fbpx
Ir para o conteúdo
Exercícios Físicos Para Idosos

Avaliação física na terceira idade

Leitura: 4 min
1553 visualizações

A atividade física é essencial para a saúde em qualquer estágio da vida – inclusive na terceira idade. Há muitos anos ser idoso já não é desculpa para vestir o pijama e ficar sentado na varanda, essa pode ser a melhor época para exercitar a musculatura e aproveitar todos os benefícios que vêm com a musculação, uma atividade cada vez mais recomendada para quem já tem ou passa dos 60 anos. É claro que, da mesma forma que em qualquer outra faixa etária, ela deve ser acompanhada por uma boa avaliação física e ter o devido respaldo médico – o que é muito fácil para quem tem plano de saúde. Conheça os benefícios da musculação para o idoso e como uma boa assistência médica particular pode ajudar você a aproveitar cada vez mais essa etapa da vida.

Musculação: conheça os benefícios que pode trazer para o idoso 

Ao contrário do que se pensou durante muito tempo, a musculação na terceira idade traz diversos benefícios, e cada vez mais se firma como uma das melhores atividades para o idoso. Uma dessas vantagens é a prevenção e o tratamento da osteoporose, já que o levantamento de peso devidamente assistido pode reverter os danos causados pela idade ao estimular o fortalecimento da massa muscular e a sustentação do corpo. Além disso, ligamentos e tendões também ficam mais fortes, beneficiados pelos períodos de descanso após os treinos.

Outra vantagem da musculação é a melhora da pressão arterial, a melhor circulação sanguínea, correção postural, resistência e melhoria também da capacidade respiratória. Por outro lado, a musculação é capaz de prevenir a diabetes ao estimular o metabolismo, ajudando na síntese dos carboidratos que estimulam a sensibilidade insulínica. Tudo isso, é claro, desde que devidamente acompanhada por um profissional qualificado que saberá dosar as cargas diárias de peso, os melhores exercícios e as séries mais adequadas a cada caso. Não esqueça que a musculação é uma atividade individualizada e que deve ser orientada de perto, potencializando seus resultados.

Não comece sem uma avaliação física adequada 

Apesar de trazer bastantes benefícios para os idosos, a musculação não deve ser iniciada sem uma avaliação física adequada, o que deve ser feito pelo seu médico do plano de saúde. Aproveitando o plano, aliás, a dica é aproveitar para fazer um bom check-up antes de iniciar a atividade, buscando uma orientação de cada especialista. O cardiologista, por exemplo, é indispensável para fazer a prova de esforço, averiguar sua pressão e determinar a proporção de exercícios aeróbicos e de força que devem ser feitos.

Da mesma forma, não esqueça de ir ao fisioterapeuta e/ou ortopedista, para analisar o tipo de pisada e o tipos de tênis que você deve comprar, por exemplo, a carga de peso inicial e qualquer cuidado com as articulações. Peça que cada um deles faça um laudo e o entregue ao seu orientador na academia, para que ele possa determinar a sua série de acordo com as orientações. Dessa forma você estará obtendo os melhores resultados de ambos os aspectos: tanto pelo seu plano de saúde como pela musculação, um verdadeiro casamento perfeito.

Assim, com  atividade física correta em pouco tempo você terá ganho mais massa muscular e muito mas resistência e flexibilidade, prevenindo doenças e tendo mais qualidade de vida.

Se você ainda não tem um plano de saúde, procure agora mesmo um dos nossos vendedores especializados e conheça as vantagens de ter um plano de saúde para idosos. Sua saúde merece esse carinho.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: