fbpx
Ir para o conteúdo
Para Grávidas Para Mães e Filhos

As 6 coisas mais importantes na gravidez

Leitura: 5 min
764 visualizações

Planejada ou uma bela surpresa, a gravidez é um momento mágico que contamina a vida de toda a família – mas nada se compara à da própria mulher, claro. No entanto, nem todo mundo está preparado para ela, principalmente quando se é mamãe de primeira viagem. E como uma gravidez nunca é igual à outra, mesmo quando a barriga é a mesma, é preciso aproveitar bem seu plano de saúde para sanar todas as dúvidas. Veja aqui as 6 coisas mais importantes na gravidez – e que valem a pena ser compartilhadas com seu parceiro.

Variações de humor são normais

Os meses de gestação são um carrossel hormonal – que deixa a grávida em um carrossel de emoções. Conforme a gravidez vai avançando e as taxas hormonais aumentando, fica cada vez mais fácil transitar da alegria à tristeza em poucos minutos. Isso não significa que essa variação hormonal afete todas as mulheres da mesma forma, mas ninguém deve se assustar se a mulher apresentar um temperamento atípico. Para controlar os níveis hormonais e saber que está tudo certinho é importante ter um endocrinologista acompanhando a gestação.

Família deve estar preparada para dar apoio à futura mamãe

Além das possíveis variações de humor, o corpo vai ficando cada vez mais pesado e a locomoção fica mais difícil, há o estresse com os preparativos para a chegada do bebê e todos os exames que precisam ser feitos pelo pré-natal, além de, muitas vezes, ter que preparar o primogênito para a chegada do irmãozinho, que pode gerar ciúmes. Por isso, o apoio da família é fundamental. De qualquer forma, conversar com um psicólogo pode ajudar a passar por momentos difíceis e a encarar as coisas por outro ângulo.

Como ele deve se comportar durante o parto

Seu companheiro vai assistir ao parto? Saiba que quem tem plano de saúde com obstetrícia tem direito a um acompanhante durante o trabalho de parto, o parto e ainda todo o processo médico necessário nos próximos dez dias seguintes, com tudo pago pelo plano de saúde, da alimentação ao traje cirúrgico. Seja seu companheiro ou qualquer outra pessoa, no entanto, pode ser interessante conversar com o médico ou um psicólogo para que se prepare para o acontecimento, passando segurança e calma a você. O papai tem o direito de cortar o umbilical e dar o primeiro banho no filhote, mas deve combinar antes com o médico responsável.

Faça atividade física

Ela é essencial para manter sua musculatura em forma, já que ela terá que ser reforçada por causa do peso extra que seu corpo está carregando. Além disso, ajuda a regular a pressão arterial, a reduzir o acúmulo de líquidos que causa inchaços e a melhorar a respiração, entre outros benefícios. No entanto, não faça qualquer atividade física nessa fase sem a supervisão médica ou de um fisioterapeuta. Procure um especialista na sua rede credenciada e veja o que ele pode fazer por você.

Como cuidar do bebê

O instinto materno provavelmente vai dar conta, mas não custa nada a mamãe de primeira viagem fazer um cursinho básico de como cuidar do bebê nos primeiros meses. Os primeiros banhos, a forma de dar mamadeira, como fazer para evitar cólicas e várias outras dicas podem ser bastante úteis e prevenir situações de sufoco desnecessárias. Pegue as informações necessárias com um membro da família ou amiga experiente ou faça um dos muitos cursinhos preparatórios que existem no mercado.

Seu bebê já pode nascer protegido

Você sabia que seu bebê já nasce protegido pela cobertura do seu plano de saúde se ele tiver obstetrícia? Durante 30 dias após o parto ele tem a mesma cobertura que você, mas antes de acabar esse período ele deve ser oficialmente incluído no seu plano como dependente – e sem necessidade de cumprir carência. Por isso, é tão importante a gestante ter um plano com essa modalidade: além de ter cobertura para todo o pré-natal, o parto e pós-parto, seu bebê também tem toda a proteção que precisa.

Se você não fez ainda um plano ou o seu não tem essa modalidade, converse com um vendedor especializado e veja como escolher o melhor para o seu perfil ou como fazer a portabilidade. Com certeza ele encontrará melhor solução para o seu orçamento e necessidades.

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: