais perceptíveis ocorrem no primeiro trimestre, embora ele continue sendo útil depois disso.

 

imagem do balão intragástrico
Balão intragástrico

Quais as vantagens do balão intragástrico?

O balão intragástrico é uma escolha que oferece diversas vantagens para o usuário, beneficiando não apenas do ponto de vista estético, mas também da saúde. Uma vez colocado no local adequado, a pessoa não conseguirá ingerir alimentos na mesma quantidade, o que promoverá uma acentuada e progressiva perda de peso.

Além disso, ao contrário da cirurgia bariátrica, não há nesse tratamento a necessidade de uma cirurgia e internação, visto que o procedimento por ser feito via endoscópica, em uma técnica de caráter ambulatorial. O tratamento é transitório e totalmente reversível, podendo ser interrompido em qualquer momento.

Vale lembrar que esse processo pode ser repetido e reproduzido, permitindo que o médico introduza o balão intragástrico mais de uma vez, até atingir o objetivo esperado pelo paciente. Na medicina, essa é uma alternativa de baixíssimo risco de complicações e morte, desde que respeitadas as condições clínicas e orientações do fabricante.

Quem pode utilizar o balão intragástrico?

Como vimos, ao contrário do que ocorre com a cirurgia bariátrica, que possui uma série de indicações específicas, qualquer pessoa sem contraindicações formais pode se valer dos benefícios do balão intragástrico. No entanto, o acompanhamento de psicólogo é sempre muito bem-vindo, até mesmo para ajudar na fase inicial de adaptação.

A técnica pode não ser recomendável para algumas condições do estômago que impeçam a implantação, como cirurgias prévias, presença de tumores, existência de úlceras ativas na parede gástrica (que podem ser tradadas para uma posterior realização do implante) e hérnia diafragmática hiatal com mais de cinco centímetros.

Quanto custa esse tratamento no total?

O balão custa em média R$ 3.500,00 e o tratamento completo pode sair por até R$ 14.000,00. Tudo dependerá da qualidade do material escolhido, do preço cobrado pelo médico que realizará o procedimento e também da internação no hospital.

O valor pode ser salgado para o bolso, por isso, muitas pessoas se interessam por solicitar a cobertura do tratamento ao plano de saúde. Mas será que é possível fazer o procedimento com todas essas despesas pagas através de algum convênio?

A Unimed — um dos planos de saúde mais populares do país — atende milhares de brasileiros nessa situação. Mas será que é possível conseguir gratuidade no tratamento por meio desse convênio?

A Unimed cobre o balão intragástrico?

Sim, a Unimed é um plano de saúde que cobre o tratamento com balão intragástrico, já que o método é indicado para preservar a saúde do paciente e não como um fim estético. O plano também deve custear outras despesas decorrentes desse tratamento, já que ele exige internação e está sujeito às complicações.

Isso inclui também o acompanhamento de um nutricionista e com um psicólogo, que são outros profissionais que precisam estar envolvidos nesse tipo de tratamento. Porém, para que o plano de saúde libere o procedimento, é preciso que um médico especialista indique a necessidade do tratamento, apontando as doenças ou possíveis problemas que o sobrepeso do paciente causam.

Vale destacar que caso o paciente não esteja em um quadro de obesidade e deseje colocar o balão temporariamente, apenas para perder um pouco de peso ou por razões estéticas, o plano de saúde não cobre nenhuma despesa com o tratamento.

Agora se você ainda não tem um plano de saúde e está em busca da melhor opção, é preciso ficar de olho em alguns detalhes, como explicaremos a seguir.

Como escolher um bom plano de saúde?

Você está em busca de um plano de saúde para cobrir esse tratamento, mas está em dúvida sobre qual empresa contratar? Temos algumas dicas que podem ajudar na hora de fazer uma escolha adequada a sua realidade. Primeiro, você pode consultar a reputação do plano ou da administradora na ANS. Basta solicitar o número de registro da empresa que quer te vender o plano.

Existe uma lista com obrigações mínimas que deve ser cumprida, de acordo com cada tipo de plano de saúde, que pode ser ambulatorial, hospitalar, com ou sem obstetrícia e assim por diante. Isso quer dizer que os planos de saúde não são obrigados a cobrir todo e qualquer tratamento, mas, sim, aqueles indicados pela ANS ou todos os que foram estipulados em contrato.

Por fim, é preciso ler o contrato com atenção e analisar se ele concorda com as suas necessidades. Tudo o que for determinado e documentado terá que ser cumprido, portanto, essa é a sua melhor garantia em receber um atendimento de qualidade.

Como você pode ver, o balão é uma alternativa bastante interessante, que pode produzir resultados muito positivos com uma excelente margem de segurança! Mesmo assim, é importante conversar com um especialista e descobrir se essa realmente é a melhor solução para seu caso, já que o método pode ter algumas contra indicações.

A Unimed cobre o balão intragástrico, mas se esse não é o seu plano, fique tranquilo! Em geral, quando o tratamento não tem um fim estético você pode entrar com um pedido na justiça, caso o plano de saúde se recuse a oferecer o tratamento.

Quer marcar uma consulta com um especialista? Então, entre em contato conosco e conheça nossas opções de planos!

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: