Ir para o conteúdo
Saúde

Atividade física: Como escolher a melhor?

Leitura: 6 min
9981 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

A atividade física é a melhor forma de cuidar da saúde do corpo e da mente. Saiba como escolher a atividade física ideal.

A escolha de uma atividade física qualquer vai depender de diversos fatores, por exemplo: o objetivo. Qual o seu objetivo? Aumentar a massa muscular, emagrecer, melhorar a sua aptidão cardiorrespiratória? Da sua disponibilidade quanto ao horário.

Quanto tempo do seu dia você dispõe para a prática de exercícios? Uma, duas, três horas? Da frequência semanal. Quantos dias da semana você irá se dedicar à prática de exercícios físicos? Entre outros.

Confira as dicas na hora de escolher a atividade física mais adequada para você.

Requisitos antes de escolher uma atividade física

Para que seja certeira, a escolha do exercício deve levar em conta alguns fatores. O gosto pela atividade física é um deles. É o prazer ao realizar determinado exercício que vai te fazer persistir nele. Mas existem outros critérios que você não pode ignorar na hora de escolher o seu esporte. Confira uma lista de requisitos para que você elimine o sedentarismo.

  • Pense no acesso à atividade: para que a fuga do sedentarismo dê certo é indicado que você tenha acesso fácil ao exercício;
  • Descubra suas aptidões: para que haja persistência no exercício é fundamental que você leve em conta suas aptidões, procurando atividades com as quais tenha mais contato e admiração, assim até o rendimento será maior;
  • Aceite seus limites: você pode praticar a atividade física que bem entender, no entanto deve respeitar os limites do seu corpo.
  • Delimite seus objetivos pessoais: priorizar um objetivo vai aumentar as chances de sucesso ao escolher sua atividade física;
  • Descubra do que você gosta: na hora da escolha, dê preferência a atividades que te deixem mais motivados;
  • Decifre sua personalidade: seja sua personalidade tímida ou extrovertida, é fundamental que você se sinta bem durante o treino.
  • Entenda seu relógio biológico: exercite-se no período do dia que você tem mais disposição.

A atividade física mais adequada

Conheça as vantagens e desvantagens de alguns exercícios e escolha o ideal para você.

Natação

  • Vantagens: diminui o colesterol, ameniza o estresse, não causa impacto nos ossos, melhora a respiração, reduz a pressão arterial;
  • Desvantagem: não é recomendada para quem tem lesão nos ombros.

Musculação

  • Vantagens: diminui o colesterol, define os músculos, aumenta o tônus muscular, proporciona resistência muscular localizada, reduz a pressão arterial;
  • Desvantagem: imprópria para quem está com lesão muscular, pois não poderá trabalhar muito forte em seu treinamento.

Pilates

  • Vantagens: diminui o colesterol, melhora a postura, aumenta a flexibilidade, aumenta o tônus muscular, proporciona resistência muscular localizada, reduz a pressão arterial;
  • Desvantagem: impróprio para quem está com alguma lesão muscular.

Ciclismo

  • Vantagens: diminui o colesterol, ameniza o estresse, fortalece ossos e articulações, reduz a pressão arterial;
  • Desvantagem: não é recomendado para quem tem lesão nos joelhos, quadril e lombar.

Corrida

  • Vantagens: diminui o colesterol, ameniza o estresse, melhora o tônus muscular, reduz a pressão arterial;
  • Desvantagem: não é recomendada para quem tem lesão nos joelhos, quadril, tornozelos ou lombar.

Conclusão

O fator primordial, independente de qualquer outro fator, é: escolha aquela atividade que lhe proporcione prazer em realizá-la. A atividade física deve em primeiro lugar ser prazerosa.

O que vai diferenciar uma atividade física da outra é o gasto calórico. Algumas atividades podem queimar mais calorias do que outras. Algumas dão mais ênfase na aptidão aeróbia, por exemplo, Spinning, enquanto outras na força (Musculação), coordenação intra e intermusculares, velocidade, entre outros.

Há uma variedade de atividades físicas: musculação, ginástica localizada, hidroginástica, Step etc. Isso sem mencionar as modalidades desportivas, tais como: Futebol de Campo e Salão, Basquetebol, Voleibol, Natação, Artes Marciais, entre outras. Pesquise. Procure aquela que você melhor se adapte. Converse com os amigos, com o professor que ministra a atividade. Solicite uma aula experimental.

Tenha certeza de uma coisa. Não existe atividade física ruim e se for realizada com prazer, melhor ainda.

Confira os artigos “Dicas para uma vida mais saudável” e “Saúde e bons hábitos” para mais dicas sobre atividades físicas.

Dica!

Escolha a atividade física que mais lhe agrada. Muitas pessoas, nessa nova era da tecnologia, se sentem mais relaxadas quando o assunto é exercitar o corpo. Sendo assim, para começar a se motivar ainda mais, pegue algo que você já tem alguma familiaridade – como andar de bicicleta pelo parque ou fazer curtas caminhadas.

Se ainda tem dificuldades para começar a praticar algum exercício, tente aos poucos – uma vez por semana – movimentar o corpo com caminhadas ou passeios pelo parque. Isso faz com que seu corpo acostume gradativamente com hábitos novos e mais saudáveis. Quando se sentir mais preparado, é hora de colocar em pratica alguma atividade mais pesada e com regularidade.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: