Blog Plano de Saúde

Atividade física: Como escolher a melhor?

atividade física

A atividade física é a melhor forma de cuidar da saúde do corpo e da mente. Saiba como escolher a atividade física ideal.

A escolha de uma atividade física qualquer vai depender de diversos fatores, por exemplo: o objetivo. Qual o seu objetivo? Aumentar a massa muscular, emagrecer, melhorar a sua aptidão cardiorrespiratória? Da sua disponibilidade quanto ao horário.

Quanto tempo do seu dia você dispõe para a prática de exercícios? Uma, duas, três horas? Da frequência semanal. Quantos dias da semana você irá se dedicar à prática de exercícios físicos? Entre outros.

Confira as dicas na hora de escolher a atividade física mais adequada para você.

Requisitos antes de escolher uma atividade física

Para que seja certeira, a escolha do exercício deve levar em conta alguns fatores. O gosto pela atividade física é um deles. É o prazer ao realizar determinado exercício que vai te fazer persistir nele. Mas existem outros critérios que você não pode ignorar na hora de escolher o seu esporte. Confira uma lista de requisitos para que você elimine o sedentarismo.

A atividade física mais adequada

Conheça as vantagens e desvantagens de alguns exercícios e escolha o ideal para você.

Natação

Musculação

Pilates

Ciclismo

Corrida

Conclusão

O fator primordial, independente de qualquer outro fator, é: escolha aquela atividade que lhe proporcione prazer em realizá-la. A atividade física deve em primeiro lugar ser prazerosa.

O que vai diferenciar uma atividade física da outra é o gasto calórico. Algumas atividades podem queimar mais calorias do que outras. Algumas dão mais ênfase na aptidão aeróbia, por exemplo, Spinning, enquanto outras na força (Musculação), coordenação intra e intermusculares, velocidade, entre outros.

Há uma variedade de atividades físicas: musculação, ginástica localizada, hidroginástica, Step etc. Isso sem mencionar as modalidades desportivas, tais como: Futebol de Campo e Salão, Basquetebol, Voleibol, Natação, Artes Marciais, entre outras. Pesquise. Procure aquela que você melhor se adapte. Converse com os amigos, com o professor que ministra a atividade. Solicite uma aula experimental.

Tenha certeza de uma coisa. Não existe atividade física ruim e se for realizada com prazer, melhor ainda.

Confira os artigos “Dicas para uma vida mais saudável” e “Saúde e bons hábitos” para mais dicas sobre atividades físicas.

Sair da versão mobile